[ Informação ProChild ]
ProChild CoLAB: abertura de concurso para 1 vaga para Gestor de Conhecimento (Emprego Científico – Inv. Principal)
[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]
Individual Call to Scientific Employment Stimulus – 3rd Edition
The Call
The Individual Call is aimed at PhD holders of any nationality or stateless with a background in any scientific area who wish to develop their scientific research or technological development activity in Portugal, integrated into R&D units funded by FCT.
Applicants should indicate the host institution where they will develop their research plan. The selected doctorates are directly hired by the identified host institution, through FCT funding.
The following reference levels are considered:
The call* is open from 30 January 2020 until 5 p.m. (Lisbon time) on 26 February 2020.
Applications are submitted electronically, in English, through the electronic platform to be made available in due course.
Detailed information can be found at https://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/empregocientifico/ceec_ind_3.phtml.pt
[ Informação IEAC-GO ]
Chamada de Currículos 2020
O IEAC-GO está a realizar uma chamada de currículos com vista a posterior seleção para estágio-formação de 3 meses e eventual recrutamento de colaboradores no quadro dos seus projetos.
Perfil I:
– Licenciados, mestres e doutores na área da História, Filosofia, Teologia.
– Experiência de trabalho nas áreas da investigação e tradução;
– Experiência de colaboração em projetos de investigação.
Perfil II:
– Licenciados, mestres e doutores nas áreas da Linguística, Línguas e Literaturas, Ciências Sociais e Ciências da Comunicação;
– Experiência de trabalho em edição e revisão de textos;
– Experiência de colaboração em projetos de investigação.
Os currículos devem ser enviados para o email geral@ieacgo.pt, acompanhados de carta de motivação, cartas de recomendação e cópias dos certificados dos graus académicos com classificações finais e das unidades curriculares até 2 de fevereiro de 2020.
[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]
Chamada de Resumos: Colóquio “Trabalho sem fronteiras: Perspetivas sobre os serviços domésticos e a prestação de cuidados em casas particulares”
As últimas décadas têm sido marcadas por dinâmicas demográficas, políticas e sociais em relação direta com a transformação do trabalho doméstico pago. A ampliação do mercado global neste setor, que inclui serviços de limpeza, prestação de cuidados e outras tarefas executadas em casas particulares, decorre de um conjunto de fatores mantidos por desigualdades em diferentes sistemas de relações sociais e da intensificação dos tráfegos e mobilidades.
A complexificação das dinâmicas sociais inerentes aos diferentes equilíbrios trabalho-família, bem como aos diferentes regimes migratórios e de cuidado (Lutz, 2017), requerem grelhas de análise que captem não apenas os quadros jurídico-normativos de enquadramento, mas também as relações de poder inerentes aos compromissos estabelecidos pelas diferentes partes envolvidas e as mudanças que novas formas de mobilidade e de comunicação permitem integrar. O trabalho doméstico pago tem suscitado também debates e desenvolvimentos importantes ao nível da regulação e da ação coletiva em diferentes partes do mundo (ILO, 2013).
Este Colóquio pretende reunir contributos teóricos, fenomenológicos e etnográficos, entre outros, que permitam uma melhor compreensão do trabalho doméstico pago nas suas configurações passadas ou contemporâneas, incluindo perspetivas sobre tendências emergentes. Convida-se todas as pessoas interessadas à submissão de resumos, até 20 de março de 2020, no âmbito dos seguintes eixos:
– Migrações, trabalho e género;
– Desqualificação, informalidade e valor do trabalho doméstico;
– Políticas públicas no setor dos serviços domésticos e de cuidado;
– Associativismo, sindicalismo e mobilização coletiva no trabalho doméstico;
– Envelhecimento demográfico e o setor dos cuidados;
– Oposição rural/urbano na organização dos cuidados;
– Discriminação e alteridade nos serviços domésticos e de cuidado;
– Narrativas e perceções sobre trabalho, domesticidade ou intimidade/corpo.