Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Aula aberta pela Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha, por ocasião da sua reforma

//Aula aberta pela Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha, por ocasião da sua reforma

Aula aberta pela Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha, por ocasião da sua reforma

Teve lugar no passado dia 27 de fevereiro uma sessão de homenagem à Professora Doutora Gilberta Margarida de Medeiros Pavão Nunes Rocha. A sessão realizada no anfiteatro 7 da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, foi promovida pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pelo Departamento de Sociologia e pelo polo dos Açores do CICSNOVA e pelo CICS.UAc.

Na sessão solene de abertura intervieram a Presidente da FCSH da Universidade dos Açores Professora Doutora Ana Gil, o Diretor e Coordenador do CICS e CICSNOVA da Universidade dos Açores Professor Doutor Fernando Diogo e o Coordenador do Departamento de Sociologia Professor Doutor Rolando Lalanda Gonçalves. Foram lidas as mensagens enviadas pelo Presidente da APS Professor Doutor João Teixeira Lopes e pelo Diretor do CICSNOVA Professor Doutor Luis Baptista.

Após a apresentação de um vídeo de homenagem a Professora Gilberta Rocha deu uma magnifica aula aberta intitulada “A ciência demográfica na Universidade dos Açores: Contributo para o conhecimento de uma Região Insular”. Estiveram presentes centenas de alunos e de colegas que a aplaudiram de pé no final desta intervenção que foi realizada para assinalar a sua passagem à aposentação. No final da tarde realizou-se um jantar de homenagem no qual estiveram presentes colegas, alunos e funcionários da Universidade dos Açores.

[Rolando Lalanda Gonçalves]

Veja aqui a reportagem fotográfica.



Mensagem do Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia

Querida Gilberta

Ninguém melhor do que uma socióloga e demógrafa com a tua maturidade para melhor entender este ritual pelo qual passas e que marca, de forma indelével, um novo ciclo na tua riquíssima existência. As transições são, nas nossas sociedades, processos altamente codificados que, não raras vezes, sob a égide de uma razão administrativa e burocrática, classificam as pessoas e os seus novos papéis sociais de maneira redutora e arbitrária. Sei bem como desafias esses rótulos e como a tua vida foi sempre de determinação e coragem.

Poderia lembrar a tua experiência na Universidade dos Açores (foste Diretora do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais; Pró-Reitora e membro do Conselho Geral; Diretora do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores membro da Comissão Coordenadora do Observatório da Juventude…). Poderia, ainda, resgatar a memória de inúmeros trabalhos, com incidência nas migrações, género e juventude, mas desafiando sempre as “visões alfandegárias do saber”, como lhes chamava Braudel, e procurando a relação, a integração e a interseção das disciplinas e dimensões de análise. Num tempo de desmesurada especialização (relembro, em caricatura, o que os franceses mordazmente criticam: esses “especialistas especialmente especializados”…), o teu afã merece destaque.

Gostaria, finalmente, de lembrar a tua intensa experiência associativa na APS:  Presidente da Mesa da Assembleia Geral; Presidente do Conselho de Deontologia da mesma Associação, membro do seu Conselho Consultivo.

Em suma: uma vida cheia e um rio que continua a correr.

Espero nunca de te esqueças de continuar a comunicação com a comunidade dos sociólogos e das sociólogas. Sei bem que assim o será.

Até breve. Abraça-te o

João Teixeira Lopes


No âmbito da sessão de homenagem à Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores (FCSH-UAc), por ocasião da sua reforma, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o Departamento de Sociologia da FCSH-UAc e o centro CICS.Uac/NOVA.UAc promovem uma aula aberta subordinada ao tema “Ciência demográfica na UAc – contributo para o conhecimento de uma região insular”, proferida pela Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha, no próximo dia 27 de fevereiro às 16:00 horas no Anfiteatro VII (antigo Anf. C) da Universidade dos Açores.

A Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha, doutorada em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores, exerceu funções nesta Universidade entre 1977 e 2017, sendo Professora Catedrática de Demografia desde 2004. Foi diretora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores – CICS.UAc, e coordenadora do CICS.NOVA.UAc – polo da Universidade dos Açores. Atualmente, é coordenadora científica do Observatório da Juventude dos Açores.

A Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha tem vários estudos científicos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais nas áreas da Dinâmica Demográfica, Migrações, Família e Género.​

Programa  |   Notícia

2018-02-28T21:27:19+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games