> Call for Papers: European Sociological Association
Link: https://www.europeansociology.org/opportunities/call-for-papers
> Call for Papers: International Sociological Association
Link: https://www.isa-sociology.org/en/conferences/calls-for-papers/
[ Informação ESA ]
ESA 2019: Call for Research Streams
The Conference Committee and ESA Coordinator are happy to launch the call for Research Streams for the 14th ESA Conference “Europe and Beyond: Boundaries, Barriers and Belonging”, 20-23 August 2019 in Manchester, UK. More information about the conference can be found on the ESA website under ESA 2019 Conference.
Everything else you need to know (eligibility, criteria…) is in the call which you can access at https://www.europeansociology.org/sites/all/modules/civicrm/extern/url.php?u=551&qid=35242
Generally speaking, this call is open to all ESA members in good standing; Research Streams are networks of ESA members constituted to give attention to specific research fields or thematic issues not sufficiently addressed by existing Research Networks.
Please send your proposal until 6 August to the email address indicated in the call – the ESA Coordinator will collect all proposals on behalf of the ESA Conference Committee and make sure that the selection process happens during summer, so that you should receive a reply in early autumn.
We are looking forward to many interesting proposals!
[ Informação Veronica Policarpo, ICS-ULisboa ]
Call for Papers
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa têm o prazer de anunciar a conferência «Animais-companheiros nas vidas dos humanos: desafios sociais e éticos», a ter lugar em Lisboa, nos dia 8 e 9 de novembro de 2018.
Convidamos todos os interessados à apresentação de comunicações orais que versem sobre a temática dos animais de companhia, nas suas relações com os humanos.
Apelamos à submissão de trabalhos reflexivos e com uma sólida orientação teórica, no cruzamento interdisciplinar de campos como o dos Animal Studies, Sociologia, Antropologia, História, Psicologia Social, Psicologia, Direito, Filosofia, Biologia, Medicina, Enfermagem, Serviços Social, Medicina Veterinária, Bioética, Economia, Educação, entre outros.
O prazo de submissão é 15 de julho de 2018.
Todas as informações estão disponíveis em https://animalstudies-ics.wixsite.com/conferencia2018/call-for-papers
Acompanhe o evento no Facebook.
Em caso de dúvida, contacte-nos para conferencia.animais@ics.ulisboa.pt
[ Informação Filipa Subtil, ESCS-IPL ]
EXTENSÃO DO PRAZO: Chamada de artigos Comunicação Pública Número especial “Comunicação Interna Estratégica” (Dez. 2018)_11 Julho 2018
EDITORA CONVIDADA| Sandra Pereira (ICML/ESCS e CIES/ISCTE)
LÍNGUAS | Português; Inglês; Espanhol
DATA LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS | 10 JUNHO 2108 – EXTENSÃO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO ATÉ 10 JULHO 2018
Muitos são os desafios que se colocam hoje na comunicação com os colaboradores das organizações. A forma como as organizações comunicam internamente está a ganhar novos contornos, que trazem a debate inúmeras matérias. A natureza cada vez mais global dos negócios, que altera os princípios e os modelos de trabalho e colaboração, as crescentes exigências dos clientes, investidores e reguladores, os novos contornos do panorama mediático e as dinâmicas impostas pelos meios digitais e sociais, obrigam as empresas a repensar as suas formas de informar e dialogar com os colaboradores. Fala-se hoje em conceitos como o “trabalho remoto” e a “gig economy”, que representam um contexto económico onde as ocupações temporárias são comuns e as organizações contratam trabalhadores para compromissos de curta duração com contratos precários. Assistimos a uma força produtiva cada vez mais móvel, onde o trabalho pode ser feito fora da organização com o colaborador “desacoplado” da empresa. Da mesma forma, o advento do mundo digital propõe diferentes soluções, que resultam num contexto comunicacional mais centrado na partilha e colaboração entre todos os níveis e geografias da organização.
