Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Secção Temática Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais

/Secção Temática Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais
Secção Temática Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais 2017-09-20T11:14:57+00:00

Quem somos?

A secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais foi criada dada a necessidade de existência de uma rede especializada nesta temática, como suporte institucional às trocas de informação e ao trabalho de equipa que as atividades académica e profissional pressupõem e exigem.

No seu seio procura-se dinamizar, junto da comunidade nacional de sociólogos, um tema associado à génese da própria Sociologia e que, no contexto das transformações que perpassam as sociedades ocidentais, abrange um feixe de problemas sociais em crescendo de pertinência social, política e científica.

Coordenação da secção é assegurada por Fernando Diogo (CICS.NOVA.UAC e CICS.UAC), Alexandra Castro (Dinâmia-CET-ISCTE) e Pedro Perista (CESIS).

A secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais da APS tem os seguintes objetivos:

  1. Facilitação do trabalho em rede tendo em vista a produção científica e a troca de experiências profissionais entre os sócios interessados nesta área;
  2. Difusão de informações aos associados e à sociedade em geral;
  3. Contribuição para o debate nacional sobre Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais;
  4. Contribuição para a afirmação em Portugal da Sociologia e da sua associação mais representativa;
  5. Apoio à formação na área;
  6. Estabelecimento de contactos com grupos congéneres em associações estrangeiras.

Em caso de necessidade, contactar a secção para o seguinte endereço de email: pobreza.aps@gmail.com

Pode ver aqui a Proposta de constituição da Secção e o Programa e Equipa Coordenadora da Secção, eleita no passado dia 10 de julho de 2009 e a Candidatura apresentada no processo eleitoral de 2014.

Quem pretender integrar esta secção deverá enviar uma mensagem nesse sentido para pobreza@aps.pt.

Apenas os sócios da APS poderão ser também membros das Secções Temáticas.

Se ainda não é sócio veja aqui como se associar.

Convite a aceder aos conteúdos da conta Pobreza no software Delicious

Caros colegas da Secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais,

Uma das principais questões que motivou a constituição desta secção, e a consequente assunção da sua coordenação pela atual equipa, foi a constatação de que nesta área não existe uma rede de contactos específica da sociologia que potencie o trabalho em rede quer na produção de estudos sobre o assunto quer no apoio à intervenção dos profissionais da sociologia no terreno.

O envio de mensagens de divulgação de eventos que temos vindo a fazer é um passo no estabelecimento dessas redes mas não é o suficiente. Nesse sentido, decidimos incrementar o uso dos meios eletrónicos em ordem a estimular a constituição de redes de contactos.

Existem na net inúmeros recursos que podem ser usados para esse fim, tendo optado pela disponibilização de um deles aos sócios da secção.

Em concreto referimo-nos à aplicação “Delicious”. Esta é um freeware que permite o armazenamento, a gestão e a partilha, segundo os princípios das redes sociais, de endereços da Internet (bookmarks).

No que respeita à gestão, o software em questão permite a classificação por “etiqueta (tag)” dos sites e a sua ordenação, para efeitos de pesquisa na massa de endereços. Esta informação pode ser acedida a partir de qualquer computador pois não exige a instalação de qualquer software.

Decidimos criar a conta “pobreza” e, dessa forma, disponibilizar aos membros mais de 100 endereços da Internet cobrindo várias áreas associadas às questões da pobreza, da exclusão social e das políticas públicas associadas a estes problemas sociais.

As categorias (tags) mais representadas nesta conta dizem respeito a papers (artigos) online, a páginas de instituições que trabalham nesta área, quer centros de estudos, quer ONG’s, quer ainda organizações estatais e supraestatais, e a recursos variados, como revistas ou enciclopédias.

Cada bookmark pode ter vários tags pelo que estes se repetem. Para acederem a esta informação basta:

  1.  Criar uma conta Delicious pessoal, usando um motor de busca, como o google, para encontrar a página do Delicious;
  2. Depois da conta criada vão à opção “Network” e acionem o comando “add a new user to Network”, escolhendo o user Pobreza;
  3. A partir desse momento podem aceder aos mais de 100 bookmarks aqui disponibilizados assim como ver os bookmarks de todos os outros membros desta rede que cada um deles escolheu tornar público.

Contamos com as vossas contribuições, através do envio de endereços pertinentes para serem colocados na conta Pobreza. Pela nossa parte vamos fazê-lo com regularidade.

De notar que as potencialidades deste software para a gestão dos bookmarks estão longe de se esgotar nesta apresentação, convidamo-los a explorarem como melhor entenderem as potencialidades desta ferramenta.

Declaração de interesses: nenhum membro da coordenação da secção tem qualquer interesse comercia, económico ou outro no software em causa.

Arquivo

Colóquio “[Des]igualdades, Exclusões e Políticas Públicas em territórios de baixa densidade”

20 de Abril de 2017

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais [ Auditório ]

Instituto Politécnico de Portalegre

Realizou-se, no dia 20 de abril, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, o Colóquio (Des)Igualdades, exclusões e políticas públicas em territórios de baixa densidade. A organização esteve a cargo das Secções Temáticas da APS (ST Classes, Desigualdades e Políticas Públicas e ST Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais) e contou com o apoio do CIES-IUL, do IPPortalegre e da FCT. Estiveram presentes vários investigadores, e mais de 100 estudantes, técnicos e agentes com intervenção no âmbito do tema em debate.

Colóquio centrado nas temáticas das Desigualdades, das Exclusões e das Políticas Públicas, transversal a várias dimensões de análise, comuns a ambas as secções temáticas e organizadas em torno das questões territoriais, particularmente sobre os territórios de baixa densidade.

