Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

relações internacionais

/relações internacionais
relações internacionais 2017-08-30T16:58:59+00:00

A Associação Portuguesa de Sociologia tem vindo a realizar um esforço de internacionalização no sentido de dar cumprimento à alínea e) do artigo segundo dos seus estatutos, “promover a integração dos sociólogos portugueses na comunidade sociológica internacional”, constituindo-se como um interlocutor qualificado da Sociologia portuguesa com a comunidade científica internacional.

Em1986 a APS filiou-se como membro coletivo (organização de âmbito nacional) na ISA (International Sociological Association) onde integra o Council of National Associations participando assim na eleição do Executive Committee. Neste contexto tem a APS apoiado a participação em comités de pesquisa, comités de publicações, organização de encontros e congressos científicos dos Research Committees, bem como nos Congressos Mundiais de Sociologia.

A APS é também membro coletivo da ESA (European Sociological Organization) tendo vindo a participar nas reuniões das Associações Nacionais.

A APS tem ainda relações com a Rede de Associações Nacionais de Sociologia da Europa do Sul (ReSu), constituída pelas seguintes associações:

A Direção da APS tem promovido a vinda a Portugal de diversos sociólogos estrangeiros de renome internacional, como oradores convidados nos Congressos Nacionais, Colóquios, Encontros ou Conferências (Conferências e Atividades). Nestas ocasiões não só poderemos conhecer melhor a Sociologia dos seus países como, por outro lado, dar a conhecer a quem nos visita a Sociologia em Portugal.

Apresentam-se aqui, por ordem cronológica decrescente, as várias atividades que a APS realizou no sentido da internacionalização.

2016

A ReSu, Rede de Associações Nacionais dos países da Europa do Sul, integrada pelas Associações Nacionais de Sociologia de Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal, organizou várias sessões de comunicações integradas em congressos. Ana Romão e Luís Baptista representaram a APS na ReSu.

  • Sessão Especial “Social problems of Southern European Societies”, integrada no XII Congresso Espanhol de Sociologia que se realizou em Gijón de 30 de Junho a 20 de Julho. A sessão organizada pela ReSu teve lugar a 30 de Junho.
  • Sessão Especial integrada no XI Congresso da Associação Italiana de Sociologia, sobre o tema “Inequalities, Justice, Fairness in the global context”, que teve lugar em Verona, de 10 a 12 de Novembro.

A APS apoiou a ESA RN Arts Mid Term Conference 2016, sobre o tema “Arts and Creativity: working on identity and difference” (co-organizada pela Secção Temática da APS Arte, Cultura e Comunicação) no Porto, de 8 a 10 de Setembro.

O IX Congresso Português de Sociologia, realizado em Faro, em Junho, registou 287 insncrições de colegas do estrangeiros e contou com diversos convidados de diferentes nacionalidades

2015

Ana Romão, presidente da APS, representou a APS na 12th ESA Conference sob o tema Differences, inequalities and sociological imagination, que teve lugar em Praga, em Agosto de 2015. Na reunião das Associações Nacionais voltou-se a colocar em discussão a dificuldade dos participantes portugueses suportarem os custos de inscrição inerentes à classificação de Portugal entre os países A.

Co-organização do Encontro do RN27 Southern European Societies da ESA. A APS assumiu a criação e gestão do site do Encontro bem como toda a gestão administrativa do mesmo para além da participação nos trabalhos de avaliação das propostas submetidas e elaboração do programa.

2014

Ana Romão, presidente da APS, representou a Associação

  • no XVIII ISA World Congress os Sociology que teve lugar em Yokohama, no Japão, de 13 a 19 de Julho de 2014, sob o tema Facing un Unequal World. Challenges for global Sociology;
  • e no ESA National Associations meeting sob o tema Research and Teaching in Europe, que teve lugar vem Paris, em Novembro de 2014.

O VIII Congresso Português de Sociologia, em Évora, em Abril registou 259 inscrições de colegas do estrangeiro e contou com vários convidados de diferentes nacionalidades. No âmbito do congresso realizou-se também uma sessão da ReSu (Rede de Associações Nacionais de Sociologia da Europa do Sul).

2013

Participação da Presidente, Ana Romão, na reunião entre o Comité da Associação Europeia de Sociologia (ESA) e as Associações Nacionais, em Paris, a 25 de outubro. Além de um ponto de situação sobre a sociologia em cada um dos países membros, esteve em agenda o debate sobre a Política Europeia para as ciências sociais.

