Fazer sociologia fora da academia: artes e ossos do ofício é o tema do Simpósio do próximo número do Jornal de Sociologia da Educação. Apelamos ao envio de contribuições até 28 de maio de 2018.

Mantém-se aberta, em permanência, a recepção de contribuições para as restantes rubricas do Jornal.

Os sociólogos que não fazem do ensino superior e da investigação científica o coração da sua atividade profissional nem sempre estão visíveis na vida associativa e é frouxa a sua presença em rituais que periodicamente agregam a comunidade. Partem das universidades, nuns casos, sem deixar rasto, noutros casos, a elas regressando, reabilitando vínculos de modo mais ou menos pontual e intermitente, para fazer pós-graduações ou ligar-se a projetos de pesquisa. As contingências do mundo laboral levam a que muitos adentrem na esfera da intervenção socioeducativa, no quadro das organizações onde desempenham a sua atividade profissional.
São estes sociólogos e as respetivas experiências profissionais que queremos destacar na rubrica Simpósio do próximo número do Jornal de Sociologia de Educação. Pretende-se colher, na primeira pessoa, testemunhos e reflexões sobre o trabalho de sociólogos da educação em distintos universos profissionais (das escolas às autarquias, das empresas à administração pública, das ONG às IPSS, …), com o intuito de visibilizar práticas e experiências profissionais, e medir o pulso aos problemas e desafios que o ofício enfrenta, para além da academia.
Os textos deverão ter desejavelmente uma dimensão entre 1000 e 2000 palavras, ser enviados para educacao@aps.pt até dia 28 de maio de 2018, em ficheiro word no formato/modelo que se encontra disponível em:
https://jornalsocedu.wordpress.com/sobre

A call está online disponível no site do Jornal, em:

https://jornalsocedu.files.wordpress.com/2018/04/call-jornal-de-sociologia-da-educaccca7acc83o-nc2ba2-maio2018.pdf