XXIX Colóquio AFIRSE Portugal
9 a 11 de fevereiro de 2022
“Um dos grandes males que nos aconteceu foi a arrogância do controle, a arrogância do saber, a arrogância de que nós resolvemos tudo. Não podemos substituir a arrogância de um otimismo idiota pela arrogância de um pessimismo sem esperança. Temos de ter um otimismo crítico, um otimismo ativo, um otimismo transformador, um otimismo voluntarista. Temos de acreditar no futuro através de atos que acompanhem e realizam as palavras”. (Soromenho-Marques, 2020)
A sociedade contemporânea confronta-se com uma crise civilizacional decorrente da conjugação, à escala planetária, de múltiplas crises – humanitária, pandémica, sanitária, ecológica, climática, demográfica, energética, alimentar, política, económica, social e cultural. Essas múltiplas crises, interdependentes, advêm, em grande medida, da globalização, da ocidentalização e do desenvolvimento. Nesse contexto, alicerçado num modelo de desenvolvimento hegemónico e globalizado, intensificam-se e ganham visibilidade problemas sociais complexos, tais como a diminuição da biodiversidade, a destruição do planeta através da poluição e do consumo excessivo dos recursos naturais, as guerras, a violência, a pobreza, as doenças, a degradação da vida quotidiana, as injustiças, as discriminações e as múltiplas desigualdades (socioeconómicas, educativas, de género, étnicas, de cor de pele, entre outras). A complexidade e a diversidade dos desafios podem ser compreendidas como oportunidades para a superação da arrogância do controle, da arrogância do saber e da arrogância do poder, no sentido de regastar e construir modos de pensar, de fazer e de viver sustentáveis, capazes de assegurarem a defesa da vida do planeta.
A educação não é condição suficiente para a transformação, contudo também não é possível transformar sem educar. Além dos problemas que suscitam, as crises também integram possibilidades de mudança, assim a transformação tem vindo a ocorrer paulatinamente, através de iniciativas contra-hegemónicas, centradas na tomada de consciência e na mobilização, veiculando a responsabilidade, a solidariedade, a crítica e a ética. Atendendo à amplitude e à complexidade dos desafios, a transformação requer mudanças, conjuntas e interdependentes, do ponto de vista institucional, social, económico, político, educativo e do pensamento. Face a tais desafios, quais as finalidades da educação? Que conhecimentos, capacidades, atitudes e valores são importantes na sociedade contemporânea? Qual o contributo das políticas públicas de educação? As práticas educativas podem promover o otimismo crítico, ativo, transformador e voluntarista? Que formação assegurar aos professores e educadores? Qual o contributo da investigação em educação para a produção de conhecimento científico sobre as políticas e as práticas educativas portadoras de inéditos viáveis?
Eixos temáticos estruturantes do Colóquio
- Educação e desafios da sociedade contemporânea – políticas e práticas
- Educação inclusiva e direitos humanos
- Educação, sustentabilidade, associativismo e intervenção comunitária
- Práticas pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem
- Tecnologias digitais e educação
- Formação de professores e educadores face aos desafios da sociedade contemporânea
Datas Importantes
- 24 de junho 2021 – Início de inscrições e de submissões de propostas na plataforma
- 13 de setembro 2021 – Data-limite para a submissão de comunicações individuais e simpósios
- 15 de outubro 2021 – Data-limite para envio da notificação aos autores
- 29 de outubro 2021 – Data-limite de pagamento com tarifa reduzida
- 10 de dezembro 2021 – Data-limite de pagamento com tarifa regular
- 30 de janeiro 2022 – Data-limite de pagamento para participantes sem comunicação
- 9, 10 e 11 de fevereiro 2022 – XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal
- 31 de março 2022 – Data-limite de envio do texto definitivo para as Atas do Colóquio
+ info: http://afirse.ie.ul.pt/