Participação de Helena Serra, vogal da Direcção, no Encontro das Associações Nacionais Membros da Associação Internacional de Sociologia (ISA), em Buenos Aires, a 31 de julho.

No âmbito do VII Congresso Português de Sociologia, realizou-se uma reunião informal com os representantes das associações membros do ReSu (Rede de Associações Nacionais de Sociologia da Europa do Sul).

Participação de Manuel Carlos Silva, na altura Presidente da APS, a convite, no Colóquio Internacional A Crise da(s) Socialização (ôes)?, organizado pela Association Internationale des Sociologues de Langue Française (AISLF); Departamento de Ciências Sociais da Educação – Instituto de Educação – Universidade do Minho; Centro de Investigação em Educação (CIEd); Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC); Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS); Centro de Estudos Comunicação e Sociedade (CECS), em Braga, a 19 e 20 de abril.

2012

Realização do VII Congresso Português de Sociologia no Porto, em junho, contando com 292 inscritos estrangeiros e vários outros estrangeiros a convite, com destaque para o Presidente da ISA, o Presidente da ESA, os Presidentes das Associações Nacionais de cinco países europeus, representantes associativos do Brasil, Argentina.

Realização em Madrid, em março, do I Encontro Ibérico FES/APS, intitulado A Sociologia Ibérica perante a Crise Global / La Sociologia Ibérica ante la Crisis Global, que contou com a presença de aproximadamente 50 sociólogos de Espanha e de Portugal

2011

Divulgação do Manifesto da European Sociological Association and National Associations.

2010

Coorganização da conferência Institutions and Social Change(s) in Southern European Societies, em parceria com o ESA-RN27 (Research Network on Southern European Societies) Cascais, 1 e 2 de outubro de 2010.

Participação, a convite da European Sociological Association (ESA), no Encontro das Associações Nacionais de Sociologia, a 1 de outubro de 2010.

Representação e Participação no XVII Congresso Mundial de Sociologia da International Sociological Association, que se realizou em Gotemburgo, Suécia, de 11 a 17 de julho.

Co-organização, no âmbito da ReSu, da Integrative Session 12 “Recent migrations in southern European societies: issues, impacts and challenges”, XVII Congresso Mundial da ISA, em Gotemburgo.

Representação no X Congresso da Federação Espanhola de Sociologia “Treinta años de sociedad, treinta años de sociología” que se realizou em Pamplona, de 1 a 3 de junho de 2010.

Coorganização no grupo das Sessions of National, Regional and Thematic Associations, da Sessão 10 “Portuguese Language” em colaboração com a Sociedade Brasileira de Sociologia e Associações Nacionais de Sociologia de Moçambique e Cabo Verde, do XVII Congresso Mundial da ISA.

2009

Participação na International Conference “Risk Society: Challenges for the 21st Century” em Atenas, de 4 a 7 de novembro, a convite da Hellenic Sociological Association.

Em setembro participação na Urban Audit Meeting na Facoltà di Sociologia em Roma.

De 2 a 5 de setembro, participação na organização da 9ª Conferência da European Sociological Association (ESA), subordinada ao tema European Society or European Societies?, teve lugar em Lisboa. Este Congresso Internacional reúne um elevado número de participantes, provenientes de um variado leque de países europeus, e é organizado por um consórcio constituído pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e das Empresas, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Sociologia.

A 14 de Abril a APS fez-se representar no 3º Congresso da Associação Francesa de Sociologia, realizado em Paris, e na qual foi apresentada a comunicação «Effectifs et insertion professionnelle: le cas Portugais». Esta apresentação foi integrada na sessão denominada «Former et et qualifier les sociologues: interrogations sur la perspective praticienne».

Entre 23 e 25 de março a APS participou em Taipei (Taiwan) no Encontro do Conselho das Associações Nacionais da International Sociological Association (ISA), subordinado ao tema “Facing an unequal world: challenges for Sociology”. Para consular a documentação, nomeadamente a comunicação apresentada (versão pdf, power point e áudio), basta carregar aqui.

2008

De 5 a 8 de setembro de 2008 realizou-se em Barcelona o I ISA Fórum de Sociologia sobre o tema Sociological Research and Public Debate. A convite da Direcção da APS o Prof. José Madureira Pinto apresentou uma comunicação sobre a sociologia portuguesa na Sessão “Ad Hoc RESU: Network of the Sociological Associations of Southern Europe and the Mediterranean, a joint effort of the French, Italian, and Portuguese Associations of Sociology, and the Spanish Federation of Sociology”.

