Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Secção Temática Sexualidade e Género

/Secção Temática Sexualidade e Género
Secção Temática Sexualidade e Género 2017-09-21T12:46:17+00:00

Quem somos?

A proposta de criação de uma Secção Temática em Sexualidade e Género teve na sua base a necessidade de formar uma rede estável de investigadores/as nacionais a trabalhar nestas áreas, apoiada pela relevância crescente que estes domínios disciplinares têm vindo a adquirir na Sociologia portuguesa. Com efeito, uma análise das temáticas trabalhadas pelos/as sociólogos/as portugueses/as nos congressos nacionais organizados pela Associação Portuguesa de Sociologia (A.P.S.), permite verificar, por um lado, a crescente presença de comunicações que, direta ou indiretamente, tomam o género ou a sexualidade como variável central de análise e, por outro, o facto de, nos últimos congressos, se ter vindo a assistir a um crescente número de comunicações mais especificamente centradas na interseção entre sexualidade e género, acompanhada do aumento do número de publicações nacionais neste domínio. Parece-nos, pois, da maior importância promover o encontro regular destes/as investigadores/as no sentido de criar um contexto regular de discussão e de garantir o desenvolvimento da produção nacional nestes domínios.

Objetivos, programa de ação e equipa de coordenação:

A equipa de coordenação da secção entende serem objetivos prioritários, nesta primeira fase: i. Desenvolver e consolidar a secção; ii. Promover a participação dos membros da secção em redes científicas nacionais e internacionais; iii. Promover a sua ligação à sociedade civil.

i. Desenvolvimento e consolidação da secção.

Com vista a atingir este objetivo, pretende-se levar a cabo as seguintes ações:

Organização de encontros semestrais regulares entre os membros, que se pretendem geograficamente descentralizados, visando:
a. Estimular o interconhecimento dos/as investigadores/as nacionais nos domínios da sexualidade e do género;

b. Identificar os diferentes interesses dos membros da secção;

c. Fomentar a criação de redes de investigação;

d. Promover a discussão e o aprofundamento teórico e metodológico no domínio da sexualidade e do género.

Identificação, sistematização e divulgação entre os membros da secção de informação relevante para o desenvolvimento da investigação nacional nos domínios da sexualidade e do género através da criação de uma mailing list e, a prazo, de uma newsletter. Os conteúdos abarcarão informação sobre projetos, concursos e fontes de financiamento, encontros científicos nacionais e internacionais, entre outros.
Divulgação do trabalho desenvolvido pelos/as investigadores/as nacionais nos domínios da sexualidade e do género junto da comunidade científica nacional e, em particular, dos/as associados/as da APS, incluindo a organização de encontros científicos.
Dinamização de um encontro nacional de jovens investigadores/as em género e sexualidade. Esta é uma área em franca expansão a nível de projetos de mestrado e doutoramento, mas frequentemente não existe contacto entre estudantes a trabalhar estas temáticas em diferentes instituições. Pretende-se com este encontro não só criar um espaço de networking e troca de informação interinstitucional, mas também promover workshops de desenvolvimento de competências profissionais.

ii. Promoção da participação dos membros da secção em redes científicas internacionais.

A facilitação do acesso dos/as investigadores/as nacionais às redes científicas internacionais é um dos objetivos de criação da mailing list e de uma newsletter a que aludimos anteriormente, na medida em que permite identificar oportunidades de divulgação do seu trabalho e de contacto junto de/ com investigadores/as estrangeiros/as. Para além disto, e como parte de uma estratégia de aumento da visibilidade da investigação nacional produzida nos domínios da sexualidade e do género, pretende-se estabelecer, desenvolver e consolidar a participação dos membros da secção em secções, redes ou grupos de trabalho congéneres.

iii. Promoção da ligação à sociedade civil.

Considerando a relevância social e política dos fenómenos ligados à sexualidade e ao género nas sociedades modernas, a ligação à sociedade civil é não só fonte importante de inspiração para o trabalho sociológico, mas também domínio de intervenção privilegiado dos/as sociólogos/as. A promoção da ligação das atividades desenvolvidas pelos membros da secção à sociedade civil obedece, portanto, por um lado, à necessidade de refletir sobre os problemas que afetam esta, mas também de devolver à comunidade o conhecimento produzido, contribuindo para o seu desenvolvimento; por outro lado, e a longo prazo, permitirá também abrir o campo de empregabilidade dos/as sociólogos/as portugueses/as.

Para atingir este objetivo, pretende-se, numa primeira fase:

Promover pelo menos um encontro anual da secção aberto à sociedade civil, em colaboração com organizações provenientes desta, que poderá assumir formas diversas (workshops, seminário, conferência…).
Estabelecer parcerias e protocolos de colaboração com organizações da sociedade civil, nos termos das competências da secção e dos seus membros.

Equipa de coordenação da Secção:

Ana Maria Brandão (I.C.S./ Universidade do Minho), anabrandao@ics.uminho.pt

Maria do Mar Pereira (Centre for Interdisciplinary Gender Studies, School of Sociology and Social Policy/ University of Leeds), M.D.M.Pereira@leeds.ac.uk

Maria João Cunha Silvestre (ISCSP/ Universidade Técnica de Lisboa), mjcunha@iscsp.utl.pt

Congresso Português de Sociologia – Apelo à apresentação de resumos

X Congresso Português de Sociologia – Covilhã | UBI | 10 a 12 de Julho de 2018 

A apresentar brevemente

IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, território de territórios

Faro, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 6 a 8 de Julho de 2016

 

Veja aqui a chamada específica.

 

VIII Congresso Português de Sociologia – 40 anos de Democracia(s): progressos, contradições e prospetivas

Évora, Universidade de Évora, 14 a 16 de Abril de 2014

Veja aqui a chamada específica.

VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações

Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 19 a 22 de Junho de 2016

Veja aqui a chamada específica
Free WordPress Themes, Free Android Games