Subscrever Newsletter APS:

Bem vindo à sua área reservada

Autentique-se para aceder!

Se estiver autenticado aparecerá informação adicional neste painel.

Exemplo de como aceder à área reservada da APS.
Na caixa de texto (canto superior direito da página) coloque no nome de utilizador o seguinte:
S_APS_(o seu nº de sócio) e como palavra-passe coloque o seu nome próprio seguido do nº de sócio.
Imagine o sócio Telmo Portugal com o nº de sócio 999999:
S_APS_999999
TELMO999999
Ínicio > > Congressos, Conferências e Atividades da APS

Congressos, Conferências e Atividades da APS

Esta secção do vortal é dedicada à inscrição, em jeito de conta-corrente, das atividades mais significativas que a APS, nomeadamente através da Direção, vai desenvolvendo ao longo do ano.

Longe de se pretender exaustiva, e portanto aconselhando-se sempre a consulta dos Relatórios Anuais de Atividade, este enunciado visa destacar momentos significativos, ações singulares, participações relevantes, que podem ajudar a compreender o caráter multifacetado da atividade da APS e dos seus órgãos de gestão.
 
A APS é uma associação dinâmica, orientada por princípios de solidariedade institucional e social, procurando promover a ciência sociológica e, mais abrangentemente, o desenvolvimento científico, técnico, profissional e cultural dos seus membros.

2012

  1. VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações, Porto
  2. Workshop Évora
Veja aqui versão editada do Workshop sobre Empregabilidade, organizado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Sociologia.
[ ver video fullscreen ]

