Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Conferência Anual Raúl Iturra

//Conferência Anual Raúl Iturra

Conferência Anual Raúl Iturra

A Associação Portuguesa de Antropologia (APA) inaugura em 2018 um ciclo de conferências anuais que, sob o pretexto de uma justa homenagem em vida, tomarão o nome de Raúl Iturra.

Exilado chileno durante a ditadura de Pinochet, Raúl Iturra conclui o Doutoramento em Antropologia Social na Universidade de Cambridge em 1979. É Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), onde assumiu em 1982 as funções de diretor da – à data –  recém-criada Licenciatura em Antropologia Social. Em 1989, com outros antropólogos, fundou a Associação Portuguesa de Antropologia (APA), tendo sido o seu primeiro presidente de direção.

A primeira Conferência Anual Raúl Iturra terá lugar no ISCTE-IUL no dia 16 de fevereiro de 2018 (14h-18h, Auditório J.J. Laginha). Para esta conferência inaugural a APA convidou Filipe Reis, atual diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL, que apresentará o trabalho de Raúl Iturra e o seu contributo para a Antropologia da Educação e para outras áreas de estudo.

A par dos fóruns públicos que a APA tem vindo a promover e que apelam à participação da sociedade civil, a Conferência Anual Raúl Iturra é mais uma iniciativa regular desta associação com o objetivo de dar visibilidade à antropologia no panorama nacional.

Do programa de dia 16 de fevereiro faz parte ainda a atribuição pública dos Prémios APA 2017/2018 com uma breve apresentação dos trabalhos premiados, pelos próprios autores. O prémio da Categoria I (texto científico – jovens antropólogos) foi atribuído a Ricardo Seiça Salgado com o texto “A persona do antropólogo na etnografia como acção: o jogo dos papéis, do registo, e as metodologias teatrais”. O prémio da Categoria II (projeto de intervenção – investigação aplicada) foi atribuído a Cristina Santinho com o projeto Living in a different culture – Plano de integração de estudantes refugiados no ISCTE-IUL”.

Programa detalhado:

14h00 – 14h30 – Boas vindas e apresentação da Conferência Anual APA

14h30 – 15h30 – Palestra por Filipe Reis

15h30 – 16h00 – Coffee-break

16h00 – 16h30 – Entrega pública dos Prémios APA 2017/2018

16h30 – 18h00 – Apresentação dos trabalhos premiados

Categoria I: Texto Científico – Jovens Antropólogos
Ricardo Seiça Salgado: “A persona do antropólogo na etnografia como acção: o jogo dos papéis, do registo, e as metodologias teatrais”.

Categoria II: Projeto de Intervenção – Investigação Aplicada
Cristina Santinho: ”Living in a different culture – Plano de integração de estudantes refugiados no ISCTE-IUL”

Mais informação online:

Sobre a APA: http://www.apantropologia.org/apa/apa/

Sobre a Conferência Anual Raúl Iturra: http://www.apantropologia.org/apa/iniciativas-apa/conferencia-anual-raul-iturra/#2018

Sobre os Prémios APA: http://www.apantropologia.org/apa/premios-apa-2017/

2018-02-14T17:41:26+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games