> Call for Papers: European Sociological Association
Link: https://www.europeansociology.org/opportunities/call-for-papers
> Call for Papers: International Sociological Association
Link: https://www.isa-sociology.org/en/conferences/calls-for-papers/
[ Informação GCP CIES-IUL ]
Call for Papers | Os Desafios da Investigação: questões de método, dilemas éticos e problemas políticos | Deadline: 8 junho 2018
25 de outubro de 2018 – ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa)
Call for papers: Deadline: 8 junho 2018
A pesquisa social é um terreno plural e multidimensional onde se entrecruzam questões epistemológicas e teóricas, dispositivos metodológicos e procedimentos analíticos ajustados às diferentes realidades em estudo. Para além de se desenvolverem em torno destas componentes, os processos de investigação nas ciências sociais configuram, eles próprios, processos sociais que têm subjacente uma multiplicidade de desafios de vária ordem. Com o objetivo de consolidar a reflexão sobre os diferentes tipos de dilemas metodológicos com que os investigadores se deparam, bem como sobre as estratégias que os mesmos desenvolvem para lhes dar resposta, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, promove um segundo encontro sobre o tema, que vem dar continuidade às questões levantadas na primeira edição deste evento (2016).
Apela-se à submissão de contributos que reflitam sobre um ou vários dos seguintes aspetos:
(1) O modo como o uso de métodos de pesquisa consolidados nas ciências sociais tem mudado ao longo do tempo e tem contribuído para atualizar e revigorar técnicas de recolha e de análise dos dados;
(2) Relação entre problemas que resultam da prática de investigação e questões teóricas e metodológicas;
(3) Abordagens metodológicas e técnicas inovadoras em ciências sociais;
(4) Questões éticas e políticas inerentes ao processo de investigação: o acesso, permanência e saída do terreno;
(5) Impactos na investigaçao de dinâmicas globais do campo científico e social, tais como a escolha das agendas de pesquisa ou a configuraçao dos contextos institucionais;
(6) Democratização do conhecimento no processo de produção e disseminação dos resultados de pesquisa.
Os resumos não devem ultrapassar as 350 palavras, devem fundamentar o enquadramento em um ou mais dos tópicos acima referidos e devem conter os seguintes elementos:
.Título do trabalho
.Nome/s do/s autor/es
.Filiação institucional
.Endereço de e-mail.
Data limite para envio: 8 de Junho de 2018
Notificação de aceitação: 31 de Julho de 2018
Os resumos devem ser enviados até 8 de junho de 2018 para o seguinte correio eletrónico: desafios.cies@iscte-iul.pt
[ Informação Maria João Barata, ISMT ]
Chamada de artigos para a Revista Interações – (Des)Igualdades e (In)Visibilidades Sociais na Era Digital
A influência das novas tecnologias nas esferas pública e privada da sociedade, mais do que uma reformulação, originou um novo campo social e interfere diretamente na forma como percecionamos o mundo, nos relacionamos com este e com os outros. Relembre-se que na teoria de Pierre Bourdieu (2001), campo surge como uma configuração de relações socialmente distribuídas.
Progressivamente surgiu e consolidou-se um universo de sociabilização: o ciberespaço. Ainda que virtual, existe e produz efeitos. Pode ser definido como o espaço potenciado pelas diferentes plataformas de comunicação digital e assume-se como um modelo de comunicação individual, permitindo ao recetor ser simultaneamente emissor. Espaço de fluxos (Castells, 1996), o ciberespaço traduz a dimensão social da Internet permitindo a difusão de comunicação/informação à escala global, o que provoca um intenso processo de inclusão e exclusão de pessoas na rede.
A referência a sociedades info-incluídas e info-excluídas do cenário digital é imperativa quando se reflete sobre a geografia dos novos espaços sócio-tecnológicos. As dinâmicas destes territórios estão diretamente associadas à forma como as variáveis sociais, demográficas, económicas e tecnológicas se condicionam entre si, revelando o potencial de disseminação de informação e conhecimento através das tecnologias.