2011

  1. Organização do VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações
  2. Emitido um parecer conjunto da Direção da APS, da coordenação da Secção Temática Sociologia da Educação e da representante da APS no Conselho Consultivo do Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação e Ciência (GAVE), Rosa Moinhos, sobre a Educação de Adultos e o Projeto de Revisão da Estrutura Curricular no Ensino Secundário. Este parecer foi enviado ao Ministro da Educação e Ciência, divulgado junto dos sócios e junto da comunicação social.
  3. Início da preparação da organização, em parceria com a Federação Espanhola de Sociologia, do I Encontro Ibérico de Sociologia, sob o tema A Sociologia Ibérica perante a Crise Global, que decorrerá nos dias 2 e 3 de março de 2012, em Madrid. O encontro é apoiado pela Associação Internacional de Sociologia (ISA).
  4. Participação do Presidente da APS, a convite, no VIII Encontro de Sociologia dos Açores Transições na Modernidade, a 13 e 14 de dezembro, na Faculdade dos Açores.
  5. Respondeu-se (pela vogal da Direção, Paula Abreu) ao pedido de ação de divulgação da Sociologia na Escola Secundária de Raul Proença em Caldas da Rainha, em outubro 2011.
  6. Representação e participação, do Presidente e da Vice-presidente da APS, na 10th Conference of the European Sociological Association sobre o tema Social Relations in turbulent times, que teve lugar de 7 a 10 de setembro em Genebra, Suíça. Na mesma ocasião, participação na reunião das Associações Nacionais (membros coletivos da ESA), para eleição do respetivo coordenador e aprovação do relatório de atividades (2009/11).
    • Destaque-se, nesta rubrica, um facto com enorme valor simbólico (e não menor valor real no quadro da relação da sociologia portuguesa no exterior), e que correspondeu, em 2011, e no quadro das eleições para os novos órgãos da ESA, a eleição dos colegas Helena Carreiras e Luís Batista, ambos para oExecutive Comitee, e da colega Ana Romão como co- coordenadora da Research Network 27 (Regional Network on Southern European Societies). Mantém-se, assim, e na sequência do mandato da colega Anália Torres como Presidente da ESA, uma importante representação nacional nos órgãos sociais da ESA.
  7. Participação do Presidente da APS no XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, no Recife, a 6 de setembro.
  8. Participação do Presidente da APS no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Sociologia, como membro do Conselho Científico do Congresso, e numa mesa redonda com Associações Nacionais Congéneres de outros países lusófonos, de 7 a 10 de agosto.
  9. Participação, a convite, do Presidente da APS no XV Congresso Brasileiro de Sociologia em Curitiba, de 26 a 29 de julho.
  10. Organização das Noites de Sociologia, em colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, em Faro, 3 de   junho de 2011 (ver aqui) .
  11. Participação do Vice- presidente da APS, Paulo Machado, num programa televisivo (RTP 1), em julho, subordinado aos conflitos urbanos no Reino Unido.
  12. Participação, do Presidente da APS, a convite, na Sessão de Abertura das III Jornadas de Sociologia, organizadas pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdicisplinares do Instituto Piaget de Mirandela, a 13 de junho.
  13. Participação do Presidente da APS num programa televisivo (RTP 1), em junho, subordinado ao tema da crise social em Portugal.
  14. Participação, do Presidente da APS, a convite, na Sessão de Abertura do XV ENSIOT Emprego e coesão social. Da Crise da Regulação à Hegemonia da Globalização , encontro nacional da Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho, que decorreu nos dias 26 e 27 de maio de 2011, na Universidade Autónoma de Lisboa.
  15. Participação, do Presidente da APS, a convite, na IX Semana da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, em abril.
  16. Participação, do Presidente da APS, a convite, na Sessão de Abertura do Colóquio Portugal: entre desassossegos e desafios, organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a 17 e 18 de fevereiro.
  17. Realizou-se o processo eleitoral de 4 Secções Temáticas da APS, com recurso ao voto eletrónico – Sociologia das Emoções / Sociologia do Consumo / Arte, Cultura e Comunicação / Sexualidade e Género, e do segundo Núcleo Regional da APS, o Núcleo dos Açores.
  18. Com o apoio e representação da Direção da APS as Secções Temáticas organizaram os Encontros:
    • Secção Temática Sociologia da Educação – Educação, Territórios e (De)sigualdades nos dias 27 e 28 de janeiro de 2011, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em colaboração com o Departamento de Sociologia e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Porto.
    • Secção temática Trabalho, Organizações e Profissões - I Encontro Internacional Trabalho, Organizações e Profissões. Recomposições conceptuais e Desafios Empíricos nos dias 7 e 8 de julho de 2011, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Sociologia (CIES-ISCTE/IUL) e o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS/FLUP).
    • Secção Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais - Colóquio Crise, Pobreza e Exclusão Social. Perspetivas Sociológicas, com a colaboração do Centro de Investigação em Ciências Sociais e Centro de Investigação e Estudos da Criança, ambos da Universidade do Minho e Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na Universidade do Minho, em Braga, a 18 de outubro de 2011. Neste encontro, complementarmente, realizou-se uma feira do livro temática.
    • Secção Conhecimento, Ciência e Tecnologia - Conferência Rumos do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal nos dias 18 e 19 de novembro de 2011, com o apoio do ISEG-UTL, nas suas instalações, em Lisboa.

Revista SOCIOLOGIA ON LINE

Lançamento do nº 2. Este número reúne os textos da conferência Institutions and Social Change (s) in Southern European Societies, que decorreu em Cascais por iniciativa conjunta do Research Network on Southern European Societies (RN27), da European Sociological Association, e da  Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
 
Lançamento do nº 3. Este número tem responsabilidade editorial da Secção da Sociologia da Saúde, da APS. Reúne um conjunto de textos de comunicações apresentadas no Encontro Nacional de Sociologia da Saúde – práticas em debate, que decorreu a 19 e 20 de novembro de 2010, na Universidade da Beira Interior, sendo organizado pela referida secção da APS.
 
Lançamento do nº 4. Este número tem responsabilidade editorial da Secção Classes e Desigualdades Sociais, da APS. Os quatro primeiros textos foram apresentados originalmente no Fórum Consumos e Desigualdades, organizado pela referida Secção a 15 de outubro de 2010 nas instalações do ISCSP-UTL. Este número da SOCIOLOGIA ON LINE encerra com um artigo de três jovens investigadoras do CIES-IUL que nos apresentam um retrato sobre a evolução do campo da sociologia.