Com esta iniciativa, procurou-se apresentar e discutir a amplitude das desigualdades sociais e dos seus efeitos junto de vários segmentos da sociedade portuguesa, tendo como base de reflexão a atual situação do país na sequência do recente programa de ajustamento.

Convocaram-se igualmente para este debate os contributos analíticos e os resultados de pesquisas empíricas recentes, quer na perspetiva mais centrada nas classes sociais, nas desigualdades e nas políticas públicas; quer na perspetiva mais orientada para o âmbito da pobreza, da exclusão social e das políticas sociais, materializando, deste modo, uma salutar parceria entre as duas secções temáticas da APS atrás identificadas.

Numa perspetiva de descentralização, a iniciativa ocorreu em Portalegre, Alto Alentejo, exemplo de um território de baixa densidade.

Site | Cartaz | Programa

Sessão de abertura – Fernando Diogo, Nuno Mocinha, Miguel Cabrita, Joaquim Mourato, Luís Cardoso e Nuno Nunes | Conferência – João Emílio Alves, Julián Mora Aliseda e João Ferrão

Painel 1 – Renato Carmo, Carlos Farinha Rodrigues, Cristina Roldão e Luís Capucha | Painel 2 – Alicides Monteiro, Elvira Sofia Pereira, Pedro Perista e Fernando Diogo | Encerramento – Pedro Perista e Nuno Nunes

Colóquio Crise, Pobreza e Exclusão Social. Perspetivas Sociológicas 

Programa

Esta edição foi organizada em conjunto com os colegas Manuel Sarmento do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Alice Delerue Matos do Centro de Investigação em Ciências Sociais, ambos da Universidade do Minho, e dos colegas Alexandra Lopes e Eduardo Vitor Rodrigues do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

Este colóquio realizou-se na Universidade do Minho, em Braga, no Campus de Gualtar, especificamente no Auditório do Complexo Pedagógico 2, dia 18 de outubro de 2011 (terça-feira).Encontram mais detalhes no folheto aqui disponível.

Colóquio Dinâmicas Atuais da Pobreza e da Exclusão Social. conceptualizações, politicas e intervenções

Veja aqui o Programa , o Cartaz  e a notícia do Colóquio.

A Secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais da APS organizou, no passado dia 25 de Novembro de 2010, o seu primeiro colóquio, intitulado Dinâmicas actuais da pobreza e da exclusão social: Conceptualizações, políticas e intervenções, tendo sido realizado na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e contado com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Em termos organizativos foi um sucesso, dado que tivemos mais inscrições do que lugares disponíveis e o número efectivo de participantes, praticamente, lotou a sala onde se realizou.

Este sucesso demonstra bem a necessidade e o interesse deste tipo de iniciativas na sociedade portuguesa, num contexto em que o número de pobres tem vindo a aumentar fortemente, se bem que não haja dados disponíveis para quantificar este aumento e para caracterizar estes “novos pobres”.

Durante o colóquio, foi a coordenação da secção interpelada no sentido de disponibilizar os diapositivos em PowerPoint aos participantes. Entendemos acolher essa ideia e alargá-la.

Assim, após recolhidas as contribuições dos conferencistas que se disponibilizaram para esse efeito, decidimos colocar na página da secção o material ora referenciado, assim como alertar, por email, os inscritos no colóquio (participantes e não participantes), bem como os membros da secção.

Para o fazer, contámos com o imprescindível apoio técnico do secretariado da APS, o qual muito agradecemos.

Fazemos votos para que os diapositivos agora disponibilizados apoiem a formação e as reflexões dos interessados.

Finalmente, acrescentemos que, neste momento, a coordenação da secção prepara já o próximo Colóquio, em articulação com colegas das Universidades do Minho e do Porto.

Veja aqui as apresentações disponíveis (ordem do Programa)

Isabel Guerra (Dinâmia-CET, ISCTE,

Contribuições para uma agenda de reforço da coesão social na sociedade portuguesa

David Justino (U. N. de Lisboa),

Pobreza e responsabilidade social na era da globalização

Michel Messu (U. de Paris VIII),

 Pauvreté e exclusion, les singularités françaises

Pedro Perista e Isabel Batista (CESIS),

Estruturalidade da pobreza em Portugal

Fernando Diogo (U. dos Açores),

Trabalhadores pobres ou pobres trabalhadores, o caso dos beneficiários do RSI

Manuel Sarmento (U. do Minho),

 Pobreza, Exclusão e políticas públicas inclusivas para a Infância

Alexandra Castro (Dinâmia-CET, ISCTE),

Ciganos e a orientação explícita, mas não exclusiva das políticas sociais: a construção de um caminho em Portugal?

Alexandra Lopes (U. do Porto),

Idosos e riscos de exclusão social, as dimensões monetária e não monetária

Este colóquio, Dinâmicas Atuais da Pobreza e da Exclusão Social. conceptualizações, politicas e intervenções, visou abordar um conjunto de problemáticas em torno da pobreza e da exclusão social que têm tido pouca visibilidade ou que têm sido insuficientemente exploradas do ponto de vista académico.

É organizado pela Secção Temática Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e realizou-se no dia 25 de novembro de 2010, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Para o efeito, pretendeu-se mobilizar um conjunto de peritos de reconhecido mérito nacional e internacional nas questões da pobreza e da exclusão social, assim como nas políticas sociais, no sentido de partilhar conhecimentos com um público diversificado de voluntários, dirigentes e técnicos da área da intervenção social, bem como com o público em geral.

Free WordPress Themes, Free Android Games