Neste número especial da Interações propomos uma reflexão sobre (Des)Igualdades e (In)Visibilidades Sociais na Era Digital. Aceitam-se trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica sobre esta temática como (ainda que este número especial não esteja limitado a estes tópicos):
– O digital e desigualdades sociais e económicas em diferentes contextos geográficos;
– A promoção da igualdade pelo digital;
– Visibilidades e invisibilidades sociais criadas por movimentos de exclusão ou inclusão social, digital, mediática, económica, etc.;
– Grupos sociais invisíveis na era digital;
– Literacia digital e grupos sociais vulneráveis;
– O digital como barreira geográfica;
– Condicionamentos criados pela tecnologia ao indivíduo em contexto social.
Deadline para submissão de artigos: 25 de junho
Notificação de aceitação: 10 de julho
Publicação: 31 de julho
Os artigos devem ser enviados através do email: interacoes@ismt.pt
Qualquer dúvida deve ser endereçada ao mesmo email.
As normas de publicação e outras instruções para autores podem ser consultadas no site da revista: http://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista
A Interações é um periódico científico do Instituto Superior Miguel Torga com edição semestral. A revista publica trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica nos diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas. Numa perspetiva editorial interdisciplinar, o objetivo prioritário da Interações é propiciar a reflexão e difusão de conhecimento em áreas das Ciências Sociais e Humanas, com particular enfoque para os espaços lusófono e ibero-americano. A revista aceita artigos de investigação científica, resenhas e ensaios críticos.
[ Informação ICCA 2019 – International Conference on Childhood and Adolescence ]
3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente: Chamada para Resumos 2019
Com a intenção de promover um diálogo aberto e inovador sobre as questões da Infância e Adolescência, o ICCA procura cruzar perspetivas multidisciplinares e experiências diversificadas de investigadores, técnicos, estudantes, professores, pais e todos os que tenham interesse e curiosidade por estas áreas.
Psicologia, Educação, Pediatria, Sociologia, Desporto, Direito, Enfermagem, Medicina Geral e Familiar, Nutrição, Pedopsiquiatria, Serviço Social, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Legal e Forense, Antropologia e Terapia da Fala são algumas das áreas de destaque neste congresso onde serão debatidos temas como: Comportamentos Auto-lesivos e Fenómenos de Grupo, Parentalidade Positiva, Direito à Privacidade, Autismo e PHDA, Educação Nutricional, Novos Modelos familiares, Abusos e Maus Tratos, Institucionalização, Sexo e Identidade de género, Contraceção, sexualidade e gravidez, entre muitos outros.
Saiba mais em https://icca.eventqualia.net/
Se tem algum trabalho nas áreas da infância e adolescência, venha partilhá-lo connosco.
[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, UMinho ]
Chamada de artigos Revista Configurações 22/ Dossier temático “Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas”/ Submissão até 31 dezembro 2018
Coordenadoras Ana Paula Marques (CICS-UMinho/ CICS-NOVA); Miguel Chaves (CICS-NOVA/ FCSH.UNL); Helena Serra (CICS-NOVA/ FCSH.UNL); Paula Urze (FCT-UNL, CIUHCT)
Com a intensificação da crise económico-financeira, que afeta o capitalismo contemporâneo e a confiança no futuro, o trabalho, as organizações e as profissões têm conhecido profundas transformações nas suas práticas, conteúdos e sentidos. Importa, por isso, assinalar os seguintes processos de ressimbolização do espaço social do trabalho: i) exaltação de uma cultura de “risco” e incerteza no quadro da Revolução 4.0; ii) exigências de compromisso e lealdade dos atores sociais em contextos de vulnerabilidade de vinculação laboral; iii) apropriação do controlo gestionário e administrativo pelos grupos profissionais pressionados pelas lógicas de produtividade e de custo/benefício; iv) fragmentação crescente de coletivos de trabalho, tempos de trabalho e estatutos (e.g. “integrados”, “precários”, “bolseiros”, “formandos”), criando comunidades fracionadas e instáveis de interesses; v) maior exposição a situações de subemprego e experiências de desemprego, e fluxos significativos de mobilidade (trans)nacional por grupos sociais alargados, vi) dificuldades de subsistência, assim como de auto e heteroreferenciação identitária perante experiências de desemprego e exclusão social de um número crescente de grupos sociais, com especial destaque para jovens, mulheres, indivíduos desqualificados ou com baixas qualificações e trabalhadores mais idosos; vii) défices de status perante esses mesmos cenários; vii) refluxo da regulação estatal na economia em geral e no trabalho (e emprego) em particular com efeitos na desproteção dos trabalhadores, em especial os mencionados no ponto anterior, e na dessindicalização de amplas faixas da população ativa.