2010

  1. Realização, a 17 e 18 de dezembro de 2010, do Encontro Comemorativo dos 25 anos da APS Sociologia em Portugal: olhares cruzados, no ICS-UL.
  2. Participação do Presidente da APS, a convite, no VIII Encontro de Sociologia dos Açores Transições na Modernidade, a 13 e 14 de dezembro de 2010, na Faculdade dos Açores.
  3. Co-organização com a Secção Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 25 de novembro de 2010.
  4. Co-organização com a Secção Sociologia da Saúde do Encontro Nacional de Sociologia da Saúde: Práticas em Debate, na Universidade da Beira Interior, Covilhã, a 19 e 20 de novembro de 2010.
  5. Co-organização com a Secção Classes e Desigualdades Sociais do Fórum Consumos e Desigualdades, com a colaboração do ISCSP-UTL, a 15 de outubro de 2010.
  6. Co-organização da conferência Institutions and Social Change(s) in Southern European Societies, em parceria com o ESA-RN27 (Research Network on Southern European Societies) Cascais, 1 e 2 de outubro de 2010.
  7. Participação, a convite da European Sociological Association (ESA), no Encontro das Associações Nacionais de Sociologia, a 1 de outubro de 2010.
  8. A 24 de junho de 2010, Paulo Machado, em representação da Direção da APS e a convite da APSIOT, participou na Sessão de Abertura da Conferência “Radiografia Social da Administração Pública Portuguesa”.
  9. Realizou-se o processo eleitoral de 4 Secções Temáticas da APS, com recurso ao voto eletrónico – Sociologia do Desporto / Conhecimento, Ciência e Tecnologia / Ambiente e Sociedade / Segurança, Defesa e Forças Armadas e do primeiro Núcleo Regional da APS, o Núcleo do Minho.
  10. Realizou-se a Assembleia-geral ordinária de 08 de abril de 2010 onde foi finalizado o processo eleitoral para os órgãos da APS para o biénio 2010-2012. Foram apresentados e aprovados os Relatórios e Contas do exercício de 2009, Parecer do Conselho Fiscal e Plano de Atividades para 2010. Foi ratificada a constituição do Núcleo Regional da APS “Núcleo do Minho”.
  11. Representação e Participação no XVII Congresso Mundial de Sociologia da International Sociological Association, que se realizou em Gotemburgo, Suécia, de 11 a 17 de julho.
  12. A 24 de junho de 2010, Paulo Machado, em representação da Direção da APS e a convite da APSIOT, participou na Sessão de Abertura da Conferência “Radiografia Social da Administração Pública Portuguesa”.
  13. Co-organização, no âmbito da ReSu, da Integrative Session 12 “Recent migrations in southern European societies: issues, impacts and challenges”, XVII Congresso Mundial da ISA, em Gotemburgo.
  14. Representação no X Congresso da Federação Espanhola de Sociologia "Treinta años de sociedad, treinta años de sociología" que se realizou em Pamplona, de 1 a 3 de junho de 2010.
  15. Co-organização no grupo das Sessions of National, Regional and Thematic Associations, da Sessão 10 “Portuguese Language” em colaboração com a Sociedade Brasileira de Sociologia e Associações Nacionais de Sociologia de Moçambique e Cabo Verde, do XVII Congresso Mundial da ISA.
  16. Realização do Debate Sociologia e Profissão: Olhares Cruzados, no auditório da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo a 19 e 20 de fevereiro de 2010, em colaboração com a Associação de Sociólogos do Alto Minho (ASSOCIAM).
  17. Realizou-se o processo eleitoral de 4 Secções Temáticas da APS, com recurso ao voto eletrónico – Sociologia do Desporto / Conhecimento, Ciência e Tecnologia / Ambiente e Sociedade / Segurança, Defesa e Forças Armadas e do primeiro Núcleo Regional da APS, o Núcleo do Minho.

