Subscrever Newsletter APS:

Bem vindo à sua área reservada

Autentique-se para aceder!

Se estiver autenticado aparecerá informação adicional neste painel.

Exemplo de como aceder à área reservada da APS.
Na caixa de texto (canto superior direito da página) coloque no nome de utilizador o seguinte:
S_APS_(o seu nº de sócio) e como palavra-passe coloque o seu nome próprio seguido do nº de sócio.
Imagine o sócio Telmo Portugal com o nº de sócio 999999:
S_APS_999999
TELMO999999
Ínicio >

Agenda

Bolsas - Concursos - Trabalho

2016-12-23

Edital: BI Mestre - FAPESP/19989/2014

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre, no âmbito do projecto Policiamento e Imaginários Urbanos: Novos Formatos de Segurança em Cidades do Sul, o qual é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência FAPESP/19989/2014) e pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, sendo acolhido institucionalmente pelo SOCIUS-CSG/ISEG/ULisboa. Este projecto pretende desenvolver uma etnografia comparada de novos formatos de segurança emergentes em contextos urbanos da Europa, dando especial atenção a atividades que se desenrolam em torno de uma geografia do medo relacionada com noções de convulsão social e revolução política: sistemas tecnológicos de vigilância, boutique intelligence, agências de segurança de informação, investigadores privados e freelance, grupos ativistas e hacktivists.
 
1. Duração e Regime de Actividade: A bolsa tem a duração de seis meses, eventualmente renováveis até um máximo de dezoito meses, mediante avaliação positiva do trabalho efectuado. O início está previsto para 1 de Fevereiro de 2017, em regime de exclusividade, conforme conforme o Estatuto do Bolseiro de Investigação e o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P..
 
2. Descrição da actividade: O/a bolseiro/a integrará uma equipa internacional coordenada pelo Professor Doutor Daniel Seabra Lopes e composta por antropólogos, sociólogos e juristas, a qual reunirá com frequência nas instalações do SOCIUS-CSG (ISEG/ULisboa) e articulará com uma equipa paralela que desenvolve investigação para o mesmo projeto a partir do Brasil. Espera-se que o/a bolseiro/a desenvolva investigação sob a forma de entrevistas, trabalho de campo intensivo (incluindo netnography) e recolha documental em Portugal e noutros países da Europa, tendo em vista a elaboração de diários de campo detalhados e outros registos contendo informação empírica relevante. O/a bolseiro/a deverá participar ainda na análise da informação empírica, tendo em vista a preparação dos outputs do projecto (sob a forma de comunicações, artigos científicos, volumes e livros) e colaborar com o investigador responsável na elaboração dos relatórios intercalares de actividades a enviar para a FCT.
 
3. Formação Académica: Mestrado em Antropologia, Sociologia ou noutras ciências sociais.
 
4. Requisitos: Experiência em actividades de investigação com recurso a entrevistas e ao método etnográfico, de preferência em contextos institucionais. Facilidade de escrita e experiência prévia na preparação de textos científicos. Disponibilidade para realizar uma dissertação de doutoramento na área do projecto. Domínio oral e escrito do inglês.
 
5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para as Bolsas de Investigação no país, o/a Bolseiro/a receberá um subsídio mensal de 980 Euros. Ao valor anterior acresce o subsídio para compensação dos encargos relativos à Segurança Social (Seguro Social Voluntário), sendo o valor contemplado calculado com base no 1º escalão referido no artigo 36º do Decreto-Lei nº 40/89, de 1 de Fevereiro.
 
6. Documentos de Candidatura: As candidaturas deverão ser acompanhadas de uma carta de motivação, Curriculum Vitae e cópia de Certificado de Habilitações.
 
7. Júri e critérios de selecção: O júri do concurso é composto pelos Professores Doutores Daniel Seabra Lopes, Rita Raposo e Rafael Marques. As candidaturas serão apreciadas tendo em conta a experiência científica prévia, as habilitações académicas e as motivações pessoais. Os/as candidatos/as melhor posicionados poderão ser convocados/as para uma entrevista, a qual funcionará como critério final de selecção.
 
8. Datas de início e conclusão do concurso: O presente concurso tem início a 23 de Novembro de 2016. As candidaturas deverão ser enviadas através de correio electrónico para o endereço polimurb@socius.iseg.ulisboa.pt impreterivelmente até às 17h do dia 23 de Dezembro de 2016, com a seguinte referência «Candidatura – Projecto POLIMURB — [APELIDO do/a Candidato/a]. Não serão aceites candidaturas depois desta data. As entrevistas serão realizadas até ao dia 10 de Janeiro de 2017, devendo os resultados finais do concurso ser divulgados a todos/as os/as candidatos/as por correio electrónico até ao final do mesmo mês.

[ Informação SOCIUS ]