[ Informação ICCA 2020 – International Conference on Childhood and Adolescence ]
4º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente
(23 a 25 de janeiro de 2020 – Lisboa)
Submissão de Resumos até 1 de Dezembro.
Venha partilhar o seu trabalho, ideias ou experiências!
Mais informações em https://icca.eventqualia.net/
[ Informação Marta Kolodziejska, ESA RN34 ]
CfP: ESA RN34 Midterm Conference 2020
Groningen (Netherlands), 26-28 August 2020
This conference wantsto adopt a broad approach to the study of the relation between religion and different “environments”: the urban environment, the natural environment and the virtual environment. This threefold approach allows us to capture three areas of religious transformation and innovation, which are of high academic and societal relevance in contemporary European societies and beyond. By approaching these three topics, we aim to contribute both to the academic advancement of the sociology of religion in relation to its conceptual and methodological tools and to a broader societal reflection on the dynamic between religion and the urban, natural and virtual environments. Some of the questions we seek to address are the following:
• How do religions and cities interact with one another and transform each other? How does the urban environment affect religious practices and, conversely, how do religious practices and groups transform the urban environment? How are religious and secular meanings negotiated in urban spaces? How do tourism, heritage industries and gentrification processes produce and transform urban religious heritage?
• How do religious groups relate to the natural environment? How do religions see and interpret the ecological crisis and which alternatives do they suggest? How do religious groups conceptualise their role in relation to environmental concerns and claims? Which forms does faith-based environmentalism take? How do religions position themselves in relation to other social actors in environmental concerns?
• How do the virtual environment and religion interact with and affect one another? How does the virtual environment influence how we understand the idea of “religious community” and community in general? How are religion and the concept of religion affected and challenged by the increasingly digitalized world? What challenges and inspirations for religion can the developments in artificial intelligence and virtual reality bring about? What conceptual, epistemological, methodological and ethical challenges are faced by scholars exploring “virtual religion”?
More information at https://www.rug.nl/research/centre-for-religious-studies/research/esa-rn34-sociology-of-religion/
[ Informação Elizabete Queiroz, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ]
KISMIF Conference 2020
Encontra-se aberta a Call para a KISMIF conference 2020.
Mais informações em https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=97103
KISMIF Summer School 2020
Encontra-se aberta a Call para a KISMIF Summer School 2020.
Mais informações em https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=97123
[ Informação Rosalina Pisco Costa, UÉvora ]
CONLAB2020: convite à apresentação de propostas de comunicação nos Grupos de Trabalhos
A Comissão Organizadora do XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) e 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, a realizar em Coimbra, de 2 a 4 de setembro de 2020, convida à apresentação de propostas de comunicação nos Grupos de Trabalhos.
GT73: Sábios, professores e artistas. Artes e saberes em movimento, práticas em transformação
Coordenação: Rosalina Pisco Costa (Universidade de Évora e CICS.NOVA.UÉvora); Adriana Dias de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
De que modo pode o diálogo com as artes ajudar a transformar práticas pedagógicas tendo em vista a construção de saberes e, simultaneamente, a superação de situações de conflito, discriminação e desigualdade em contexto de sala de aula? Na resposta a esta questão inspiramo-nos nas palavras de Max Weber em torno de “A Ciência como Vocação” para daí interrogar o papel e o lugar do professor universitário e as (novas) exigências do “fazer docente”, hoje. Quando se assinalam 100 anos sobre a morte de Max Weber (1920-2020), este grupo de trabalho propõe-se recuperar um conjunto de reflexões-chave, especificamente as que respeitam à docência universitária, à relação entre valores e ensino e à distinção operada entre a figura do “sábio” e do “professor”. A essas figuras somamos a do “artista”, em cujo ethos parecem basear-se as novas utopias em torno da docência. Artista é a pessoa que, dedicando-se a uma arte, a interpreta de forma livre e apaixonada. E que ao praticar essa arte, qualquer que ela seja, exprime o sentimento da arte contagiando os outros e envolvendo-os num contexto de igualdade e beleza. A docência é arte? E o docente, artista? Pós-crise, num contexto (ainda) marcado pela racionalização, especialização, intelectualização e desencantamento do mundo, qual o lugar da arte na (re)reconstrução do papel do professor e na imaginação de um mundo mais igualitário e justo? Este grupo de trabalho apela a contribuições multi, inter e transdisciplinares que a partir dos múltiplos contextos geográficos que compõem a paisagem luso-afro-brasileira ajudem a problematizar o papel do professor na construção de um horizonte de esperança e de mudança. Com as artes em pano de fundo há saberes que se constroem, práticas que se transformam e mundos que se imaginam. Particularmente em contexto universitário, cenário onde muitas vezes se agudizam as desigualdades sociais trazidas pela diversidade etária, de género, condição sócio económica, pertença étnica e cultural, vale a pena pensar o lugar das artes na construção e valorização social do papel do professor, na facilitação da aprendizagem por parte de estudantes e na concretização de uma avaliação justa e verdadeira.
As propostas de comunicação deverão ser compostas por um título com o máximo de 20 palavras, resumo com uma extensão máxima de 200 palavras, e cinco palavras-chave. Os autores deverão identificar-se pelo nome, instituição, país e email. As propostas de comunicação deverão ser submetidas em português. Cada autor só poderá assinar no máximo duas propostas de comunicação. Submissões até 31 de dezembro de 2019.
Chama-se a atenção para facto de cada Grupo de Trabalho só aceitar 10 comunicações.
Para efetivar a apresentação das propostas de comunicação deverá aceder a https://www.conftool.pro/conlab2020. Depois de se registar, escolher o grupo de trabalho e submeter então a proposta de comunicação.
Mais informações em http://ailpcsh.org/conlab2020/