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Debates nas Escolas Secundárias – “Perspectiva sociológica sobre o mundo”

//Debates nas Escolas Secundárias – “Perspectiva sociológica sobre o mundo”

Debates nas Escolas Secundárias – “Perspectiva sociológica sobre o mundo”

“Um olhar sociológico sobre o mundo” Faz a tua Escolha! Escolhe Superior!

8 de maio, 2018

No dia 8 de maio de 2018 uma equipa da Universidade de Évora deslocou-se à Escola Secundária de Loulé, no âmbito da iniciativa “Um olhar sociológico sobre o mundo” a qual associou o lema “Faz a tua Escolha! Escolhe Superior!”, com o objectivo de promover o ensino da Sociologia ao nível do ensino superior e de sensibilizar os alunos do ensino secundário para a importância de ingressar no ensino superior.

Veja aqui a informação completa.

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária de Loulé, aos seus docentes e aos seus alunos; à Universidade de Évora, às Profªs Maria Manuel Serrano e Rosário Mauritti e à(o)s aluna(o)s Abigail Varandas, Hugo Sécio, Susana Paixão, Maria Nazaré Pencas e Ana Lobato.

17 de abril, 2018 

No passado dia 17 de abril (2018), os docentes Saudade Baltazar e Filipe Ribeiro, acompanhados pelos alunos Daniela Carrasco (1ª Ciclo), Maria Cachucho (1ª Ciclo) e Susana Paixão (2ª Ciclo), do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, deslocaram-se à Escola Secundária João de Deus, em Faro, não só com o intuito de fomentar a frequência do ensino superior, em especial a licenciatura em Sociologia, mas principalmente de promover um debate com a temática: “Um olhar Sociológico sobre o Mundo”. Este debate surge de um repto lançando pela própria Associação Portuguesa de Sociologia (APS) que permitirá reforçar a Sociologia perante os alunos que estarão prestes a candidatar-se ao ensino superior. A audiência encontrava-se composta por 53 estudantes provenientes de duas turmas/áreas distintas de formação referentes ao 12ª ano: Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas.

Veja aqui a informação completa.

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária João de Deus, aos seus docentes e aos seus alunos; à Universidade de Évora, aos Prof.s Saudade Baltazar e Filipe Ribeiro, e às alunas Daniela Carrasco, Maria Cachucho e Susana Paixão.

“Alunos do ensino superior e do secundário debateram “A visão sociológica sobre o mundo”

No âmbito da iniciativa lançada pela APS – Associação Portuguesa de Sociologia – de divulgação da Sociologia aos estudantes do ensino secundário, um grupo de discentes da Universidade dos Açores – Joana Almeida, Joana Ferraz, Mário Chaves Gouveia e Teresa Ferreira do NESUA Núcleo de Estudantes de Sociologia da UAc –, com orientação do Prof. Doutor Álvaro Borralho, promoveu a 15 e 19 de março, duas sessões-debate na Escola Secundária Antero de Quental.

O propósito das sessões foi o de dar a conhecer a forma como a Sociologia possibilita um olhar diferente do das ciências naturais relativamente à sociedade onde nos inserimos, relacionando a génese da Sociologia enquanto ciência com as transformações sociais ocorridas na Europa e no mundo a partir dos séculos XVIII e XIX.

Nesta iniciativa de contacto com a Sociologia e de debate, desenvolveu-se um exercício que ensaiou a capacidade dos participantes em se distanciarem criticamente da realidade. Isto é, de olhar a sociedade onde se inserem como se dela não fizessem parte, procurando fazer uma rutura com as experiências por si vivenciadas e fazendo uma análise distanciada das suas experiências sociais. No fundo, aquilo que a Sociologia cria e produz na sua prática enquanto conhecimento e ciência.”

Veja aqui a reportagem fotográfica.

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária Antero de Quental, aos seus docentes e aos seus alunos; à Universidade dos Açores, Profª Álvaro Borralho, e aos alunos do NESUA, Joana Almeida, Joana Ferraz, Mário Chaves Gouveia e Teresa Ferreira e à sua colega Lisandra Silva que fotografou a sessão.

Reportamos mais um debate que se realizou na sequência da iniciativa lançada pela Direcção da APS em que alunos de sociologia do Ensino Superior animam debates sobre o “olhar sociológico” junto de turmas de alunos do ensino secundário.

Escola Secundária de Peniche acolheu a equipa de alunos da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL , a 15 de Fevereiro de 2018.

“A sessão foi dirigida aos alunos do 12º ano que frequentam a disciplina de Sociologia, lecionada pela Professora Irene Escada, e teve a duração de, aproximadamente, duas horas.

Os alunos da escola mostraram bastante recetividade e entusiasmo relativamente aos conteúdos abordados e às atividades propostas durante a aula.

A Professora mostrou interesse em dar continuidade à iniciativa, nos próximos anos. Correu muito bem.”

Veja aqui a reportagem fotográfica.

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária de Peniche, aos seus docentes, Drª Irene Escada, e aos seus alunos; à Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, Profª Sónia Cardoso, e aos alunos do ISCTE-IUL, Francisca Porfírio, Nuno Penha Gambóia, Tiago Martins e Ana Filipa Cândido.