2009

  1. Participação na International Conference “Risk Society: Challenges for the 21st Century” em Atenas, de 4 a 7 de novembro, a convite da Hellenic Sociological Association.
  2. Encontro O Ensino da Sociologia face às Políticas Educativas Atuais, realizado no Auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 23 e 24 de outubro de 2009.
  3. Em setembro participação na Urban Audit Meeting na Facoltà di Sociologia em Roma.
  4. De 2 a 5 de setembro, participação na organização da 9ª Conferência da European Sociological Association (ESA), subordinada ao tema European Society or European Societies?, ue teve lugar em Lisoa. Este Congresso Internacional reúne um elevado número de participantes, provenientes de um variado leque de países europeus, e é organizado por um consórcio constituído pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e das Empresas, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Sociologia.
  5. A 14 de abril a APS fez-se representar no 3º Congresso da Associação Francesa de Sociologia, realizado em Paris, e na qual foi apresentada a comunicação «Effectifs et insertion professionnelle: le cas Portugais». Esta apresentação foi integrada na sessão denominada «Former et et qualifier les sociologues: interrogations sur la perspetive praticienne».
  6. Elaboração e distribuição de um folheto sobre a Sociologia, direcionado aos alunos do 9º ano. Foram já entregues 90 folhetos a alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Carnaxide numa ação organizada pelo Observatório Permanente das Escolas.
  7. A 7 de maio teve lugar uma sessão de divulgação da atividade da APS junto de alunos da licenciatura em Sociologia daUniversidade dos Açores .
  8. A 6 de maio efetuou-se a eleição da Equipa Coordenadora da Secção de Sociologia da Educação. Tratou-se da concretização de dois aspetos fundamentais para a vida associativa da APS. 
Por um lado, a criação das Secções Temáticas da APS, processo iniciado por alturas do VI Congresso Português de Sociologia em junho de 2008 e continuado com a elaboração, discussão e aprovação na Assembleia-geral a de 13 de janeiro do Regulamento das Secções Temáticas e Núcleos Regionais da APS. Por outro, a disponibilização em continuidade do voto eletrónico, ferramenta fundamental para o concreto exercício dos direitos dos sócios que têm, assim, grandemente facilitada a possibilidade de participarem ativamente em momentos decisivos para o futuro da APS.
 
Entre 23 e 25 de março a APS participou em Taipei (Taiwan) no Encontro do Conselho das Associações Nacionais da International Sociological Association (ISA), subordinado ao tema "Facing an unequal world: challenges for Sociology". Para consular a documentação, nomeadamente a comunicação apresentada (versão pdf, power point e áudio), basta carregar aqui
 
A 20 de março houve lugar a uma sessão de divulgação da Sociologia Portuguesa e da atividade da APS na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, dirigida a alunos do 11º ano. Esta ação foi realizada a convite da docente responsável pela disciplina de Sociologia neste estabelecimento de ensino.
 
Entre 23 e 24 de janeiro realizou-se o Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, uma iniciativa da pró-Secção de Sociologia da Educação, e cujo Programa Provisório pode ser aqui consultado.
 
Em janeiro foi aprovado o Regulamento das Secções Temáticas e Núcleos Regionais da APS.
 
Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, realizado em Lisboa, no ISCTE-IUL, a 23 e 24 de janeiro de 2009. 

2008

Em dezembro foi lançado o debate on line sobre a constituição das Secções Temáticas e Núcleos Regionais da APS.
 
A Direção realizou o processo de reestruturação das Secções Temáticas e Núcleos Regionais da APS, que passou por diversas fases:
Convite aos responsáveis pelas áreas temáticas do VI Congresso Português de Sociologia para encetarem contactos e marcarem uma reunião durante a realização do VI Congresso. Para esse efeito forneceu-se a informação de pessoas a contactar, divul-gou-se a realização dessas reuniões e disponibilizou-se o espaço para a realização das mesmas. 
Elaboração de uma proposta de Regulamento das Secções Temáticas e Núcleos Regionais.
Consulta a todos os membros dos corpos sociais da APS antes da elaboração da proposta final de Regulamento.
Envio dessa proposta a todos os sócios e disponibilização da mesma no vortal da APS. 
Criação de um espaço de debate sobre o tema no vortal da APS. 
Realização de uma Assembleia-geral extraordinária onde foi discutido, votado e aprovado o Regulamento das Secções Temáticas e Núcleos Regionais da APS (já em 2009).
 
