[ Informação SPCE ] Prémio SPCE/DE FACTO EDITORES 2016
O júri constituído por diferentes personalidades de várias instituições superiores de ensino e de investigação – Sofia Marques da Silva (Presidente); José Machado Pais; Pedro Abrantes; Cristina Gomes; Isabel Costa; Jorge Ávila de Lima; Maria Fernanda Martins – decidiu atribuir, por unanimidade, o Prémio SPCE/DE Facto Editores 2016 à tese
“Ser músico em Portugal: Trajetórias do aprender a ser génio, finais do século XIX- inícios do século XX”, da autoria de Ana Luísa Fernandes Paz. Da ata final, transcreve-se a seguinte passagem:
“O trabalho premiado, que se desenvolve em torno do ensino vocacional da música em Portugal entre finais do século XIX e inícios do século XX, reúne um conjunto de aspetos considerados pelo júri de mérito assinalável. Considerou o júri que o trabalho selecionado para a atribuição do prémio apresenta uma significativa originalidade e pertinência. A problematização do objeto encontra-se alavancada numa estratégia metodológica inovadora e rigorosa, com recurso a uma sustentação teórica estruturada a partir de contributos de vários quadrantes disciplinares. A partir deste trabalho é possível ter-se acesso a trajetórias individuais do “aprender a ser génio” onde é possível encontrar aspetos estruturais e conjunturais em diálogo. Esta é uma pesquisa que assenta em fontes documentais, e que, a partir de um passado, estimula horizontes de reflexão que permitem colocar na mesma equação do sistema educacional dilemas do presente, desafios do futuro e persistências do passado”.
A SPCE, não pode, portanto, deixar de enviar uma mensagem de regozijo e estímulo à Laureada, congratulando-se pela atribuição deste prémio, e desejando-lhe as maiores felicidades profissionais e pessoais.
É também o momento de agradecer profundamente o trabalho e dedicação de todos os membros do júri, e de deixar uma palavra de reconhecimento sincero à De Facto/Editores, na pessoa do Dr. Paulo Cardo, pela forma profissional e de elevada qualidade humana e relacional com as quais sempre tivemos o privilégio de contar.
[ Informação GCP CIES-IUL ] Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “Inovação e Futuro: Contribuição para o Desenho da Oferta Turística na Área Metropolitana de Lisboa”, com referência LISBOA-01-0145-FEDER-023368 do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Regional Lisboa 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Área Científica: Ciências Sociais
Requisitos de admissão: Mestrado na área das Ciências Sociais com média igual ou superior a 14 valores; Domínio falado e escrito das línguas portuguesa e inglesa.
Condições de preferência:
Experiência de recolha, tratamento e análise de estatísticas nacionais;
Experiência de recolha, tratamento e análise documental;
Competências na pesquisa de sítios eletrónicos;
Competências em metodologias de investigação qualitativas;
Interesse nas temáticas do Turismo.
Plano de trabalhos: Participação como investigador(a) na equipa do projeto assegurando as seguintes atividades: recolha, tratamento e análise de estatísticas nacionais sobre o turismo; pesquisa documental sobre os dezoito concelhos da AML e análise dos sítios dos dezoito concelhos; pesquisa sobre os produtos turísticos comercializados nos dezoito concelhos da AML; participação no trabalho de campo ao nível das entrevistas e dos focus group e do seu tratamento e análise; apoio a atividades de divulgação.
É fator preferencial um bolseiro que pretenda fazer doutoramento na área do turismo.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação aprovado pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Graça Joaquim.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 1 de Novembro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo paga mensalmente através de transferência bancária.
Métodos de seleção: Os candidatos serão selecionados em duas fases.
1ª Fase – o júri fará uma avaliação documental da carta de motivação e do curriculum vitae pormenorizado através dos seguintes critérios:
a) Habilitações académicas, relevância da área de formação e classificação (ponderação de 70%);
b) Apreciação do currículo, científico, técnico e profissional, e a sua adequação ao programa de trabalhos (ponderação de 35%).
2ª Fase – Entrevista aos 5 (cinco) candidatos com a pontuação mais elevada.
Os candidatos serão classificados de acordo com uma valoração de 50% para cada fase, sendo que os candidatos eliminados na primeira fase são classificados com nota nula na fase de entrevista para efeitos de classificação final e não serão seriados.
O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de nenhum/a dos/as candidatos/as corresponder ao perfil desejado.
Composição do júri de seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela coordenadora do projeto, Graça Joaquim (ESHTE e CIES-IUL), e por David Tavares (IPL e CIES-IUL) e Raquel Moreira (ESHTE).
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados do resultado do concurso através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 setembro a 03 de outubro de 2017.
As candidaturas devem ser formalizadas obrigatoriamente através de correio eletrónico para o Gabinete de Comunicação e Planeamento do CIES-IUL para o endereço gcp.cies@iscte-iul.pt com a indicação da referência (BI-M/ LISBOA-01-0145-FEDER-023368), acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum vitae pormenorizado, cópia dos certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. Todas as candidaturas rececionadas receberão um e-mail de confirmação.