Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

estrutura organizativa

/estrutura organizativa
estrutura organizativa 2018-07-20T15:00:50+00:00

Composição dos órgãos da APS / 2018-2020

Presidente, João Teixeira Lopes. Sócio nº 619 da APS. Professor Catedrático do curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Presidente do Departamento de Sociologia da FLUP; Diretor da Revista Sociologia e Diretor dos Cursos de 3º ciclo (Doutoramento). Coordenador Científico do Instituto de Sociologia da FLUP entre 2002 e Fevereiro de 2010. Desenvolveu atividades de coordenação científica e de assessoria em diversos projetos na área da cultura. Desempenhou igualmente funções políticas.É membro da Direção da APS desde 2008 como vogal e desde 2012 como vice-presidente. Os seus interesses de investigação estão, presentemente, direcionados para os domínios da sociologia da educação e da cultura e para o estudo das desigualdades sociais.

Vice-Presidente, Madalena Ramos. Sócia nº 866 da APS. Licenciada e mestre em Sociologia e doutorada em Educação. É professora auxiliar no ISCTE-IUL, onde leciona disciplinas de Estatística e Análise de Dados. Integra o grupo de investigadores do CIES-IUL. Tem participado em diversos projetos nacionais na área da educação e da família. Coordenou o 1º levantamento nacional, feito pela APS, sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia em Portugal. Os seus interesses de investigação estão, presentemente, direcionados para as questões da fecundidade das mulheres estrangeiras residentes em Portugal e para o plágio no ensino superior.

Vice-Presidente, Benedita Portugal e Melo. Doutorada em Sociologia (especialização em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É investigadora integrada da UIDEF e colabora com o Observatório Permanente da Juventude do ICS/UL. Os seus interesses de investigação estão, presentemente, direcionados para os domínios da sociologia da educação, sociologia da comunicação e sociologia da infância. Encontra-se, atualmente, a desenvolver, com Ana Diogo (UAc e CISCS.NOVA.UAc.) e Manuela Ferreira (CIIE/FPCE) um projeto de investigação intitulado: De pequenino se torce o menino: a fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. É membro da Direção da APS desde 2014.

Vogal, Dalila Cerejo. Sócia nº 1987 da APS. Doutorada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada do CICS.NOVA e do Observatório Nacional de Violência e Género da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Nos últimos 13 anos, o seu percurso profissional tem sido marcado pela investigação na área da violência de género em Portugal. Atualmente é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Bolseira de Pós-Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Vogal, Lígia Ferro. Sócia nº 2334 da APS. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorada em Antropologia Urbana pelo ISCTE-IUL. Professora auxiliar do Departamento de Sociologia da FLUP, investigadora integrada no Instituto de Sociologia da UP e investigadora colaboradora no CIES-IUL. Membro da comissão executiva da Associação Europeia de Sociologia (ESA) e membro do conselho executivo da “European Network of Observatories in the Field of Arts and Cultural Education” (ENO). Domínios de investigação: práticas e culturas urbanas, identidades de género, migrações, aprendizagem formal e informal, investigação-ação.

Vogal, Paulo Peixoto. Sócio nº 1191 da APS. Professor auxiliar na Universidade de Coimbra (FEUC), investigador no Centro de Estudos Sociais (CES) e membro de grupos de pesquisa do CNPq na UERJ e na UNICAMP. Doutor em Sociologia pela UC. Tem desempenhado cargos científicos e de gestão na FEUC, no CES e no SNESup. Domínios de investigação: ensino superior; cidades, património e culturas urbanas.

Vogal, Ana Maria Brandão. Sócia nº 1371 da APS. Socióloga, é Prof. Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e Investigadora Integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, do qual é atualmente coordenadora. É doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se na análise dos processos de (re)construção identitária na modernidade, especialmente no que respeita à interseção entre sexualidade e género.

Vogal, Ana Ferreira. Sócia nº 2630 da APS. Bolseira de pós-doutoramento em Sociologia e investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). O seu percurso científico inicia-se com um doutoramento em Bioquímica, realizado na Harvard Medical School. No regresso a Portugal, e continuando a desenvolver investigação em biomedicina, inicia e termina uma licenciatura em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É este percurso científico e conjugação de formações que lhe permitem, agora, desenvolver investigação centrada nas inter-relações entre ciência, economia, política e sociedade.

Vogal (suplente), Alexandra Aníbal. Sócia nº 509 da APS. Doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL em 2014, tendo concluído licenciatura (1990) e mestrado (1999) em sociologia na FCSH-UNL. Desde 1991 exerce atividade como técnica superior na Câmara Municipal de Lisboa, nas áreas da educação, formação e cultura. Trabalhou em programas de educação e formação de adultos e de validação de aprendizagens não formais e informais, tanto na autarquia de Lisboa, como no Instituto do Emprego e Formação Profissional (no qual esteve requisitada entre 2008 e 2010, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades). Atualmente encontra-se na Direção Municipal de Cultura, a desenvolver o programa de aprendizagem ao longo da vida na rede de bibliotecas de Lisboa.

Vogal (suplente),  Joana Azevedo. Sócia nº 2829 da APS. Professora auxiliar convidada no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Doutorada em Teoria e Investigação Social pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL. É cofundadora de rede de investigadores de migrações, Rede Migra (CIES-IUL) e investigadora do Observatório da Emigração (CIES-IUL). Domínios de investigação: sociologias das migrações – imigração e emigração portuguesa, migrações qualificadas, participação política e políticas migratórias; metodologias de investigação em ciências sociais; cultura; comunicação e estudos de Internet.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente João Filipe Marques
Vice-Presidente Inês Pereira
Secretário José Carlos Marques

Conselho Fiscal

Presidente Paula Mascarenhas
Vogal João Paulo Dias
Vogal Domingos Vaz

Conselho de Deontologia

Presidente Rosário Mauritti
Vogal Ana Paula Marques
Vogal Vítor Sérgio Ferreira
Vogal José Saragoça
Vogal Ana Matias Diogo
Vogal Cristina Parente (suplente)
Vogal Hernâni Veloso Neto (suplente)

Conselho Consultivo

Alexandra Correia
Ana Delicado
Ana Nunes de Almeida
Ana Romão
Anália Torres
António Firmino da Costa
António Teixeira Fernandes
Carlos Fortuna
Fernando Pinto
Gilberta Rocha
João Ferreira de Almeida
João Peixoto
João Sedas Nunes
Jorge Caleiras
José Augusto Palhares
José Carlos Venâncio
José Machado Pais
Luís Baptista
Luísa Veloso
Manuel Carlos Silva
Maria das Dores Guerreiro
Maria de Lourdes Lima dos Santos
Rui Banha

Free WordPress Themes, Free Android Games