Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

X Congresso Português de Sociologia

/, Notícias/X Congresso Português de Sociologia

X Congresso Português de Sociologia

 Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo

Covilhã |Universidade da Beira Interior | 10, 11 e 12 de Julho de 2018

Visite o site do X Congresso Português de Sociologia.

 

  = Atas | Prémio iniciação à investigação em Sociologia =

Está aberta a fase de submissão de artigos para publicação nas Atas do X Congresso Português de Sociologia.

Solicitamos que leia atentamente as instruções de submissão.

O ficheiro deve ser submetido na sua área pessoal do website até ao dia 30 de setembro, seguindo o template obrigatório e as indicações relativas ao título do ficheiro, descritas nas instruções de submissão. O incumprimento destas indicações poderá comprometer a inclusão do artigo nas Atas.

Os/as coordenadores/as das secções/áreas temáticas farão a seleção dos melhores textos das suas áreas que integrarão um número temático/especial da revista SOCIOLOGIA ON LINE, caso os/as autores/as concordem. Por favor veja a informação completa nas “instruções de submissão”.

Os/as investigadores/as que estejam inscritos/as num programa de doutoramento em Portugal, ou que o tenham concluído em Portugal depois de 2015, poderão ainda concorrer ao Prémio de Iniciação à Investigação em Sociologia. Saiba como se candidatar a este prémio aqui.

Importante: a candidatura ao prémio não exclui a inclusão nas Atas do congresso. Os/as autores/as candidatos/as a prémio passarão também pela fase de seleção para as Atas.


You can now submit your text for publication in the Annals of the X Portuguese Congress of Sociology.

Please read the submission instructions carefully.

The file should be submitted in your personal area of the website until September 30, following the mandatory template and the indications related to the title of the file, described in the “submission instructions”. Failure to do so may jeopardize the inclusion of the article in the Annals.

The coordinators of the Thematic Sections / Areas will select the best texts of their areas that will integrate a thematic / special issue of the journal SOCIOLOGIA ON LINE, if the authors agree. Please read the complete information in the “submission instructions”.

Researchers who are enrolled in a Ph.D program in Portugal, or have completed it in Portugal after 2015, may also apply for the Prize for Initiation of Research in Sociology. Learn how to apply for this prize here.

Important: the application for the prize does not exclude inclusion in the Congress Annals. The authors / candidates for the prize will also go through the selection phase for the Annals.


Concluiu-se mais uma edição do Congresso Português de Sociologia com um balanço muito positivo.
Em números breves registámos:
666 pessoas
712 resumos submetidos
117 sessões de comunicações
10 sessões semi-plenárias e mesas redondas
11 Lançamentos de livros
2 Workshops

Veja aqui o discurso de abertura do presidente da APS, Prof. João Teixeira Lopes | See here the APS president opening speech

Ao longo dos 3 dias do congresso o Pedro Damasceno Lopes e a Tetyana Ostapchuk, alunos de Comunicação da UBI, realizaram excelentes reportagens. A não perder! Veja os filmes em baixo.

 1º dia  |  Feira de Produtos Regionais  |  Entrevistas  |  Testemunhos 

Tivemos também o espaço dos Centros de Investigação e Editoras. [Abra o link e encontre a ligação para as respectivas páginas dos Centros e Editoras.]

Na Mostra de Produtos Regionais pudemos ficar a conhecer e deliciarmos-nos com o que nos trouxeram vários produtores e artesãos da Covilhã. [Abra o link e veja a reportagem fotográfica.]


= Novidade =

Além do Jantar do Congresso, no dia 11 de julho, o X Congresso Português de Sociologia promove um conjunto de actividades sociais no decorrer dos dia 10 e 11 de julho:

Apresentações de livros, dia 10 e 11 de Julho
Veja a informação completa aqui.
Veja a informação breve aqui.