De 5 a 8 de setembro realizou-se em Barcelona o I ISA Fórum de Sociologia sobre o tema “Sociological Research and Public Debate”. A convite da Direção da APS o Professor José Madureira Pinto apresentou uma comunicação sobre a sociologia portuguesa na Sessão "Ad Hoc RESU: Network of the Sociological Associations of Southern Europe and the Mediterranean, a joint effort of the French, Italian, and Portuguese Associations of Sociology, and the Spanish Federation of Sociology". (texto)
 
Em junho teve lugar o VI Congresso Português de Sociologia, o maior jamais realizado pela APS, e cujos materiais podem ser consultados aqui neste vortal.  
 
Em junho, por ocasião do VI Congresso, tiveram lugar as Noites de Sociologia 2008, com a exibição do filme "O Compasso" de Saguenail, realizado a propósito da pesquisa sociológica "Transformações Sociais numa coletividade local do Nordeste Português" coordenada pelo professor José Madureira Pinto.
 
Em maio teve lugar o lançamento da 2ª versão do vortal da APS.
 
Em fevereiro realizou-se a Conferência de Veit Bader denominada "Secularismo ou Democracia?" (ver).
 
Em janeiro foram aprovados os novos Estatutos da APS (que se encontravam em vigor desde 1986).

2007

Em dezembro lançou-se um debate on line sobre a revisão dos Estatutos da APS.
 
Em novembro realizou-se nas instalações do ISCTE, em Lisboa, o Encontro “O Estado da Sociologia em Portugal: formação, investigação e profissionalização” (ver Programa)
 
A 23 de novembro de 2007, V Encontros de Sociologia da Educação Transições e Percursos Educativos de Mulheres Jovens e Adultas, em con-junto com o CIIE–Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, FPCEUP, no Porto.
 
A pedido da Direção da APS realizou-se uma reunião com o Secretário de Estado da Educação, no dia 29 de outubro de 2007.
 
Em outubro foi lançado um debate on line sobre a empregabilidade dos sociólogos Portugueses, na sequência da publicação, pelo MCTES, do primeiro relatório sobre A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior (MCTES, setembro de 2007).
 
Em setembro, a APS fez-se representar em Glasgow na 8ª Conferência da ESA, participando e animando . Lançamento em junho do debate on line sobre o Estado da Sociologia em Portugal, antecedendo o Encontro de novembro.
 
Participação no Congresso Nacional da Associação Italiana de Sociologia, em Urbino, de 13 a 15 de setembro de 2007, onde se realizou mais uma reunião da ReSu.
 
Participação no IX Congresso Espanhol de Sociologia, em Barcelona, de 13 a 15 de setembro de 2007.
 
Participação no 8º Congresso Internacional da ESA, de 3 a 6 de setembro de 2007 em Glasgow e organização conjunta, no âmbito da ReSu, da sessão “What is happening to Sociology Students after graduation?”
 
A 12 de julho de 2007 realizaram-se as Noites de Sociologia 2007 sobre o tema "Á volta da cidade", em Lisboa, no Chapitô.
 
Em abril teve lugar o lançamento da 1ª versão do vortal da APS (entretanto descontinuada).
 
Participação no IV Congresso Astur-Galaico de Socioloxía, na Corunha, em março de 2007. Os sócios da APS beneficiaram de um desconto na inscrição. Durante este Congresso realizou-se mais uma reunião da ReSu.
 
Atualização do ficheiro dos associados da APS através do lançamento do primeiro inquérito on line produzido pela APS. Desde então, os dados deste inquérito têm servido para a produção de algumas sínteses estatísticas sobre o perfil dos sócios da APS, atualizando os dados do ficheiro de sócios.
 
Candidatura ao projeto Europeu GRUNDTVIG com as associações nacionais espanhola, francesa e italiana, sobre “Sociologia e Educação não Formal para a População Adulta”.
 
Realizou-se uma reunião com os representantes dos Departamentos de Sociologia das diversas Faculdades, públicas e privadas, do país (15 de janeiro) com o objetivo de tomar conhecimento da reestruturação dos cursos de Sociologia segundo o “modelo de Bolonha” (ver).

