[ Informação Trabalho Feminino ]

Colóquio Internacional “Trabalho (no) Feminino: percursos e geografias”
(20, 21 e 22 de junho – Ponta Delgada (São Miguel, Açores)

Integrado no âmbito do Projeto de Investigação intitulado Trabalho (no) Feminino (1850-1926) – Histórias dos Açores (Ref.ª M1.1.C/C.S./022/2019/01), financiado pelo programa PRO-SCIENTIA, do Governo Regional dos Açores, o evento científico Trabalho (no) feminino: percursos e geografias, de caráter multidisciplinar, tem por objetivo principal debater e analisar o papel da mulher no mundo profissional, em contexto urbano, desde o século XIX até meados do século XX. Destacar figuras, identificar profissões e contributos económico-sociais femininos, bem como os seus ecos na cultura e nas mentalidades, é o foco central deste encontro que se associa aos Estudos de Género e pretende ser um contributo para a sensibilização para as questões de desigualdade de género e de oportunidades, transversais a diferentes geografias e épocas.

Irá realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2022 em Ponta Delgada (São Miguel, Açores), em modelo misto (online e presencial), com uma grande diversidade de painéis: Mulheres nas Letras e nas Artes; Mulheres na Saúde e no Ensino; Empreendedoras, Empresárias e Cientistas; Operárias e Artesãs; Trabalho e Empoderamento Feminino; Educação, Emancipação e Feminismo; Percursos Femininos Singulares.

Encontra-se aberto o call for papers, sendo que as propostas deverão ser entregues até o dia 16 de Março e enviadas para o e-mail trabalhonofeminino@gmail.com. Devem incluir: o título, nome do autor e filiação institucional, resumo (até 350 palavras), palavras (máximo 6), indicação do painel em que pretende participar e CV abreviado do proponente.

Mais informações sobre o Colóquio e o projeto podem ser encontradas no site https://trabalhonofeminino.uac.pt/.

 


[ Informação Filipe Guimarães da Silva ]

Colóquio “A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia”
(28 de março – Lisboa, Fundação Mário Soares e Maria Barroso)

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Colóquio “A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia”, que decorre a 28 de março de 2022, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

O Colóquio “A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia” assinala a passagem de 60 anos sobre a Crise Académica de 1962, decorrendo no mesmo ano em que, em Portugal, os dias de democracia superam os de ditadura.

Ao longo do século XX, ocorreram inúmeros quadros de contestação estudantil e diversas transformações no seio dos próprios movimentos. Em todas as circunstâncias, os jornais de associações e organizações estudantis universitárias, e de outros níveis de ensino, foram sempre importantes instrumentos de luta, constituindo uma fonte imprescindível para o estudo desta problemática.

O encontro visa promover o estudo, o debate e a reflexão, bem como a partilha de conhecimento, acerca da Imprensa Estudantil – jornais, revistas, boletins, folhetos, cadernos, entre outros – contribuindo para o aprofundamento do conhecimento sobre os movimentos estudantis manifestantes durante o Estado Novo.

Apela-se à participação neste colóquio através da submissão de propostas de comunicações enquadradas nos seguintes temas (ou de outros considerados pertinentes):

• Génese e desenvolvimento da Imprensa Estudantil;
• Publicações periódicas e a sua história;
• Discursos sobre movimentos estudantis;
• Materiais de propaganda;
• Locais, instituições e protagonistas;
• Protestos, greves, manifestações e prisões;
• Crises Académicas e ativismo estudantil;
• Censura e repressão política;
• Imprensa estudantil e as Guerras;
• Perspectivas comparadas nacionais e internacionais.

Iniciativa promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC-História, Territórios e Comunidades / NOVA FCSH.

