Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

apoio à investigação

/apoio à investigação
apoio à investigação 2017-09-01T13:36:21+00:00

Um dos objetivos nucleares da APS consiste em apoiar todas as iniciativas dos seus sócios, que se enquadrem numa estratégia global de investigação sustentável.

Trata-se de assumir, à semelhança da Carta Europeia do Investigador, que os investigadores devem ser elementos centrais dos processos de apoio às suas estratégias de pesquisa, a fim de alcançarem níveis de realização mais elevados em termos de I&D, enquanto fatores de produção de conhecimento inovador e de desenvolvimento social.

Deste modo, será possível tornar a carreira de investigação mais “atraente”, tanto no quadro da FCT como de outras instituições orientadas para a investigação, quer no âmbito académico ou enquanto resposta a solicitações variadas de instituições públicas – ministérios, câmaras municipais, sindicatos e associações patronais – e doutras associações de cariz económico, social e político, cooperativas, organizações não governamentais. Assim, neste sítio, o sócio da APS encontrará disponível a informação necessária, e sempre que possível atualizada, sobre programas de financiamento e bolsas destinadas à prática científica. Por outro lado, dar-se-á também conta dos principais centros, núcleos e institutos de investigação, enquanto lugares privilegiados de produção e difusão de informação científica nas áreas das ciências sociais.

Sabe-se que a investigação científica em sociologia significa a produção de conhecimentos sobre uma determinada realidade social. Com efeito, sem documentação não existe investigação. Por isso, apresenta-se também aqui um conjunto de bibliotecas e centros de documentação onde uma pluralidade de fontes escritas (livros, artigos, documentos), indispensáveis para uma pesquisa bibliográfica sobre qualquer assunto na área das ciências sociais em geral e da sociologia em particular, se encontra armazenada. Trata-se de recursos bibliográficos (disponíveis on-line, em catálogos bibliográficos ou em bases de dados) imprescindíveis para o desempenho das atividades de ensino e de investigação. Atualmente, algumas bibliotecas já possuem os seus repositórios, disponibilizando, deste modo, a produção científica e didática das suas instituições de ensino.

Quanto às revistas especializadas na área das ciências sociais, elas merecem ser destacadas neste sítio pelas seguintes razões: a sua relevância em qualquer pesquisa bibliográfica; a sua regularidade de publicação; a apresentação de novas ideias, tendências mais recentes e últimas descobertas.

Por fim, a inclusão dos observatórios e de outros organismos oficiais prende-se essencialmente com a inquestionável importância dos trabalhos que têm vindo a produzir, nos últimos tempos, sobre temáticas fundamentais para um conhecimento mais profícuo acerca da realidade portuguesa.

Free WordPress Themes, Free Android Games