[ Informação SOCIUS ]

Reminder: The Migration Conference 2018 | Call for papers until 31 January 2018

The Migration Conference 2018
hosted by ISEG and IGOT at the University of Lisbon, Portugal, from 26 to 28 June 2018.

Submission Deadline: 31 January 2018

On behalf of the The Migration Conference Organizing Committee we cordially invite you to the 6th conference in the series which will take place in Lisbon, Portugal from 26 to 28 June 2018.

The Conference will be a forum for discussion where experts, young researchers and students, practitioners and policy makers working in the field of migration are encouraged to exchange their knowledge and experiences in a friendly and frank environment.

The conference is organised in thematic streams of parallel sessions focusing migration, migrant populations, diasporas, migration policies, as well as non-migrants and wider impact of human mobility. The scientific programme will comprise invited talks, oral presentations, poster presentations as well as workshops.

The conference will host about 100 parallel sessions and several keynote speakers. The speakers for plenaries will be announced in due course, but surely distinguished scholars of the field will appear as was the case in previous conferences, where Douglas Massey, Saskia Sassen, Oded Stark, Giuseppe Sciortino, Caroline Brettell, Barry Chiswick, and Karen Phalet appeared.

Conference venue is ISEG (School of Economics and Management) at University of Lisbon in Portugal’s capital. The central location is just paces away from beautiful Tagus river and many museums and attractions within short distance. Directions to the campus can be found here.
We are expecting an interesting and highly motivating meeting and would be happy if you participated in this conference.

We are looking forward to seeing you in Lisbon in June 2018 !

Prof Ibrahim Sirkeci (Regent’s University), Prof João Peixoto (ISEG, University of Lisbon), Prof Maria Lucinda Fonseca (IGOT, University of Lisbon), Prof Jeffrey Cohen (Ohio State University), Prof Philip Martin (University of California, Davis), Prof Gudrun Biffl (Danube University, Krems).
The Migration Conference Chairs

More info on the call for papers: http://www.migrationcenter.org/cfp

More info on the conference: http://www.migrationcenter.org/

 


 

[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho ]

Lembrete: 2ª Chamada de artigos até 04 Fev |Revista Configurações| Número temático “Arte Política e Social: discursos e práticas”

A call for papers para esta Revista Configurações encontra-se permanentemente aberta.
Contudo, o próximo número dedicado ao tema “Arte Política e Social: discursos e práticas”, abre uma 2ª chamada para submissão de artigos até 04 de fevereiro de 2018.

A equipa editorial deste número temático convida ao envio de artigos científicos nas áreas das ciências sociais e humanas e dos estudos artísticos.

Coordenadores: Teresa Mora (CICS.NOVA.UMinho); Francesca Rayner (CEHUM, UMinho); Natália Azevedo (Instituto de Sociologia, UPorto)

Desde o final dos anos 1990, no contexto mundial, e em particular na Europa, a arte política tem vindo a reavivar-se enquanto discurso e prática de questionamento dos modos de organização da vida coletiva nas suas estruturas de poder e de dominação, quer por instâncias e agentes do mundo da(s) arte(s), quer por interlocutores do mundo científico.

Em tempos de crise, da economia, da democracia, do Estado, do ambiente, do trabalho e emprego, da inclusão social (das minorias aos refugiados), multiplicam-se os eventos (exposições, espetáculos, instalações, filmes/documentários) por meio dos quais, em declinações várias (das artes visuais às artes performativas) e com múltiplos formatos (festivais, ciclos, trienais…), os agentes artístico-culturais (artistas, curadores, diretores) assumem um papel ativo na reflexão crítica e no debate público sobre o estado do mundo e os modelos vigentes de sociedade. Na sua dimensão social (ou relacional), a arte intervém junto de indivíduos, grupos, ou comunidades, em escalas simbólicas e territoriais diversas – no espaço público, na rua, no bairro, na escola, na prisão, na casa-abrigo, no hospital, na comunidade terapêutica –, em modalidades de agenciamento várias (de sensibilização, de participação, de cidadania, de sustentabilidade), com o objetivo social de melhorar situações reais de pessoas e de populações, em contextos (políticos, económicos e culturais) de transgressão, segregação, exclusão, guetização, estigmatização, discriminação, periferialização, privação, degradação.

Valorizados em várias escalas de poder (municipal, nacional, supranacional) como um outro meio para tentar minorar esses “problemas sociais”, os projetos artístico-culturais configuram-se, também, enquanto objetos, instrumentos e resultados de políticas públicas. No seu papel de agentes de intermediação entre artistas e públicos, os mediadores culturais (curadores, galeristas, críticos, editores, e com os mais diversos graus de institucionalização) adquirem crescente visibilidade, com destaque para a figura do curador independente, a par da prática curatorial institucionalmente enquadrada. Entre artistas e cientistas contraem-se práticas de aproximação, diálogo e cruzamento, na reflexão (teórica), na ação (metodológica e técnica), na intervenção (social). Em rutura com a tradicional divisão institucional do trabalho arte/ciência, as práticas colaborativas que cientistas sociais e artistas realizam entre si põem em causa, por um lado, uma visão normativa da prática da(s) ciência(s) assente no pressuposto de uma clara demarcação entre os seus procedimentos metódicos e discursivos e os que configuram a prática da(s) arte(s); e, por outro, um pressuposto distintivo incorporado pelo mundo da(s) arte(s) quanto à inviabilidade dos discursos e das práticas reflexivas e interventivas das ciências sociais e humanas sobre aquele mundo.

Este número temático da Revista Configurações pretende contribuir para esta reflexão. Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais e humanas e dos estudos artísticos e poderão reportar-se a investigações empíricas, apoiadas na análise e reflexão teórica e metodológica, e a práticas de intervenção artística. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt até 04 de fevereiro de 2018 e devem conformar-se às normas da Revista, as quais são disponibilizadas em anexo.

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/

 


 

[ Informação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ]

IE ULisboa: V Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2018 | 6, 7 e 8 de setembro de 2018

As submissões encontram-se abertas até dia 1 de março de 2018

O V Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2018 é um evento bienal que se realiza desde 2010 no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, tendo este ano como tema Technology Enhanced Learning.
Este congresso tem-se constituído como um espaço de partilha e de reflexão sobre a investigação desenvolvida no domínio das Tecnologias Digitais na Educação e destina-se a toda a comunidade académica nacional e internacional – educadores, professores, formadores e estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Condições de inscrição e outras informações podem ser consultadas no site: http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/

Mais informações em http://www.ie.ulisboa.pt/events/ticeduca2018-v-congresso-internacional-tic-educacao?l=L1&ri=0

 


 

[ Informação Fundación iS+D ]

Convocatoria de artículos – Revista Prisma Social – Nº 21 “Envejecimiento y Género: Investigación y Evaluación de Programas”

Fecha de publicación:
2º trimestre, junio de 2018.

Fecha límite de recepción de propuestas:
Resúmenes: 1 de marzo de 2018.
Trabajos completos (tras la aceptación del resumen previo): 1 de abril de 2018.

Más información en http://revistaprismasocial.es/announcement/view/40