A viragem nos modelos de comunicação interna resulta também de um certo declínio dos estilos de liderança e de comando autoritários e coercivos, com uma crescente aproximação entre os gestores e as bases. Existe hoje nas organizações um maior espaço à voz dos colaboradores e um maior foco nas suas necessidades, podendo estes publicar comentários sobre as suas expetativas e realizações, ou apresentar críticas à linha de comando. Ao mesmo tempo, as novas gerações estão, cada vez mais, a escolher os empregadores em alinhamento com os
seus propósitos e valores, procurando empresas que os estimulem e promovam o seu bem-estar. Isto obriga os gestores a olharem com mais interesse para as estratégias de comunicação interna, cujos propósitos passam por promover o goodwill e a moral interna fundamentais para alcançar o sucesso junto dos os estantes stakeholders da organização.
As questões apresentadas representam alguns dos eixos que queremos propor para debate neste número temático, dedicado à Comunicação Interna Estratégica. Consideramos existirem contributos no estudo desta matéria, desde o alerta feito por vários autores para a reduzida produção teórica da comunicação interna no âmbito da disciplina das relações públicas (Tench & Yomans, 2009, Versic et. al., 2012; Invernizzi at. al., 2012; Rolf, 2015), com a realização de congressos, conferências, e-Books e prémios promovidos por organismos como o Institute of Internal Communication (UK), o Institute for Public Relations (USA) ou o Observatório da Comunicação Interna (Portugal), e a realização de estudos de consultoras internacionais. Há ainda a destacar um conjunto recente de dissertações de mestrado e de doutoramento com foco em estudos de caso que problematizam falhas ao nível das práticas e das ferramentas, mas que também dão a conhecer boas práticas e modelos funcionais em determinados contextos empresariais. Contudo, seria desejável uma maior visibilidade desses trabalhos, abrindo a possibilidade a reflexões conjuntas. Queremos, assim, centrar a abordagem no tema da Comunicação Interna Estratégica, entendida fundamentalmente no quadro das relações públicas e da comunicação organizacional. Aqui será pertinente questionar as fronteiras que delimitam esta área e as ligações que vêm sendo feitas a alguns conceitos mais ou menos “importados” ou “adaptados” de áreas distintas como a psicologia das organizações, o comportamento organizacional, os recursos humanos, a gestão ou o marketing, como é o caso do ‘engagement’, ‘branding interno’, ‘employee advocacy’, etc. Impõe-se também discutir a ligação à cultura organizacional, à responsabilidade corporativa e à ética empresarial,à liderança, à governança, à gestão de risco ou à conformidade.
Será igualmente pertinente apontar novas tendências, ferramentas ou competências neste campo. É nestes termos que o presente número temático ambiciona acrescentar novas e significativas leituras à realidade da Comunicação Interna num mundo global. Assim, serão bem acolhidas propostas inscritas nas problemáticas apontadas, fundamentadas numa investigação académico-científica, com destaque para os seguintes tópicos, embora não se limitando a eles em exclusivo:
– Canais e suportes da comunicação interna (offline e online)
– Influência estratégica e posição na hierarquia do poder
– Comunicação interna e liderança / Empowerment dos líderes
– Comunicação interna e engagement
– Comunicação interna e cultura organizacional
– Comunicação interna enquanto facilitador de mudança
– Medição e avaliação de impactos e resultados
– Voz e empowerment dos colaboradores
– Contributo para os valores e visão da marca corporativa (no âmbito do posicionamento das RP)
– Novos desafios e tendências futuras nas estratégias de comunicação interna
DATAS IMPORTANTES
DATA LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS| 10 DE JUNHO DE 2018 EXTENSÃO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO ATÉ 10 JULHO 2018
DATA LIMITE PARA ENVIO DOS PARECERES FINAIS | 15 DE JULHO DE 2018
ENTREGA DAS VERSÕES FINAIS| 10 SETEMBRO DE 2018
DATA DE PUBLICAÇÃO DO NÚMERO ESPECIAL| 15 DE DEZEMBRO DE 2018
Submissão dos artigos:
Aceitam-se artigos em Inglês, Espanhol ou Português. Os textos completos devem ser enviados em Microsoft Word e conter resumo até 900 caracteres, 5 palavras-chave na língua em que estão escritos e também em inglês (no caso do artigo não estar escrito nesta língua) e os dados de identificação do autor (instituição, categoria, elementos de contacto e área de especialização). Os artigos, com bibliografias, anexos e referências não devem exceder 50.000 caracteres, incluindo espaços, notas, bibliografia, quadros, imagens, etc.; os estudos, notas e recensões individuais não deverão ultrapassar os 10.000 caracteres (Para mais informações, consultar Normas de publicação https://journals.openedition.org/cp/80). Os autores individuais ou coletivos dos artigos publicados renunciam aos seus direitos de autor a favor da Comunicação Pública.
