Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Secção Temática Sociologia da Saúde

/Secção Temática Sociologia da Saúde
Secção Temática Sociologia da Saúde 2017-09-20T11:23:01+00:00

Quem somos?

Secção Sociologia da Saúde

Equipa Coordenadora

Conselho Consultivo

Programa

Actividade dos membros da secção

Lista de projectos de investigação | List of research projects

Lista de publicações – livros | List of publications – books

Revistas de Sociologia da Saúde – Acesso Online

A secção reúne neste espaço a informação sobre as principais revistas internacionais de Sociologia da Saúde que podem ser acedidas nas instituições de ensino em Portugal. Clique aqui para consultar

Novidades

Lançamento e Publicação do livro “Geração Sénior de Almada no Séc. XXI – Um Retrato Social”, de Noémia Lopes (coord.), Joana Zózimo, Joana Ramalho, Elsa Pegado e Paula Pereira. Para mais informação aceder ao site do Grupo de Estudos Sociais Aplicados do CiiEM.

 

 

 

 

Publicação do livro “Introdução à Sociologia da Saúde”, de David Tavares

 

 

 

 

Publicação do livro “Novos Temas de Saúde, Novas Questões Sociais”, organizado por Graça Carapinheiro e Tiago Correia

Arquivo

2017

Chamada para comunicações para a 13th Conference of the European Sociological Association | 29 August – 1 September 2017 | Athens, Greece do RN16 “Sociology of Health and Illness”

[RN16_h]: Ethical implications of a sociological approach to health and illness

[RN16_i]: The pharmaceuticalisation of performance: Consumption practices across generations

[RN16_p]: Discussing mental health and illness

2016
IX Congresso Português de Sociologia «Portugal, território de territórios»

O conjunto já assinalável de trabalhos de reflexão teórica e de investigação empírica realizados em Portugal no domínio da sociologia da saúde tem-se consubstanciado como um contributo relevante para o conhecimento da complexidade com que os fenómenos, relações, processos e dinâmicas sociais se manifestam no campo da saúde, na especificidade das suas múltiplas dimensões e configurações sociais e territoriais. Neste contexto, a produção sociológica na área da saúde tem incidido sobre uma diversidade assinalável de objectos de estudo, problemáticas e debates teóricos, conceptuais, epistemológicos e metodológicos.

O IX Congresso Português de Sociologia, a ter lugar de 6 a 8 de Julho de 2016, na Universidade do Algarve (Faro), apresenta-se como o espaço propício ao debate das problemáticas presentes nos diferentes trabalhos realizados em Portugal no quadro da sociologia da saúde. Mais info em http://www.historico.aps.pt/ix_congresso/.

2015

Simpósio “Investigação Sociológica em Saúde: Questões Éticas”, 11 de Dezembro de 2015, Cooperativa de Ensino Egas Moniz – ver aqui

Call for ESA RN16 ´Sociology of Health and Illness´ Mid-term Conference, May, 19-21, 2016, FCSH-UNL, Lisbon – ver aqui

2014

VIII Congresso Português de Sociologia – ver aqui

Conferência “Medicamentos e Consumos de Performance na população jovem em Portugal – estudo sociológico: resultados, análises e debates”, 31 de Março de 2014, ISCTE-IUL. Ver cartaz aqui.

2012

III Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 23 a 24 Nov 2012, ESTeSL, Parque das Nações http://www.estesl.ipl.pt/agenda/iii-jornadas-de-ciencias-sociais-e-humanas-em-saude.

International Group Discussion “Portugal in the Trend of Health Reforms: an insight from Social Sciences”, 12 Setembro, ISCTE-IUL (cartaz)

VII Congresso Português de Sociologia, 19 a 22 de Junho de 2012, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ver o programa da Secção de Sociologia da Saúde aqui.

2011

Fórum “Ensinar Sociologia em cursos de Saúde”, 3 Junho, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (programa).

2010

Encontro Nacional de Sociologia da Saúde: Práticas em debate, 19/20 Novembro, Univ. Beira Interior (cartaz).

Free WordPress Themes, Free Android Games