Jantar no New Hand Lab, dia 10 de Julho

O New Hand Lab proporciona aos congressistas a possibilidade de jantar no mesmo espaço onde decorre o Cocktail de Boas Vindas, os eventos culturais e a mesa redonda Este Congresso não é uma Brincadeira. O valor da refeição é 10 €. A inscrição no jantar pode ser feita através de formulário até às 11h00 do dia 9 de Julho. O pagamento será feito no momento do check-in do congresso. A entrada para os eventos no New Hand Lab, excluindo o jantar, é gratuita para os participantes no Congresso.
Convívio na AAUBI, dia 11 de Julho
O Conselho de Estudantes de Sociologia da UBI convida todos os congressistas a participar no Convívio de Sociologia, que decorrerá no espaço da Associação Académica da UBI, no dia 11 de Julho, a partir das 20 horas. O CESUBI agradece a inscrição prévia por motivos logísticos, através de formulário
O pagamento (de comida e bebida) é feito à peça no local. A diversão e a música são grátis.
Visita ao Museu dos Lanifícios, dia 11 de Julho
O Museu dos Lanifícios (http://www.museu.ubi.pt/) oferece a todos os congressistas visitas livres ao Museu durante as horas de funcionamento, bastando para isso apresentar o crachá de identificação na portaria. O Museu oferece também uma visita guiada no dia 11 de Julho às 11 horas, para todos os interessados. A visita guiada terá início no largo da Parada.

Sessão “Este congresso não é uma brincadeira, com Pedro Mexia, Susana Romana e Nuno Amaral Jerónimo. Moderação de Paulo Peixoto.

Em tempos de notícias falsas, será o humor o último reduto da verdade? Mas, tal como os bobos da corte, não serão os humoristas autorizados a dizer a verdade apenas por não terem real voz no jogo do poder?

Sessão “Maio de 68 e a música popular”, com David Ferreira. Moderação de Ana Romão e comentários de Manuel Carlos Silva e Beatriz Lacerda.

“Paris, no Maio 68 foi a expressão, a explosão de um mundo em transformação, social, cultural, cívica. Foi um ano que marcou e mudou o mundo. E as canções exprimem e ilustram essas convulsões e mudanças ocorridas em diversas partes do globo” [in em Antena 2, publicado a 30 de Abril de 2018]

Programa completo

Programa_esquema | Program_schema

Programa_sucinto | Program_brief

Lançamentos/Apresentações : veja a informação completa e a lista dos lançamentos/apresentações

Workshop MAXQDA

Prémio de iniciação à investigação em Sociologia



A Direcção da APS agradece desde já ao Excelentíssimo Senhor Reitor da Universidade da Beira Interior, Prof. Doutor António Fidalgo, ao Excelentíssimo Senhor Vice-Reitor para o Ensino, Prof. Doutor João Canavilhas e ao Departamento de Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pelo acolhimento do X Congresso Português de Sociologia.

Aponte já na sua agenda. Contamos consigo!

Comissão Organizadora e Comissão Organizadora Local

Conselho de Programa

Call  do congresso.

Veja aqui as  Secções e Áreas Temáticas do X Congresso

Veja aqui as instruções para os autores de propostas

Veja aqui as datas importantes e Custo de Inscrições

Conferência de abertura por Craig Calhoun

Call específicas das Secções e Áreas Temáticas

Secções Temáticas

Ambiente e Sociedade [ver]

Arte, Cultura e Comunicação [ver]

Classes, Desigualdades e Políticas Públicas [ver]

Conhecimento, Ciência e Tecnologia [ver]

Experiências e Perfis Profissionais [ver]

Famílias e Curso de Vida [ver]

Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais [ver]

Segurança, Defesa e Forças Armadas [ver]

Sexualidade e Género [ver]

Sociologia da Educação [ver]

Sociologia da Saúde [ver]

Sociologia das Emoções [ver]

Sociologia do Consumo [ver]

Sociologia do Desporto [ver]

Sociologia do Direito e da Justiça [ver]

Trabalho, Organizações e Profissões [ver]

Áreas Temáticas

Crenças e Religiosidades [ver]

Dinâmicas Populacionais, Gerações e Envelhecimento [ver]

Globalização, Política e Cidadania [ver]

Identidades, Valores e Modos de Vida [ver]

Migrações, Etnicidade e Racismo [ver]

Teorias e Metodologias [ver]

Territórios: Cidades e Campos [ver]

Turismo e Lazer [ver]

2018-09-05T19:06:07+00:00
Free WordPress Themes, Free Android Games