Subscrever Newsletter APS:

Bem vindo à sua área reservada

Autentique-se para aceder!

Se estiver autenticado aparecerá informação adicional neste painel.

Exemplo de como aceder à área reservada da APS.
Na caixa de texto (canto superior direito da página) coloque no nome de utilizador o seguinte:
S_APS_(o seu nº de sócio) e como palavra-passe coloque o seu nome próprio seguido do nº de sócio.
Imagine o sócio Telmo Portugal com o nº de sócio 999999:
S_APS_999999
TELMO999999
Ínicio > > >

Colóquio "[Des]igualdades, Exclusões e Políticas Públicas em territórios de baixa densidade"

 
20 de Abril de 2017    |    Escola Superior de Educação e Ciências Sociais [ Auditório ]   |   Instituto Politécnico de Portalegre 
 
 
Realizou-se, no dia 20 de abril, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, o Colóquio (Des)Igualdades, exclusões e políticas públicas em territórios de baixa densidade. A organização esteve a cargo das Secções Temáticas da APS (ST Classes, Desigualdades e Políticas Públicas e ST Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais) e contou com o apoio do CIES-IUL, do IPPortalegre e da FCT. Estiveram presentes vários investigadores, e mais de 100 estudantes, técnicos e agentes com intervenção no âmbito do tema em debate. 
 
 
Sessão de abertura - Fernando Diogo, Nuno Mocinha, Miguel Cabrita, Joaquim Mourato, Luís Cardoso e Nuno Nunes | Conferência - João Emílio Alves, Julián Mora Aliseda e João Ferrão
 
 
 
Painel 1 - Renato Carmo, Carlos Farinha Rodrigues, Cristina Roldão e Luís Capucha | Painel 2 - Alicides Monteiro, Elvira Sofia Pereira, Pedro Perista e Fernando Diogo | Encerramento - Pedro Perista e Nuno Nunes
 
 
No âmbito das Secções Temáticas de Classes, Desigualdades e Políticas Públicas e Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais da APS, propõe-se a realização de um colóquio centrado nas temáticas das Desigualdades, das Exclusões e das Políticas Públicas, transversal a várias dimensões de análise, comuns a ambas as secções temáticas e organizadas em torno das questões territoriais, particularmente sobre os territórios de baixa densidade.
 
Com esta iniciativa, procura-se apresentar e discutir a amplitude das desigualdades sociais e dos seus efeitos junto de vários segmentos da sociedade portuguesa, tendo como base de reflexão a atual situação do país na sequência do recente programa de ajustamento.
 
Convocam-se igualmente para este debate os contributos analíticos e os resultados de pesquisas empíricas recentes, quer na perspetiva mais centrada nas classes sociais, nas desigualdades e nas políticas públicas; quer na perspetiva mais orientada para o âmbito da pobreza, da exclusão social e das políticas sociais, materializando, deste modo, uma salutar parceria entre as duas secções temáticas da APS atrás identificadas.
 
Numa perspetiva de descentralização, a iniciativa ocorrerá em Portalegre, Alto Alentejo, exemplo de um território de baixa densidade.
 
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala. A inscrição é obrigatória.
 
Site  |  Cartaz  |  Programa