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Debates nas Escolas Secundárias – “Perspectiva sociológica sobre o mundo”

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Debates nas Escolas Secundárias – “Perspectiva sociológica sobre o mundo”

Em consonância com o concurso lançado para a constituição de equipas de estudantes de sociologia do ensino superior para animar debates (30 a 60 m) em sala de aula sobre o “olhar sociológico”, a direção da APS convidou as escolas secundárias do país a manifestar o seu interesse em acolher a realização destes debates.

Foi com muita satisfação que verificámos o acolhimento muito positivo a esta iniciativa tendo recebido um número significativo de pedidos por parte das escolas secundárias para a realização destes debates.

O processo de avaliação das propostas recebidas para a constituição das equipas de estudantes do ensino superior ainda está a decorrer. Dado que algumas escolas secundárias pediram a realização dos debates em data anterior à conclusão do processo de constituição destas equipas, e não querendo deixar de corresponder aos pedidos destas escolas, a direção da APS contactou a coordenação dos cursos das instituições do Ensino Superior da mesma área geográfica pedindo-lhes para constituírem uma equipa de estudantes para, sob a orientação de um docente, realizarem estes debates.

É com muito gosto que vos damos aqui conta da realização de dois destes debates.

Na Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha realizado pelos alunos da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL

“A sessão correu muito bem, houve uma enorme empatia entre os alunos do ISCTE e os da escola, que responderam muito bem às atividades propostas e se envolveram totalmente na aula. No início da sessão, os alunos fizeram um enquadramento, explicando a promoção da iniciativa e do concurso pela APS.

Por sugestão do Professor, irão decorrer mais duas sessões com a mesma turma.”

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária Amélia Rey Colaço, docente Dr. Amândio Fontoura, e aos seus alunos; à Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, Profª Sónia Cardoso e aos alunos do ISCTE-IUL, Francisca Porfírio, Nuno Penha Gambóia, Tiago Martins e Ana Filipa Cândido.

Na Escola Secundária da Quinta do Marquês, em Oeiras, pelos alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

“A equipa, constituída por três dos nossos alunos do I ciclo e um do II ciclo, realizou uma sessão muito interactiva, com  constantes perguntas e desafios à reflexão sobre quatro temas específicos, numa lógica de desconstrução das ideias de “senso-comum”. Os referidos temas foram: globalização, uso dos tecnologias de Informação e comunicação por parte de crianças e jovens, desigualdades sociais na educação e ambiente, alterações climáticas e incêndios. Tratou-se de um debate muito participado, no qual os estudantes da Escola do Marquês colocaram inúmeras questões, não só acerca dos temas abordados, mas também sobre a “utilidade” e relevância da Sociologia, enquanto disciplina científica.
No final, a docente responsável pelo acolhimento desta iniciativa enalteceu a qualidade da sessão e mostrou-se muito entusiasmada com o resultado, tendo referido que, eventualmente, no próximo ano lectivo a Escola teria todo o interesse em repetir a experiência.”

A direcção da APS agradece todo a disponibilidade e empenhamento à Escola Secundária Quinta do Marquês, docente Drª Ana Paula Rio, e aos seus alunos; à Unidade de Coordenação de Sociologia do ISCSP, Profª Anália Torres e Profª Maria da Luz Ramos e aos alunos do ISCSP, Carolina São Luiz, Catarina Matos, Ricardo Dias e Tiago Lucas.

2017-12-07T18:32:13+00:00
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