[ Informação SPCE ]

Seminário em homenagem à obra e vida de Eurico Lemos Pires
(6 de dezembro – 14h00 – Braga, Instituto da Educação da Universidade do Minho]

Eurico Lemos Pires foi uma personalidade marcante no campo da educação e da afirmação da identidade plural das ciências da educação. A Lei de Bases do Sistema Educativo tem a sua marca autoral. Não obstante ter contribuído significativamente para a edificação da educação pública democrática, o seu pensamento e ação heterodoxos abriram caminhos para pensarmos fora das barreiras estabelecidas. Porque a sua luminosa escrita continua a ser semente e inspiração, a SPCE promove um encontro para evocar o autor e homem que continua entre nós.

A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação presta homenagem a um dos seus fundadores. Para isso, realiza uma sessão pública e convida os investigadores e investigadoras em ciências da educação a apresentarem, sob a forma de poster, os seus trabalhos de investigação que, de algum modo, tenham sido informados pela produção teórica de Eurico Lemos Pires.

Da organização do sistema educativo, expressa da Lei de Bases do Sistema Educativo – de que foi autor e relator, enquanto deputado da Assembleia da República, e o seu primeiro comentador, em livro de referência que publicou – à educação artística, múltiplos foram os meandros por percorridos pelo pensamento crítico e a ação transformadora de Eurico Lemos Pires. Nesse trajeto, deteve-se na educação básica e nas condições de promoção do sucesso educativo e foi autor do projeto da escola básica integrada. O ensino profissional e a estruturação do ensino superior constituíram outros tantos marcos do percurso, desde a sua experiência de lecionação em Angola à criação de cursos no âmbito do ensino superior politécnico. A educação estética e a formação artística inscrevem-se também no itinerário do pensamento e da ação do autor homenageado. Sobre todos estes tópicos de investigação educacional são aceites propostas de posters, para avaliação por pares, que deverão ser enviados para a SPCE, através do email spce.geral@gmail.com, até 18 de novembro. A proposta deve incluir:

– título
– autor/a/es e afiliação
– resumo com um máximo de 200 palavras indicando objetivos da investigação, referencial teórico, métodos de recolha e análise de dados, principais achados e conclusões
– referências bibliográficas

A comunicação da aceitação das propostas será feita até 25 de novembro. Os posters deverão ser impressos em formato A1 (594mm x 841mm), com orientação retrato (vertical).

 


[ Informação Ana Delicado, ICS-ULisboa ]

2ª Conferência Internacional de Riscos Urbanos
(25-27 de junho de 2020 – Lisboa)

No seguimento da 1ª conferência (ICUR2016) serão abordados temas relacionados com a gestão, avaliação e mitigação de riscos naturais e tecnológicos, assim como o seu impacto na saúde e nas sociedades. Será dada particular ênfase aos riscos associados às alterações climáticas, com importante impacto nas zonas urbanas, e à comunicação do risco. A ICUR2020 destina-se a todos os profissionais envolvidos na temática dos riscos urbanos como, por exemplo, decisores políticos, geógrafos, urbanistas, engenheiros, técnicos da Protecção Civil e investigadores. A ICUR2020 será o fórum ideal para apresentar, discutir e partilhar os seus conhecimentos e experiências. A ICUR é uma conferência bilingue (Português e Inglês), embora se encoraje a utilização da língua inglesa, dado o seu carácter internacional e para permitir seleccionar as melhores comunicações para serem submetidas para publicação numa revista internacional com revisão por pares.
Call for papers aberta até 31 de janeiro de 2020.

Mais informações em https://www.ceru-europa.pt/icur2020/pt/submission.htm

 


[ Informação Nuno Franco Caiado, DGRSP-MJ ]

Revista SOMBRAS E LUZES da DGRSP

A DGRSP encontra-se a preparar o terceiro e o quarto números da revista SOMBRAS E LUZES pelo que está aberto o período para recepção de artigos.
Muito gostaríamos de contar com a vossa contribuição e de outros que possam colaborar na reflexão sobre o amplo leque de temáticas admissíveis de acordo com o regulamento da revista que transcrevemos abaixo.

4.1. As matérias a abordar na revista devem estar relacionadas com os cinco processos operativos chave da actividade da DGRSP:
a. assessoria técnica aos tribunais nas jurisdições tutelar educativa e penal
b. medidas tutelar educativas, com e sem privação da liberdade
c. penas e medidas penais na comunidade
d. penas e medidas com vigilância electrónica
e. penas e medidas privativas da liberdade.

4.2. Os eixos da linha editorial são os seguintes
a. actualização do conhecimento/pensamento e divulgação dos progressos no domínio da investigação científica sobre a delinquência e o desvio, e as formas de intervenção ressocializadora junto de infractores
b. modelos de trabalho/intervenção
c. compreensão dos fenómenos criminais e da desviância juvenil
d. prevenção da reincidência criminal e da delinquência juvenil
e. relação entre as decisões judiciais e a sua execução
f. tendências sociais e políticas criminais
g. promoção da inovação tecnológica na execução das penas
h. questões jurídicas directamente relacionadas com a aplicação e execução de penas e medidas
i. práticas e problemáticas profissionais dos diversos actores da execução penal e tutelar educativa.

Aproveitamos para relembrar que o segundo número da revista está disponível aqui https://dgrsp.justica.gov.pt/Revista-Sombras-e-Luzes

 


[ Informação Lara Maestripieri ]

News of a CfP

We would like to promote among your members a CfP on the Open Access Journal “Frontiers in Sociology” which is entitled “The intersections of Economic Insecurity, Non-Standard Employment and Gender in Southern Europe”. This call aims at collecting contributions that explore the relation between non-standard work and economic insecurity using an intersectional framework. Please find the full CfP on Frontiers website: https://www.frontiersin.org/research-topics/11866/the-intersections-of-economic-insecurity-non-standard-employment-and-gender-in-southern-europe. We are interested in contributions that explores Southern Europe, in a comparative or single country perspective. We welcome all approaches – theoretical and empirical, substantive and methodological, micro and macro, qualitative and quantitative, as well as geographically specific research.

We welcome to receive expression of interest at lara.maestripieri@gmail.com.
The abstract submission closes February 15th 2020.
Frontiers in Sociology is a newly-born project of the open access journal Frontiers, indexed in DOAJ and soon in Scopus.