Em suma, os processos globais de mudança social têm vindo a implicar transformações significativas nas organizações, no trabalho, nos grupos profissionais e nos cidadãos em geral. Os contornos destas dinâmicas permanecem, no entanto, em larga medida, por conhecer, compelindo os cientistas sociais a anteciparem futuros possíveis no quadro da crescente incerteza que caracteriza as sociedades atuais. Este dossier temático visa acolher trabalhos originais nos seguintes tópicos:
– Digitalização e autonomização da economia e trabalho
– Tecnologia, comunicação e riscos
– Ecologização das empresas e gestão verde
– Privatização, liberalização e reconfiguração dos serviços públicos
– Mercados (trans)nacionais de emprego
– Migrações, direitos de trabalho e cidadania
– Subemprego, precariedade e desemprego
– Dilemas da educação e formação em contexto de trabalho;
– Profissão, Profissionalização e Profissionalismo;
– Formas de produção de subjetividades no trabalho
– Diálogo social e desafios de concertação coletiva;
– Desenvolvimento, políticas e redes interorganizacionais
Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais, devendo reportar-se a investigações empíricas e apoiar-se numa reflexão teórica robusta. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt até 31 de Dezembro de 2018, em conformidade com as normas disponibilizadas em anexo.
Calendário
Deadline para a submissão do artigo: 31 Dezembro de 2018
Envio da decisão para os autores: 31 Maio de 2019
Publicação da revista: 31 Dezembro de 2019
Informações adicionais encontram-se disponíveis em http://configuracoes.revues.org/
[ Informação Wo(man) XXI and Gender Universes ]
Woman XXI | 2nd International Conference on Woman and Gender Universe(s): Call for papers até 30 de junho
O Woman XXI passa, na sua segunda edição, a Woman XXI | International Conference on Woman and Gender Universe(s), um momento de partilha de reflexões e saberes, não só sobre a Mulher, mas sobre o extenso, complexo e ainda pouco explorado, Universo do Género.
Um encontro informal e multidisciplinar sobre um sem-número de áreas da vida social que, de uma forma ou de outra, gravitam em torno das questões de género e são por elas influenciadas. Um momento propício a olhares holísticos e críticos sobre um conjunto de fenómenos atuais e relevantes que dizem respeito a todos, e que pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre os temas em discussão.
Este é um espaço de partilha de conhecimentos especializados, mas também de experiências quotidianas de todos aqueles que, por questões pessoais ou profissionais, possam estar interessados nesta temática.
Mais uma vez, o Woman XXI abre a porta ao diálogo multidisciplinar, envolvendo áreas variadas num debate de interesse comum: desde a Medicina à Sociologia, passando pelo Desporto, Nutrição, História, Direito, Artes e Arquitetura; todas as áreas se reúnem numa oportunidade única e memorável de partilhar contributos, experiências e saberes.
Venha fazer parte da discussão e acompanhe as novidades através da hashtag #womanxxi2018
Tem trabalhos na área dos Estudos de Género?
Venha partilhá-los connosco!
Mais informações em https://woman.eventqualia.net/pt/2018/inicio/