[ Informação Maria João Guardado Moreira, Escola Superior de Educação do IPCB ]
Last Call- Abstract Submission – 12 outubro – 1º Congresso Internacional em Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento
Não perca a oportunidade de apresentar o seu trabalho e participar no 1º Congresso Internacional em Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento, que se irá realizar nos próximos dias 14-16 de novembro de 2019, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.
Data limite para a última fase de submissão de abstracts: 12 de Outubro
Data limite para registo (Valor sem inflação): 15 de Outubro
Submeta o seu abstract em https://congress.agecomm.pt/event/comunidades-envelhecidas-desafios-para-o-desenvolvimento-2019-11-14-2019-11-16-1/track_proposal
Realize a sua inscrição em https://congress.agecomm.pt/event/comunidades-envelhecidas-desafios-para-o-desenvolvimento-2019-11-14-2019-11-16-1/register
Todos os trabalhos aceites pela Comissão Científica do Congresso poderão ser publicados, de acordo com uma das seguintes alternativas:
– na Revista EGITANIA SCIENCIA*;
– na Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento*;
– na Revista de Psicologia- INFAD – International Journal of Developmental and Educational Psychology*;
– na Revista Portuguesa de Estudos Regionais*;
*Serão publicados os trabalhos aceites pela sua equipa editorial, desde que cumprindo as normas de submissão e publicação da revista; em formato full-paper (edição após congresso).
Conheça mais sobre o nosso congresso e painel de oradores em https://congress.agecomm.pt/
[ Informação FPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem ]
II Seminário Internacional JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: Cruzando Fronteiras – Nova Data – Call for papers até 14 de outubro
O II Seminário Internacional Jovens, Educação, Diversidade e Inovação é um evento científico organizado pela equipa da comunidade prática de investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP com a finalidade de partilhar investigação e intervenção no campo das juventudes e educação.
O seminário BORDER CROSSING pretende ser um desafio às construções sobre o que é ser jovem, às narrativas dominantes sobre juventudes, suas culturas e identidades, suas posicionalidades e territórios.
Este seminário sustenta-se na experiência de investigação em regiões de fronteira e de outras investigações no campo das juventudes, do desenvolvimento local, inclusão e diversidade, e pretende criar um espaço onde o conceito Fronteira, na sua vertente geográfica, mas também analítica e simbólica, possa ser discutido para pensar os/as jovens, as suas agendas e culturas, na relação com as suas regiões e a Europa.
Propõe-se ultrapassar aqui uma ideia mais geopolítica de fronteira e avançar para uma reflexão mais alargada sobre o modo como as disciplinas, os contextos, as organizações pensam as juventudes e o que estas pensam sobre si e o seu lugar no mundo social e educativo.
O II Seminário Internacional JEDI realiza-se no dia 28 de novembro de 2019, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
Convite à submissão de trabalhos:
Convidam-se todos/as os/as interessados/as a submeterem as suas propostas até 14 de Outubro de 2019, num máximo de 300 palavras (referências bibliográficas não incluídas) tomando como referência os seguintes cinco eixos temáticos:
Abordagens de resiliência de escolas e comunidades na construção de percursos educativos de jovens;
Desenvolvimento de competências interculturais em contextos educativos formais e não formais para a inclusão de jovens na sua diversidade;
Culturas digitais, mobilidade e mundo do trabalho;
Inovação social, participação e liderança juvenil;
Jovens e construção de sentimentos de pertença a contextos educativos.
Mais informações:
Site: https://jedi-ciie.wixsite.com/sijedi
Email: jedi@fpce.up.pt
[ Informação Marluci Menezes, LNEC ]
ENCORE 2020 – 4º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios
Alargado o prazo para envio de resumos: 15 de outubro.
Para submissão do resumo e informações sobre o Encontro, ver:
http://encore2020.lnec.pt
[ Informação Raquel Ribeiro, ISCSP-ULisboa ]
ÚLTIMA DATA: Call for papers – Comunicação Omnicanal em Turismo – até 15 Outubro
Informamos que o call for papers para o Dossiê temático: A COMUNICAÇÃO OMNICANAL EM TURISMO, que tem como editoras convidadas Raquel Barbosa Ribeiro e Filipa Fernandes (Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa), foi prolongado até ao próximo dia 15 de Outubro.
Mais detalhes sobre este dossiê podem ser encontrados em https://journals.openedition.org/cp/3849
[ Informação Luísa Veloso, ISCTE-IUL ]
Terceiro Encontro da Associação Portuguesa de Economia Política: “Espaço, Tempo e Economia Política”
(de 30 de janeiro de 2020 a 1 de fevereiro de 2020) – Porto, Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto)
O Encontro destina-se a todos os interessados no estudo da economia, independentemente da área disciplinar. A economia é uma realidade concreta situada num contexto geográfico e histórico. Os vários contextos espácio-temporais produzem uma diversidade e riqueza cultural que não serão completamente compreendidas fora de uma perspetiva transdisciplinar que abarque não só contributos das várias ciências sociais, mas também das ciências naturais, que nos ajudam a compreender as condições materiais de cada território. Esta visão da economia contrasta com as visões segundo as quais existem modelos universais aplicáveis a qualquer contexto geográfico e histórico, tipicamente assentes na perspetiva de que a ação humana pode ser inteiramente explicada como um processo de otimização no contexto de recursos escassos com fins alternativos. O objetivo deste encontro é o de reunir contribuições que perspetivem a economia no contexto de um estudo transdisciplinar da ação humana.