Damos aqui conta de mais um debate que se realizou na sequência da iniciativa lançada pela Direcção da APS em que alunos de sociologia do Ensino Superior animam debates sobre o “olhar sociológico” junto de turmas de alunos do ensino secundário.

Na sequência do debate realizado por alunos da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL na  Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha realizou-se nova sessão, a 5 de Fevereiro, agora com duas turmas de alunos da Escola Secundária a irem ao ISCTE-IUL.

“A sessão correu muito, os alunos e os docentes que os acompanharam tiveram, também, a oportunidade de conhecer o ISCTE-IUL. Na sessão contámos com a presença da Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, a Professora Helena Carreiras, do Professor António Firmino da Costa e da Professora Madalena Ramos.

Foi uma sessão muito rica, com partilha de conhecimento, entusiasmo e muita interação entre todos os participantes.”

Veja aqui a reportagem fotográfica.

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária Amélia Rey Colaço, aos seus docentes, Dr. Amândio Fontoura e Drª Alice Canena, e aos seus alunos; à Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, Profª Sónia Cardoso, Profª Helena Carreiras, Prof. António Firmino da Costa, Profª Madalena Ramos e aos alunos do ISCTE-IUL, Francisca Porfírio, Nuno Penha Gambóia, Tiago Martins e Ana Filipa Cândido.

Em consonância com o concurso lançado para a constituição de equipas de estudantes de sociologia do ensino superior para animar debates (30 a 60 m) em sala de aula sobre o “olhar sociológico”, a direção da APS convidou as escolas secundárias do país a manifestar o seu interesse em acolher a realização destes debates.

Foi com muita satisfação que verificámos o acolhimento muito positivo a esta iniciativa tendo recebido um número significativo de pedidos por parte das escolas secundárias para a realização destes debates.

O processo de avaliação das propostas recebidas para a constituição das equipas de estudantes do ensino superior ainda está a decorrer. Dado que algumas escolas secundárias pediram a realização dos debates em data anterior à conclusão do processo de constituição destas equipas, e não querendo deixar de corresponder aos pedidos destas escolas, a direção da APS contactou a coordenação dos cursos das instituições do Ensino Superior da mesma área geográfica pedindo-lhes para constituírem uma equipa de estudantes para, sob a orientação de um docente, realizarem estes debates.

É com muito gosto que vos damos aqui conta da realização de dois destes debates.

Na Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha realizado pelos alunos da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL

“A sessão correu muito bem, houve uma enorme empatia entre os alunos do ISCTE e os da escola, que responderam muito bem às atividades propostas e se envolveram totalmente na aula. No início da sessão, os alunos fizeram um enquadramento, explicando a promoção da iniciativa e do concurso pela APS.

Por sugestão do Professor, irão decorrer mais duas sessões com a mesma turma.”

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária Amélia Rey Colaço, docente Dr. Amândio Fontoura, e aos seus alunos; à Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, Profª Sónia Cardoso e aos alunos do ISCTE-IUL, Francisca Porfírio, Nuno Penha Gambóia, Tiago Martins e Ana Filipa Cândido.

Na Escola Secundária da Quinta do Marquês, em Oeiras, pelos alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

“A equipa, constituída por três dos nossos alunos do I ciclo e um do II ciclo, realizou uma sessão muito interactiva, com  constantes perguntas e desafios à reflexão sobre quatro temas específicos, numa lógica de desconstrução das ideias de “senso-comum”. Os referidos temas foram: globalização, uso dos tecnologias de Informação e comunicação por parte de crianças e jovens, desigualdades sociais na educação e ambiente, alterações climáticas e incêndios. Tratou-se de um debate muito participado, no qual os estudantes da Escola do Marquês colocaram inúmeras questões, não só acerca dos temas abordados, mas também sobre a “utilidade” e relevância da Sociologia, enquanto disciplina científica.
No final, a docente responsável pelo acolhimento desta iniciativa enalteceu a qualidade da sessão e mostrou-se muito entusiasmada com o resultado, tendo referido que, eventualmente, no próximo ano lectivo a Escola teria todo o interesse em repetir a experiência.”

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária Quinta do Marquês, docente Drª Ana Paula Rio, e aos seus alunos; à Unidade de Coordenação de Sociologia do ISCSP, Profª Anália Torres e Profª Maria da Luz Ramos e aos alunos do ISCSP, Carolina São Luiz, Catarina Matos, Ricardo Dias e Tiago Lucas.

A Associação Portuguesa de Sociologia considera prioritário o diálogo com os estudantes do ensino secundário, potenciais alunos de cursos de sociologia, no sentido de com eles criar um debate a respeito da perspetiva sociológica sobre o mundo, as suas especificidades e o seu cariz transformador. Esse debate é tão mais necessário quanto, no ensino secundário, a disciplina é maioritariamente lecionada por não sociólogos, tendo vindo a perder paulatinamente estudantes.

Assim, convidámos as instituições do ensino superior com formação em Sociologia a constituir equipas de estudantes de sociologia do ensino superior que, com o nossa o suporte logístico, estão preparados, científica e pedagogicamente, para animar debates (30 a 60 m) em sala de aula sobre o olhar sociológico.

2018-05-23T19:27:50+00:00
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