Luís Baptista (Presidente) representou a APS no Forum e, juntamente com Ana Romão (Vice-Presidente da APS), na reunião de trabalho da ReSu.

2007

A ReSu, Rede de Associações Nacionais de Sociologia dos países da Europa do Sul apresentou, durante o 8º Congresso Internacional da ESA, que teve lugar em Glasgow entre 3 e 6 de setembro de 2007, uma Sessão sobre qual o percurso dos licenciados em Sociologia depois da sua graduação “What is hapening to Sociology Students after garduation?” Esta sessão foi organizada e presidida por Luís Baptista (Presidente da Direção da APS) e por Daniel Bertaux (CNRS, AFS). Paulo Machado apresentou uma comunicação em representação da APS.

Participação no IV Congresso Astur-Galaico de Socioloxía, que se realizou na Corunha, em março de 2007, tendo o Presidente Luís Baptista participado na Mesa de Encerramento. Os sócios da APS beneficiaram de um desconto na inscrição.

A par do Congresso Astur-Galaico realizou-se na Corunha mais uma reunião da ReSu tendo participado pela Direção da APS Luís Baptista, Manuel Carlos Silva e Ana Romão.

2006

Luís Baptista e Ana Romão representaram a APS na reunião das Associações Nacionais membros da ESA, que se realizou em Paris (dezembro), onde, entre outros temas, se discutiu assuntos relativos à próxima Conferência anual da ESA, a realizar em Glasgow, em setembro de 2007. Realizou-se também nova reunião da ReSu tendo em vista a organização conjunta de uma Sessão Temática em Glasgow.

Participação, em novembro de 2006, no VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro através do Vice-Presidente Manuel Carlos Silva, tendo sido eleito como membro da Comissão Permanente do Congresso o Presidente da APS, Luís Baptista. Na Assembleia Geral do Congresso foi decidido que o próximo Congresso Luso-Afro-Brasileiro terá lugar em 2008 na Universidade do Minho, Braga.

Participação no XIV Congresso Mundial de Sociologia da ISA, em Durban, em julho de 2006. Luís Baptista (Presidente) e Anália Torres (Presidente anterior) representaram a APS tendo participado na reunião do Conselho das Associações Nacionais da ISA. Luís Baptista participou ainda na realização da Integrative Session “Knowledge Society: a Mediterranean Outlook”, uma organização conjunta da Associação Italiana de Sociologia, Associação Francesa de Sociologia, Federação Espanhola de Sociologia, Associação Portuguesa de Sociologia e Associação Helénica de Sociologia.

Organização de um Encontro, a 19 e 20 de maio em Lisboa, entre as Associações Nacionais de Espanha, França, Itália, Grécia e Portugal com vista à criação de uma rede de Associações Nacionais de Sociologia de países euro-latinos, bem como à preparação da Sessão Integrativa “Mediterranean Outlook” a apresentar no XIV Congresso Mundial de Sociologia, em Durban, em Julho de 2006. Neste Encontro, da parte da Direcção da APS da altura, contámos com a participação de Anália Torres, Luís Baptista e Ana Romão.

A APS foi convidada a participar no International Workshop on Internationalisation of Sociology Education, em Frankfurt, a 3 de abril de 2006, a convite da organização tendo sido representada por Pedro Silva.

2005

Participação de Anália Torres e Luís Baptista no Seminário Knowledge Society: a Mediterranean Outlook, em Capri, em outubro de 2005. Neste seminário, onde participaram Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia, preparou-se uma Sessão Conjunta a apresentar no XVI Congresso Mundial de Sociologia em Durban para além da continuação do projeto de construção de uma rede de Associações Nacionais de Sociologia de países euro-latinos iniciado pela APS (num Encontro realizado em Lisboa, em novembro de 2003).

Anália Torres, na altura Presidente da APS, participou em diversos Encontros Internacionais:

  • Na 7ª Conferência da European Sociological Association (ESA), na Polónia, em setembro de 2005, tendo sido eleita, nessa altura, para integrar o Comité Executivo da ESA.
  • No Encontro de Associações Nacionais da Associação Internacional de Sociologia em Miami, em agosto de 2005.
  • No Encontro Comemorativo do Centenário da Associação Americana de Sociologia (ASA) em Philadelphia, em agosto de 2005, a convite da ESA.
  • No Encontro da Social Sciences Foundation, Villa Vigoni (Itália), em maio de 2005.

