[ Informação “Encontros 40 anos” ]

Conferência “40 anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal”
(maio de 2022 – Lisboa, Iscte-IUL)

Em 2022 comemoram-se os 40 anos da despenalização da homossexualidade em Portugal, com a publicação do Código Penal de 1982. Esse marco histórico deu origem a uma longa marcha de visibilidade e de conquistas, mas também de combates que ainda prosseguem. A discriminação e a estigmatização das pessoas LGBTI+ não cessa com as muitas alterações jurídicas e políticas que se sucederam nestas quatro décadas. Não está tudo feito, no nosso país, para quebrar a homo/les/bi/trans/interfobia, rumo à visibilidade, à inclusão e à igualdade.

A conferência “40 anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal” irá ter lugar em maio de 2022, no Iscte-IUL. A participação é gratuita.

Apelamos à divulgação do cartaz da conferência, que podem partilhar através da nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/Encontros40anos ), referindo que a chamada de trabalhos está aberta!
Toda a informação em: https://encontros40anos.com/chamada-de-trabalhos/

 


[ Informação FMSMB ]

Chamada de trabalhos | Colóquio “‘São Mesmo as Últimas’: Diário de Lisboa, 1921-1990”

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Colóquio “São Mesmo as Últimas”: Diário de Lisboa, 1921-1990. O prazo de submissão termina esta quinta-feira, dia 30 de setembro.

O colóquio decorrerá a 30 de novembro, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

Jornal de referência no panorama jornalístico português, ao longo dos cerca de 70 anos em que foi publicado, o Diário de Lisboa (1921-1990) foi pioneiro e inovador em muitos aspetos, tendo nele colaborado alguns dos mais notáveis e reconhecidos jornalistas portugueses, assim como grandes figuras da cultura nacional.

No ano em que se assinala o centenário da criação do Diário de Lisboa, importa recordar e evocar este projeto jornalístico incontornável da História Contemporânea de Portugal. Simultaneamente, pretende-se promover e estimular novas investigações, partilhas de conhecimento, reflexões e debates a partir de diferentes abordagens e metodologias.

Apela-se à participação neste colóquio através da submissão de propostas de comunicações enquadradas nos seguintes temas (ou de outros considerados pertinentes):
– O Diário de Lisboa na História Contemporânea de Portugal
– A cobertura jornalística de acontecimentos pelo Diário de Lisboa
– Discursos jornalísticos do Diário de Lisboa
– Jornalistas e colaboradores
– Práticas jornalísticas
– Os intelectuais e o jornal
– Os Suplementos
– As Ilustrações, as caricaturas e os cartoons humorísticos
– Críticas, crónicas e outros géneros jornalísticos
– A Censura e o Diário de Lisboa
– Lisboa no Diário de Lisboa
– O Diário de Lisboa como fonte para a História
Promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC-História, Territórios e Comunidades / NOVA FCSH, a iniciativa integra o programa comemorativo do centenário da criação do Diário de Lisboa.

Calendário
Receção de propostas: até 30 de setembro de 2021
Comunicação de resultados: até 8 de outubro de 2021
Inscrições: até 12 de novembro de 2021

As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do autor ou dos autores, a afiliação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos do autor ou autores.

Formulário para submissão de propostas: https://forms.gle/94QUekyWAdLYHg4M8

Contactos
geral@fmsoares.pt
http://www.fmsoares.pt