Os artigos devem ser submetidos para o seguinte endereço eletrónico cpublica@escs.ipl.pt
[ Informação CIES-IUL ]
Call for papers para o encontro “Os Desafios da Investigação: questões de método, dilemas éticos e problemas políticos” – NOVO DEADLINE: 29 junho 2018
A pesquisa social é um terreno plural e multidimensional onde se entrecruzam questões epistemológicas e teóricas, dispositivos metodológicos e procedimentos analíticos ajustados às diferentes realidades em estudo. Para além de se desenvolverem em torno destas componentes, os processos de investigação nas ciências sociais configuram, eles próprios, processos sociais que têm subjacente uma multiplicidade de desafios de vária ordem. Com o objetivo de consolidar a reflexão sobre os diferentes tipos de dilemas metodológicos com que os investigadores se deparam, bem como sobre as estratégias que os mesmos desenvolvem para lhes dar resposta, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, promove um segundo encontro sobre o tema, que vem dar continuidade às questões levantadas na primeira edição deste evento (2016).
Apela-se à submissão de contributos que reflitam sobre um ou vários dos seguintes aspetos:
(1) O modo como o uso de métodos de pesquisa consolidados nas ciências sociais tem mudado ao longo do tempo e tem contribuído para atualizar e revigorar técnicas de recolha e de análise dos dados;
(2) Relação entre problemas que resultam da prática de investigação e questões teóricas e metodológicas;
(3) Abordagens metodológicas e técnicas inovadoras em ciências sociais;
(4) Questões éticas e políticas inerentes ao processo de investigação: o acesso, permanência e saída do terreno;
(5) Impactos na investigaçao de dinâmicas globais do campo científico e social, tais como a escolha das agendas de pesquisa ou a configuraçao dos contextos institucionais;
(6) Democratização do conhecimento no processo de produção e disseminação dos resultados de pesquisa.
Os resumos não devem ultrapassar as 350 palavras, devem fundamentar o enquadramento em um ou mais dos tópicos acima referidos e devem conter os seguintes elementos:
.Título do trabalho
.Nome/s do/s autor/es
.Filiação institucional
.Endereço de e-mail.
Data limite para envio: 8 de Junho de 2018
Notificação de aceitação: 31 de Julho de 2018
Os resumos devem ser enviados até 8 de junho de 2018 para o seguinte correio eletrónico: desafios.cies@iscte-iul.pt
[ Informação Congreso CUICIID 2018 ]
Ampliación de fecha para envío de resúmenes al CUICIID 2018 con Editorial GEDISA y Libro de Actas que postula a SCOPUS y WOS
Estimados Colegas y Caros Colegas lusófonos:
Hemos ampliado la fecha de presentación de resúmenes obligatorios (1 página en español o portugués o francés o inglés) para el Congreso en línea CUICIID 2018 (www.seeci.net/cuiciid) hasta el lunes 18 de junio de 2018. Los opcionales (de 2 a 4 páginas totalmente en ingles) siguen convocados de manera flexible hasta el 25 de junio (se pueden presentar un poco después).
Los idiomas para los textos (resumen obligatorio y ponencia final) son: español, portugués, inglés y francés.
Recordamos que este año se desarrolla en colaboración entre la prestigiosa editorial GEDISA (5ª en el índice de Comunicación y 17ª en el General de SPI http://ilia.cchs.csic.es/SPI/prestigio_sectores_2014_2.php?materia=Comunicaci%F3n&tabla_esp=spi_editoriales_comunicacion_2014&tabla_extr=spi_editoriales_comunicacion_2014_extr) y Fórum XXI, y sus Actas en inglés optarán a los Conference Proceedings de SCOPUS y CLARIVATE-WoS.
Fiel a su tradición, la naturaleza de este Congreso es en línea (VIRTUAL y NO PRESENCIAL).