2004

Apoio à realização do Fifth International Laboratory for PhD Students da International Sociological Association (ISA), sobre o tema New Urbanscapes: Theoretical and Methodological Approaches, que teve lugar em Coimbra de 6 a 12 de setembro de 2004.

2003

Organização, do Encontro Sociologias Contemporâneas: Interconhecimento e Internacionalização dos Saberes, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 14 de novembro de 2003. Na sequência deste Encontro realizou-se na manhã do dia 15 uma reunião que contou com a presença dos representantes das Associações/Sociedades nacionais de Espanha, França, Itália e Portugal, e do Presidente da FCT, onde se debateu e se definiram estratégias para a criação de uma rede de sociólogos de países de línguas latinas. Ficou também decidido a continuação, no futuro, da realização deste tipo de Encontros.

2002

Participação no XIII Congresso Mundial de Sociologia da ISA em Brisbane, na Austrália, em 2002. Carlos Fortuna é eleito para o Executive Committee da ISA durante o período de 2002-2006.

2001

ISA Júnior Scholar Award – participação no Laboratory for Ph.D. Students in the Social Sciences – atribuído a Isabel Estrada Carvalhais e Filipe Carreira da Silva em 2001 (Courmayeur – Italy, de 20 a 27 de setembro de 2001).

1998

A convite da AISLF a APS esteve representada, por Rui Banha, no Colóquio “Les métiers de sociologues dans les contextes locaux”, organizado pelo LARES (Laboratório de Investigação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Rennes 2) e pela AISLF (Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa), em Rennes, França, em novembro de 1998.

1997

Organização da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL – Terra Nostra – Desafios, Controvérsias e Linguagens para a Sociologia e as Ciências Sociais no Século XXI, Lisboa, novembro de 1997. Conferência que contou com o patrocínio científico da International Sociological Association e no âmbito dos trabalhos de preparação do Congresso Mundial de Sociologia realizado em Montreal, em julho de 1998. Na sequência desta Conferência foi editada, por Ana Nunes de Almeida, a publicação da ISA da série Pré-Congress Volumes Social Knowledge: Heritage, challenges, Prespectives, relativo ao Lusophone World.

1996

Participação de destaque no XV Congresso da Association Internationale de Sociologues de Langue Française L’invention de la société, em Évora, em julho de 1996.

Ana Nunes de Almeida, José Madureira Pinto e Augusto Silva participaram na primeira Sessão Plenária.

Ana Nunes de Almeida participou ainda na Mesa Redonda “Línguas, culturas e ciências sociais”, representando a sua participação a posição pública da APS sobre o tema.

1994

Publicação do texto “The Portuguese Sociological Association. Sociology em Portugal” pp.493-501 na rúbrica The Round Table e na rúbrica Portrait, um texto sobre Adérito Sedas Nunes, pp. 503-506, na Revista da ISA, International Sociology, Vol.9, Nº 4, dezembro de 1994.

1992

A APS apoiou a realização do XIV Congresso Internacional de Sociologia do Lazer New Routes for Leisure, organizado pelo Research Committee on the Sociology of Leisure da ISA, e realizado em Lisboa, em junho de 1992.

O Presidente da APS da altura, José Madureira Pinto, integra o júri português do Second Worldwilde Competition for Young Sociologists (1993), da ISA, a convite da organização do mesmo.

1987

Organização da Conferência “A Informação nas Ciências Sociais” de Maurice Line (Director-Geral do Dpto. de Ciência e Tecnológico da British Library) – 20 de outubro de 1987 (com o apoio da Biblioteca Nacional).

1986

Filiação como membro coletivo (organização de âmbito nacional) na ISA (International Sociological Association) onde integra o Council of National Associations participando assim na eleição do Executive Committee.

A APS patrocinou, tendo João Ferreira de Almeida (Presidente da APS na altura) integrado a Comissão Executiva do Simpósio A sociologia e os novos desafios da modernização, organizado no Porto, em 1986, pela Secção Portuguesa da Association Internationale de Sociologues de Langue Française e pela Licenciatura em Sociologia da FLUP.

Participação de um grupo de sócios da APS no XI Congresso Mundial de Sociologia em agosto de 1986, em Nova Deli, tendo sido obtido, para o efeito, um subsídio da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Free WordPress Themes, Free Android Games