2006

Encontro Futuros da Profissão Sociólogo, Vendas Novas, março de 2006 (Programa, Resumos)
Conferência Public Sociology, Michael Burawoy, Lisboa, março de 2006
 
Participação no International Workshop on Internationalisation of Sociology Education, em Frankfurt, a 3 de abril de 2006, através de Pedro Silva, que representou a APS.
 
Encontro Sociedade e Floresta: o que (não) sabemos, APS/CETRAD, Vila Real, 9 a 11 de abril (Programa)
 
Ciclo de Conferências Sociologia, Ciência e Profissão - Braga, abril de 2006
 
IV Encontros de Sociologia da Educação Educação, Justiça e Migrações, em conjunto com o IEP-UM, Braga, 17 de maio de 2006.
 
Encontro de Associações Nacionais de Sociologia (Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia), Lisboa, 19 e 20 de maio
 
Reunião com a DGRF para discutir colaboração no âmbito do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI), na sequência do Encontro APS/CETRAD em Vila Real. 
 
Reunião, a 22 de maio, em Lisboa, com várias Instituições de Ensino Superior/Centros de investigação, tendo em vista um conjunto de ações a definir no âmbito da realização de estudos e da constituição de um Conselho Consultivo para acompanhamento do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI). A pedido da DGRF, a APS reuniu numa proposta global os projetos parciais elaborados por várias Instituições de Ensino/Centros de Investigação, tendo-o entregue à DGRF, em setembro de 2006.
 
Participação no XIV Congresso Mundial de Sociologia, em Durban, no âmbito da reunião do Conselho de Associações Nacionais da ISA e como coorganizadores da Sessão de “Sociologias de Língua Portuguesa” e da Sessão Integrativa “Mediterranean Outlook”.
 
Participação no IX Encontro Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, em setembro de 2006, em Luanda, Angola.
 
Participação no 2º Congresso da Assotiation Francaise de Sociolo-gie (AFS), em Bordéus, de 5 a 8 de setembro de 2006.
 
Conferência de Alberto Moncada, Sociólogos sem fronteiras na era da globalização, Lisboa, ICS-UL, 8 de novembro de206
 
Participação na reunião da ESA das Associações Nacionais de Sociologia, em Paris, de 15 a 18 de dezembro de 2006, tendo-se nessa altura realizado nova reunião da RESU, para detalhar a proposta do supra mencionado painel temático que veio a ser incluído no 8.º Congresso Internacional da ESA, a realizar em Glasgow, em setembro de 2007.

2005

Em janeiro realizou-se, em Aveiro, o Encontro Escola, Família, Comunidade: uma relação entre culturas.
 
Ciclo de Conferências Sociologia, Ciência e Profissão (ver)
Covilhã, 4 de abril de 2005
Évora, 9 de maio de 2005
 
Na sequência do processo iniciado em 2004 a Direção da APS realizou novas reuniãos, a 17 de janeiro (ver) e a 20 de junho de 2005, com os Departamentos de Sociologia de todas as Universidades do país (públicas e uma privada) com licenciatura em Sociologia para debater as questões relacionadas com o Processo de Bolonha.
 
Em maio de 2005 participação no Encontro da Social Sciences Foundation, Villa Vigoni (Itália).
 
Noites de Sociologia
Sociedade das Mobilidades, 16 de junho
Estatísticas e Base de Dados, 23 de junho
 
Conferências de Comemoração - 20 Anos da APS (ver)
8 de junho de 2005
Loïc Wacquant, Guettos Everywhere? Rethinking urban poverty and segregation in European societies (ver)
 
 
Em agosto de 2005 participação no Encontro de Associações Nacionais da Associação Internacional de Sociologia em Miami, em agosto de 2005.
 
Em setembro de 2005 participação na 7ª Conferência da European Sociological Association (ESA), na Polónia,  onde a Presidente da APS, Anália Torres, foi eleita para integrar o Comité Executivo da ESA.
 