Calendário
Receção de propostas: até 28 de fevereiro de 2022
Comunicação de resultados: até 7 de março de 2022
Inscrições: até 25 de março de 2022

As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do autor ou dos autores, a afiliação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos.
Formulário para submissão de propostas: https://forms.gle/QqkGsJwHjhYarVMZ7

Contactos: geral@fmsoaresbarroso.pt / http://www.fmsoares.pt

 


[ Informação Vasco Almeida, Revista Interações ]

Chamada para artigos para o próximo número da “Revista Interações. Sociedade e Novas Modernidades”

Estão abertas as submissões para o novo número da Revista Interações publicada pelo Instituto Superior Miguel Torga. A revista publica trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica nos diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas.
Numa perspetiva editorial interdisciplinar, o objetivo prioritário da Interações é propiciar a reflexão e difusão de conhecimento em áreas das Ciências Sociais e Humanas. A revista aceita artigos de investigação científica, resenhas e ensaios críticos, em português, inglês e espanhol.
A Interações rege-se pelo padrão de revisão double-blind review, garantindo o anonimato de revisores e autores durante todo o processo de revisão.

Data limite para submissão de artigos: 5 de abril
Notificação de aceitação: 31 de maio
Publicação: 30 de junho

Qualquer dúvida deve ser endereçada por email: interacoes@ismt.pt
Os artigos devem ser submetidos através do site: https://interacoes-ismt.com
As normas de publicação e outras instruções para autores podem ser consultadas no site da revista: https://interacoes-ismt.com

 


[ Informação Centro de Investigaçao em Ciencia e Tecnologia das Artes ]

Calls for Abstracts · Spring Seminar 2022

Deadline Call for Papers: February 28
Note of acceptance: March 15

More information and submissions: https://artes.porto.ucp.pt/springseminar

 


[ Informação Helena Vilaça ]

II Simpósio Internacional de Estudos do Catolicismo: abertura de submissões e de inscrições

Estão abertas as submissões para comunicações orais e as inscrições no II Simpósio Internacional de Estudos do Catolicismo, organizado pela Universidade Católica Portuguesa e pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a ser realizado, em formato on-line, de 07 a 10 de março de 2022.

Submissões e inscrições: https://www.even3.com.br/estudosdocatolicismo2022/

O prazo para submissão de comunicação oral é 21/02/2022.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: https://nec-ufjf.com.br/simposio2022/ ou pelo email: simposiocatolicismo@gmail.com

 


[ Informação RC21 Conference ]

RC21 -Athens 2022 | Abstract Submission | Deadline Extended!

On behalf of the Local Organizing Committee, we would like to inform you that the Abstracts Submission Deadline is now extended until February 11th, 2022. Submit on time and don’t miss the chance to make your mark among the contributors and experts of RC21 Conference!

+info: https://mailchi.mp/6bf674013115/welcome-to-rc21-athens-2022-its-time-to-submit-your-abstract-15780730?e=2474792d20

 


[ Informação SOCIUS ]

CALL Novas Etnografias: Imprevisibilidade, Resiliência e Criatividade | VIII Congresso da APA

O VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) irá decorrer entre 6 e 9 de setembro de 2022, na Universidade de Évora.

O período para envio de propostas de comunicação está aberto até 18 de Março de 2022.

+info: https://mailchi.mp/f9dc08d6b959/o-socius-divulga-callnovas-etnografias-imprevisibilidade-resilincia-e-criatividade-viii-congresso-da-apa?e=656dd8b624

 


[ Informação Anna Szwed, ESA RN34 ]

Call for Papers: ESA RN34 biennial conference (Groningen, 13-15 July 2022)

We would like to inform you that the next European Sociological Association RN34 Sociology of Religion biennial conference planned to be held in Groningen will finally be held online. The conference “Religion in an unstable world: Challenges, transformations and future prospects” is going to take place on Zoom, 13-15 July 2022. We extend the reception of proposals until 21 February 2022 and introduce reduced conference fees.

Individual paper abstracts as well as panel proposals with a maximum of four papers per panel are welcome. All interested should submit an abstract of 200 to 250 words, including a reference to the theoretical framework, research question, methodology and main findings. Panel proposals should include the title and a short description of the panel (200 to 250 words), the name and affiliation of the convener(s), and the title, author’s name and abstract (200 to 250 words) for each of the proposed papers. Proposals should be submitted to esarn34-groningen2022@rug.nl.

For further details please visit conference website: