Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas

/Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas
Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas 2017-11-21T18:28:22+00:00

A Secção Classes, Desigualdades e Políticas Públicas propõe-se como plataforma de comunicação e confluência das diferentes conceções teórico-conceptuais e de operacionalização referenciáveis nesta área problemática da Sociologia. Assume-se aqui a relevância das perspectivas das Classes e Desigualdades, não apenas na produção de conhecimento científico no campo da Sociologia, mas ainda na compreensão de mecanismos de mudnaça social e de reconfiguraçãi estrutural das sociedades atuais.

A Secção foi constituída no passado dia 15 de julho de 2009.

Quem pretender integrar esta secção deverá enviar uma mensagem nesse sentido para classes@aps.pt.

Apenas os sócios da APS poderão ser também membros das Secções Temáticas.

Se ainda não é sócio veja aqui como se associar.

Congresso Português de Sociologia – Apelo à apresentação de resumos

A Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas inscreve-se num dos patrimónios mais ricos e consolidados do panorama científico da sociologia portuguesa.

Constitui um dos principais objetivos desta ST estabelecer uma plataforma de comunicação e de discussão científica entre as múltiplas perspetivas teóricas e operatórias que tomam como núcleo problemático as classes sociais, as desigualdades e as políticas públicas.

X Congresso Português de Sociologia – Covilhã | UBI | 10 a 12 de Julho de 2018 

Veja aqui a chamada específica da Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Pública

IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, território de territórios

Faro, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 6 a 8 de Julho de 2016

Veja aqui a chamada específica.

VIII Congresso Português de Sociologia – 40 anos de Democracia(s): progressos, contradições e prospetivas

Évora, Universidade de Évora, 14 a 16 de Abril de 2014

Veja aqui a chamada específica.

VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações

Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 19 a 22 de Junho de 2016

Veja aqui a chamada específica

Arquivo

Colóquio “[Des]igualdades, Exclusões e Políticas Públicas em territórios de baixa densidade”

20 de Abril de 2017

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais [ Auditório ]

Instituto Politécnico de Portalegre

Realizou-se, no dia 20 de abril, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, o Colóquio (Des)Igualdades, exclusões e políticas públicas em territórios de baixa densidade. A organização esteve a cargo das Secções Temáticas da APS (ST Classes, Desigualdades e Políticas Públicas e ST Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais) e contou com o apoio do CIES-IUL, do IPPortalegre e da FCT. Estiveram presentes vários investigadores, e mais de 100 estudantes, técnicos e agentes com intervenção no âmbito do tema em debate.

Colóquio centrado nas temáticas das Desigualdades, das Exclusões e das Políticas Públicas, transversal a várias dimensões de análise, comuns a ambas as secções temáticas e organizadas em torno das questões territoriais, particularmente sobre os territórios de baixa densidade.

Com esta iniciativa, procurou-se apresentar e discutir a amplitude das desigualdades sociais e dos seus efeitos junto de vários segmentos da sociedade portuguesa, tendo como base de reflexão a atual situação do país na sequência do recente programa de ajustamento.

Convocaram-se igualmente para este debate os contributos analíticos e os resultados de pesquisas empíricas recentes, quer na perspetiva mais centrada nas classes sociais, nas desigualdades e nas políticas públicas; quer na perspetiva mais orientada para o âmbito da pobreza, da exclusão social e das políticas sociais, materializando, deste modo, uma salutar parceria entre as duas secções temáticas da APS atrás identificadas.

Numa perspetiva de descentralização, a iniciativa ocorreu em Portalegre, Alto Alentejo, exemplo de um território de baixa densidade.

Site | Cartaz | Programa

Sessão de abertura – Fernando Diogo, Nuno Mocinha, Miguel Cabrita, Joaquim Mourato, Luís Cardoso e Nuno Nunes | Conferência – João Emílio Alves, Julián Mora Aliseda e João Ferrão

Painel 1 – Renato Carmo, Carlos Farinha Rodrigues, Cristina Roldão e Luís Capucha | Painel 2 – Alicides Monteiro, Elvira Sofia Pereira, Pedro Perista e Fernando Diogo | Encerramento – Pedro Perista e Nuno Nunes

 

Fórum Consumos e Desigualdades


Neste encontro, foram debatidas questões conceptuais e apresentados estudos de caso interessantes, que têm vindo a ser desenvolvidos neste âmbito temático.

ProgramaResumos das comunicações e notas biográficas dos oradores

 

Free WordPress Themes, Free Android Games