8 de setembro de 2005
Discursos de abertura
Jorge Sampaio, Presidente da República
João Ferreira de Almeida, 1º Presidente da APS (1986-1990)
Anália Torres, Presidente da APS (2002-2006)
Fernando Henrique Cardoso, 1985-2005: Duas décadas de mudanças no mundo e no Brasil
 
Em outubro de 2005 participação no Seminário Knowledge Society: a Mediterranean Outlook, em Capri. Neste seminário, onde participaram Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia, preparou-se uma Sessão Conjunta a apresentar no XVI Congresso Mundial de Sociologia em Durban para além da continuação do projeto de construção de uma rede de Associações Nacionais de Sociologia de países euro-latinos iniciado pela APS, num Encontro realizado em Lisboa, em novembro de 2003.

2004

Vº Congresso Português de Sociologia - Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Ação, Braga: Universidade do Minho, 12 a 15 de maio
 
Noites de Sociologia - 2004, o ano português do futebol – 12 de maio 
(durante o Vº Congresso Português de Sociologia)

2003

Ciclo de Conferências Sociologia, Ciência e Profissão 
  Lisboa, janeiro de 2003
  Faro, março de 2003
  Coimbra, abril de 2003
  Porto, maio de 2003
  Ponta Delgada, outubro de 2003
 
Noites de Sociologia
  Crise Económica e Impactos no Mundo do Trabalho – 22 de maio
  Tempos e Contextos da Literacia – 20 de maio
  Agenda Mediática e Relevância Pública – 4 de junho
 
Homenagem a Pierre Bourdieu, Conferência Memória e Atualidade – diálogos com a obra científica de Pierre Bourdieu, organizada juntamente com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Embaixada de França, Lisboa, 2003
 
Encontro Internacional Sociologias Contemporâneas, Interconhecimento e Internacionalização dos Saberes, Lisboa, 14 e 15 de novembro
 
Encontro A Sociologia face às transformações na educação em Portugal, Lisboa, junho
 
Encontro Competências, sistemas de formação instituídos e saberes, Aveiro, outubro

2002

Encontro Temático Intercongressos A Sociologia e o Ensino Secundário: Lugares, Saberes, Itinerários, Oeiras, 2002
 
Colóquio Internacional Família, Género e Sexualidade nas Sociedades Contemporâneas, Lisboa
 
Noites de Sociologia
  Políticas Familiares – 2 de maio
  Futebol: Desporto e Emoção – 9 de maio
  Saúde: Olhares múltiplos – 16 de maio

2001

Noites de Sociologia 
  Imigrados em Portugal – 19 de abril
  Democracia e Participação Política – 26 de abril
  Ciência, Ambiente e Risco – 3 de maio
 
Encontro Temático Intercongressos Cidade e Culturas: novas políticas, novas urbanidades, Porto, 2001
 
Seminários da Secção Família, Género e Sexualidade
    Identidades e imagens do feminino e do masculino I, janeiro de 2001
    Identidades e imagens do feminino e do masculino II, fevereiro de 2001
    Família e Trabalho I, março de 2001
    Família e Trabalho II, maio de 2001
    Famílias Contemporâneas, julho de 2001
    Who works, who cleans, who cares?, outubro de 2001

2000

IV Congresso Português de Sociologia - Sociedade Portuguesa – passados recentes / futuros próximos, Coimbra, 2000

1999

Encontro de Oeiras – A Sociologia e o Ensino Secundário, 1999
Noites de Sociologia
  Mulheres e Cidadania – a questão das quotas – 11 de março
  Envelhecer na Europa (no Ano Europeu do Idoso) – 18 de março
  Ser Criança Hoje – 25 de março

1998

Noites de Sociologia
  Emprego e Exclusão Social – 21 de março
  A Expo’98 e a Cidade – 21 de março

1997

Debate sobre o Livro Verde para a Sociedade da Informação. Organizado pela APS e APSIOT, em Lisboa, em março de 1997. Realizou-se a discussão de uma primeira versão do documento em debate, da responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, Missão para a Sociedade da Informação.
 
Noites de Sociologia
    Aprendizagens: o que se aprende, como se aprende na escola básica e secundária – 8 de maio
    O ambiente em Portugal: a última década – 15 de maio
 
Conferência Internacional – Terra Nostra – Desafios, Controvérsias e Linguagens para a Sociologia e as Ciências Sociais no Século XXI, Lisboa, novembro
 
Entre novembro e dezembro de 1997, a APS convocou uma série de reuniões com os responsáveis pelos cursos de Sociologia das diversas Universidades do país (públicas e privadas) onde foi redigido um parecer comum, enviado ao Ministério da Educação, sobre o projeto de portaria “Habilitações para a docência e estrutura dos quadros das escolas”.