El CUICIID 2018 destaca por su vocación internacional y la amplia visibilización de sus resultados ya que:
1. No será presencial, sino virtual-en línea, como es habitual, para facilitar la participación.
2. Sus resultados curriculares (una vez admitido el resumen tras revisión por dobles pares ciegos) serán publicados en:
A. Ponencia completa como capítulo en libro de papel editado por Editorial GEDISA.
B. Libro de Actas-Resúmenes con ISBN, lo que conlleva certificado de ponente-asistente.
C. NOVEDAD. Libro de Actas-Resúmenes ampliados, en idioma inglés, con ISBN, que postularán a los Conference Proceedings de SCOPUS y a los de CLARIVATE-WoS.
Fechas clave
* AMPLIADO 18 de junio (lunes). Cierre de envío de Resúmenes Obligatorios (pestaña ‘ENVÍO DE RESÚMENES’).
* 25 de junio (lunes) ALGO FLEXIBLE. Envío de informes de aceptación o denegación tras revisión. Se abre la matriculación (pestaña ‘INSCRIPCIONES’) (198 € por autor y ponencia).
* 25 de junio (lunes). Cierre de envío de Resúmenes Opcionales en inglés para postular a los Conference Proceedings de SCOPUS y CLARIVATE-WoS (pestaña ‘ENVÍO DE RESÚMENES’).
* 9 de julio (lunes). Envío de informes de aceptación o denegación tras revisión.
* 9 de julio (lunes). Cierre de matriculación (198 €/autor y ponencia).
* 17 de septiembre (lunes). Envío de artículos-ponencias completas (pestaña ‘PONENCIAS’) que se publicarán en libros de la Editorial GEDISA.
* 24 y 25 de octubre (miércoles y jueves). Celebración del Congreso (virtual, no presencial).
En la edición del 2018 los siete ejes vertebradores (pestaña ‘ÁREAS TEMÁTICAS’), desarrollados mediante las variadas mesas de trabajo que versarán sobre:
1. Comunicación: Comunicación persuasiva, Márketing digital, Neuromárketing, Publicidad, Relaciones Públicas, Periodismo, lo audiovisual, comunicación legal y médica…
2. Docencia: El EEES, metodologías, las TIC, fórmulas y contenidos, políticas educativas…
3. Humanismo: Antropología, Cultura, Patrimonio, Lingüística, Semiótica, Historia, Filosofía, Género, Psicología, Sociología, Sociedad…
4. Innovación: En Ciencias Puras y en Humanidades, las Redes Sociales, los nuevos trabajos doctorales, contenidos actuales, Emprendimiento…
5. Investigación: En Ciencias Puras y en Humanidades, el I + D + i, las investigaciones no regladas, criterios de evaluación…
6. Miscelánea: Prospectiva, Sistémica, Arte…
7. Paneles temáticos específicos propuestos por autores (mínimo 4 ponencias)
Especial relevancia, por ello, adquiere este Congreso para los doctorandos y recientes doctores en cuanto que investigadores de nuevo cuño, ya que la nueva ley permite que algunas partes de sus trabajos doctorales, incluidas las tesis, puedan ser publicados incluso antes de su defensa, novedad ésta que confiere una frescura y fluidez inusitada a los ámbitos investigadores. Por ello, el Congreso CUICIID se erige como plataforma ideal para fomentar el intercambio de experiencias e ideas en el área de la Comunicación y por ello dedica un apartado especial (Miscelánea) a los investigadores, nuevos y consolidados, como los I. P. de Grupos de Investigación, Gestores de proyectos I + D (+ i), doctores, ayudantes, asociados y doctorandos, como elementos punteros dentro del ámbito de innovación e investigación.
Como último punto de interés, este Congreso quiere focalizar sus esfuerzos en animar a los investigadores de otras áreas, inicialmente distantes de la Comunicación, a que colaboren con aportaciones que tengan como base la forma en que se difunden sus trabajos, ya que Ciencia es Comunicación, sea su contenido el que fuere. Con ello queremos patentizar la preocupación que desde el área de la Información/Comunicación se tiene respecto a la difusión de la Ciencia, principalmente en español y portugués, frente al omnímodo inglés.
Por ello invitamos a la Comunidad Docente e Investigadora interesada en divulgar los contenidos de sus investigaciones, como señeros de la aplicación de los conocimientos en Comunicación, a participar en este CUICIID 2018.
Para cualquier duda, los emplazamos en la web: http://www.seeci.net/cuiciid y en nuestro correo: cuiciid2018@forumxxi.net