A Universidade e a Sociedade Civil juntam-se no Porto, nos dias 5 e 6 de setembro, para debater e partilhar desafios, experiências e alternativas para a participação plena dos cidadãos com deficiência na sociedade.
O 1º Congresso Internacional Deficiência e Cidadania. Desafios da (A)Normalidade nas Sociedades Contemporâneas é promovido pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Além das comunicações em mesas temáticas, o congresso terá a participação de alguns especialistas internacionalmente reconhecidos:
Mark Priesley, da Universidade de Leeds, Diretor Científico da ANED, European Commission’s Academic Network of European Disability
Paula Campos Pinto, da Universidade de Lisboa, Coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH)
Fernando Fontes, CES, Universidade de Coimbra, especialista em investigação sobre violência e crimes de ódio sobre pessoas com deficiência em Portugal
Ema Loja, da Universidade do Porto, especialista eminvestigação sobre os processos de incapacitação e ableísmo em Portugal e a sua relação com as questões do corpo.
Todos os investigadores e/ou ativistas neste campo são convidados a visitar o site do congresso (clique aqui) e a inscrever-se para participar na discussão. Ainda está aberto o período de submissão de propostas de comunicação.
Datas a anotar na agenda:
30 de maio | prazo para submissão de propostas de comunicação
30 de junho | prazo para inscrição com preço reduzido
5 e 6 de setembro | encontro marcado no Porto – Portugal para o 1º Congresso Internacional Deficiência e Cidadania. Desafios da (a)normalidade nas sociedades contemporâneas