1996

Noites de Sociologia
  Sida e Sociedade – 20 de junho
  Regionalização – 27 de junho
 
III Congresso Português de Sociologia Práticas e Processos da Mudança Social, Lisboa

1995

Noites de Sociologia
  Sociedades Perigosas? – 18 de maio
  Cidadania Cibernética? – 25 de maio
  Crianças, para que vos quero? – 01 de junho

1994

Noites de Sociologia
  Etnicidade: o risco e a margem – 12 de maio
  Ideologias e novas cidadanias  - 10 de maio
  Desemprego e desqualificação social – 26 de maio
 
Debate Transformações recentes no Ensino Superior: o ponto de vista dos sociólogo, em colaboração com a Associação Portuguesa de Ensino Superior e o Instituto Franco-Português, 18 de fevereiro

1993

Noites de Sociologia
  Sondagens e construção da opinião pública – 11 de maio
  Violências no futebol: em busca da excitação? – 18 de maio
  As teias que a pobreza tece – 18 de maio
 
Encontro de Vila do Conde – Dinâmicas Culturais, Cidadania e Desenvolvimento Local, 1993
 
II Conferência Internacional de Sociologia da Educação – Escola e Democracia. Cidadania e Desenvolvimento, Faro, setembro de 1993 (organização conjunta com a Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)
1992
 
II Congresso Português de Sociologia – Estruturas Sociais e Desenvolvimento, Lisboa
 
Encontro “A reforma educativa em Portugal: políticas educativas atuais”, Braga, 10-11 de abril (em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)
1º Diálogo Sociológico “Educação e Desenvolvimento: um binómio revisitado”, ISCTE, 9 de outubro
 
A APS participou, na qualidade de Organização Promotora, na realização da Conferência Continuar a Eco 92 – Uma Agenda 21 para Portugal, em novembro de 1992.
2º Diálogo Sociológico “Famílias, modos de socialização e escola”, Lisboa, 20 de abril de 1992

1991

Encontro “O Ensino da Sociologia da Educação na Formação de Professores: Conteúdos e Processos”, CES-UC, 26 de março (org. conjunta com a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)
 
Jornadas “Investigação em Sociologia da Educação sobre Realidades Portuguesas” – 2ª Jornada Conjunta das Secções de Sociologia da Educação da APS e da SPCE, Escola Superior de Educação de Leiria.

1990

Encontro-Debate “O Ensino da Sociologia”, Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 17 de abril
 
Conferência “Problemas na Avaliação das Políticas Culturais” de Giandomenico Amendola, ICS-UL, 24 de maio
 
Debate (Sobre o nº 29 da Revista Crítica das Ciências Sociais) “A Educação que temos (… e a Reforma necessária)”, Livraria Barata, 5 de junho de 1990
 
Noites de Sociologia
    Cidade ou Campo: onde se vive melhor? – 15 de março
    Confiança na democracia ou retração perante o Estado? – 22 de março
    Arte e Media: indústria ou cultura? – 29 de março
    Valores nos anos 90: romantismo ou pragmatismo? – 05 de abril

1989

Nos dias 23 e 24 de novembro teve lugar o “1º Encontro de Estudos Políticos em Portugal”, no ISCTE.

1988

A 21 de julho teve lugar a Conferência “A Utopia Comunitária e a Ideologia da Nação”, de Placide Rambaud, FCSH-UNL.
A 24 de março decorreu o Debate “A Sociologia e a Reforma Educativa”, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Realizou-se em Lisboa o Iº Congresso Português de Sociologia -  A Sociologia e a Sociedade Portuguesa na Viragem do Século.

1987

A 20 de outubro de 1987 teve lugar a Conferência “A Informação nas Ciências Sociais” de Maurice Line (Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnológico da British Library), que contou com o apoio da Biblioteca Nacional.