Aceitam-se comunicações que tratem, entre outros, os seguintes temas:
– A economia e o contexto geográfico, histórico e político;
– As instituições económicas;
– A distribuição, a equidade e a reciprocidade;
– As múltiplas escalas das economias;
– As ideias económicas e as políticas de mudança;
– O território e a inovação / o território e a tradição;
– O território e a desigualdade.
Podem ser apresentadas propostas de: 1) comunicações, 2) painéis temáticos compostos por 3 ou 4 comunicações, 3) projetos de tese de doutoramento e 4) posters de dissertações de mestrado. As propostas deverão ser apresentadas na língua das comunicações, podendo-se optar pelo português ou inglês.
As propostas de comunicações, projetos de tese e posters devem conter a seguinte informação:
i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s);
ii) Tipo de proposta (comunicação, projeto de tese ou poster);
iii) Título e 4 palavras-chave;
iv) Resumo (máx. 800 palavras);
As propostas de painéis devem conter a seguinte informação:
i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s) do painel e dos participantes;
ii) Título da sessão e das comunicações;
iii) Resumo da sessão e das comunicações (máx. 800 palavras cada);
Datas Importantes:
4 de Outubro 2019: Data-limite para envio das propostas
31 de Outubro 2019: Notificação de aceitação
30 de Novembro de 2019: Inscrição e pagamento
20 de Dezembro de 2019: Inscrição na Escola de Inverno, posters e projetos de doutoramento
31 de Dezembro: Inscrições tardias e pagamento
Taxas de inscrição:
Participantes até 30 de Novembro
Membros da EcPol – 40 euros
Membros estudantes e desempregados – 20 euros
Outros – 75 euros
Participantes até 31 de Dezembro
Membros da EcPol – 60 euros
Membros estudantes e desempregados – 30 euros
Outros – 95 euros
Escola de Inverno, posters e projetos de doutoramento – 20 euros (gratuito para participantes com comunicação aceite)
Assistência – 20 euros
As propostas deverão ser enviadas para o seguinte endereço: encontro2020@economiapolitica.pt
Comissão Científica:
Conceição Soares (UCP-Porto)
Joana Marques (A3S e CIES-IUL)
João Ferrão (ICS-U. Lisboa)
João Rodrigues (FEUC-U. Coimbra)
José Rio Fernandes (FLUP-UP)
Leonardo Costa (UCP-Porto)
Raúl Lopes (ISCTE-IUL)
Tomaz Dentinho (U. Açores)
Comissão Organizadora:
Francisca Guedes de Oliveira (UCP-Porto)
Gonçalo Marcelo (U. Coimbra e UCP-Porto)
Luís Carvalho (FEP-UP)
Luísa Veloso (ISCTE-IUL)
Nuno Martins (UCP-Porto)
Pilar Gonzalez (FEP-UP)
Organização: Associação Portuguesa de Economia Política
[ Informação Raquel Rego ]
Apelo à submissão de comunicações
Apelo à submissão de comunicações no Painel organizado por Hermes Costa, Ana Espírito Santo e Raquel Rego no próximo Congresso Mundial da Associação Internacional de Ciência Política, intitulado: “Civil Society Groups and Interest Representation”.
Inserido no RC06 Political sociology, esta é uma oportunidade para discutir trabalhos sobre representação política e o conceito de representatividade baseado apenas no número de membros no quadro da aferição da legitimidade dos grupos de interesse.
A submissão das propostas deve ser feita no site do Congresso, aqui: https://wc2020.ipsa.org/wc/home, até dia 10 de Outubro.
Representative associations are crucial actors in any democracy but particularly under corporatist regimes where they are consulted by political and public actors and participate in economic governance. For instance, trade unions and employer associations have succeeded in maintaining their legitimacy for engaging in collective bargaining or social dialogue at the national level through that called social concertation. In most countries, a ‘mutual recognition’ system assesses the level of representativeness despite recommendations from the International Labour Organization over applying objective and predictable criteria. When objective indicators are deployed, the most common indicator is that of ‘density’. Density reflects the number of members an association has in comparison with the total number of its potential members. This indicator has served to assess whether or not trade unions and employer associations are sufficiently representative to justify participation in EU level negotiations in accordance with the Treaty on the Functioning of the European Union. These European negotiations may lead to contractual relations, including agreements susceptible to implementation following a European Council decision. While being the most usual indicator of ‘representativeness’, density does display certain limitations and is actually often unreliable in a factor then contributing to the inefficiency of the political and economic system but also explaining why representativeness remains an enigma within the framework of EU social policies. This panel aims to focus on the internal and external representation of interests related to civil society groups, such as trade unions, employer associations, NGOs, professional organisations, social movements, etcetera. We would particularly welcome papers, both theoretical and empirical, that address representativeness beyond density, i.e. that consider the concept of representation as multifaceted, specifically covering the descriptive and/ or the substantive dimensions. Papers on representation strategies, congruence, challenges and processes are also most welcome.
[ Informação ISA ]
Last week to submit abstracts ISA Forum
IV ISA Forum of Sociology
Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment,
Inequalities, Intersectionality
Porto Alegre, Brazil
July 14-18, 2020
Last week to submit abstracts to sessions organized by the Research Committees, Working and Thematic Group.
Don’t miss the deadline: September 30, 2019 24:00 GMT
https://www.isa-sociology.org/en/conferences/forum/porto-alegre-2020