[ Informação Rita Ribeiro, ICS-UMinho ]

CfP 9th Midterm Conference of the ESA Research Network Sociology of Culture

Extensão do prazo para envio dos resumos até 15 de Março.

Mais informações:
> https://www.europeansociology.org/research-networks/rn07-sociology-culture
> https://www.port.ac.uk/news-events-and-blogs/events/cultures-on-the-margins

 


[ Informação Revista Comunicação Pública ]

CFP – Revista Comunicação Pública, Número 33

Call for papers para Comunicação Pública n.º 33 (dezembro de 2022)
Dossiê temático: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Editores: Ricardo Morais (IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia, Universidade da Beira Interior/LabCom) e Patrícia Silveira (IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia, CECS – Universidade do Minho)
Línguas: Português; Inglês; Espanhol

DATA LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 7 de julho de 2022

Abstract

Nos últimos anos, temos assistido a um ataque violento contra os valores da democracia. O crescimento de populismos e de governos autoritários tem contribuído para um retrocesso democrático. Neste contexto de ameaça à democracia liberal, a cidadania e a participação cívica estão, também, em risco. Urge, por isso, refletir sobre o crescimento destas tendências, mas sobretudo é necessário compreender que num cenário dominado pela comunicação mediática e digital, e pela desinformação, é fundamental desenvolver uma literacia para a cidadania, participação e democracia.

Descrição e enquadramento

Nos últimos anos têm sido vários os fenómenos que têm colocado à prova os valores democráticos, ao ponto de hoje podermos falar de um retrocesso das democracias liberais em todo o mundo (V-Dem 2020; Democracy Index, 2019). As transformações políticas que se têm verificado em países como a Hungria, a Turquia ou o Brasil, com a eleição de líderes populistas e a constituição de governos antidemocráticos, são apenas algumas das faces visíveis de um problema maior, que atinge a sua máxima expressão com o aumento do número de autocracias, que é hoje superior ao das democracias, algo que não se verificava desde 2001 (V-Dem, 2020, p. 6).

Os investigadores têm explicado grande parte destas transformações com base na ideia de que os cidadãos deixaram de confiar “no sistema político e nas instituições democráticas” (Belchior, 2015). Essa desconfiança estaria na origem do descontentamento dos cidadãos e na base da sua adesão a políticos populistas, que defendem medidas nacionalistas, protecionistas, mas sobretudo restritivas das liberdades e direitos individuais.

Os meios de comunicação têm sido usados, neste processo, como os principais canais para transmitir as ideias populistas, mas quando estes não estão disponíveis, são as plataformas digitais os veículos privilegiados para atacar os media tradicionais, veicular desinformação e fomentar a polarização dos discursos. Neste contexto, a questão que se coloca é então a de saber se os cidadãos estão preparados para compreender e avaliar criticamente a diversidade de mensagens às quais são expostos na sociedade contemporânea.

O ritmo acelerado com que as informações circulam, sobretudo no mundo digital, aliado às transformações que se verificaram na produção de conteúdos (Bruns, 2007; Anderson, Bell & Shirky, 2014), vieram reforçar a importância de promover a literacia mediática e digital, enquanto estratégia de desenvolvimento democrático. A compreensão crítica e a participação ativa são assim a base de todas as democracias, na medida em que a ausência destas competências impede determinados setores da sociedade de fazerem escolhas informadas, expondo-os a conteúdos falsos e afetando a natureza e qualidade do debate público.

É neste contexto que entendemos que é necessário consolidar o conhecimento científico sobre o conhecimento e as perceções que os cidadãos têm sobre o processo democrático, a participação cívica e a cidadania. Não se trata simplesmente de analisar o que sabem os públicos, sobre os políticos ou as instituições políticas. Pensar numa literacia para a cidadania e democracia é entrar no campo mais amplo da identificação de um conjunto de competências sem as quais os cidadãos não seriam capazes de agir criticamente, em contexto democrático. Neste sentido, esta chamada de trabalhos pretende recolher contributos teóricos e empíricos que possam ajudar a refletir sobre a importância desta literacia para a cidadania e democracia, e mais concretamente que competências devem ser desenvolvidas e que ferramentas podem ser utilizadas para ajudar a combater o retrocesso democrático. Entre outras, procuram-se obter respostas para as seguintes questões: Como preparar os cidadãos para participarem criticamente no processo democrático? Que tipo de conhecimentos, atitudes e competências são essenciais para o exercício da cidadania na era digital? A quem devem ser dirigidas as ações de literacia mediática? Que estratégias podem ajudar a fomentar o interesse dos jovens pela democracia?

Objetivos e enfoques pretendidos

Considerando que a literacia para a cidadania e democracia é o eixo central desta chamada de trabalhos, procuram-se contributos que tenham em conta os seguintes tópicos, embora não tenham de se limitar a eles:

– Literacia mediática, cidadania e democracia
– Desinformação e literacia informacional
– Populismos, polarização e literacia digital
– Exclusão digital, ensino e literacia mediática
– Literacia política e participação cívica
– Políticas públicas e literacia mediática
– Tecnologia, literacia e cidadania digital

DATAS IMPORTANTES

Abertura da chamada de artigos: 1 de março de 2022
Data limite para a submissão de artigos: 7 de julho de 2022
Data limite de envio do parecer de avaliação dos artigos: 15 de outubro de 2022
Entrega das versões finais: 1 de novembro de 2022
Data de publicação do número: 15 de dezembro de 2022

Submissão dos artigos:

A submissão de artigo deve ser feita através da plataforma https://journals.ipl.pt/cpublica/index . É necessário que os autores se registem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se registado basta aceder ao sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Os artigos devem ser submetidos através do modelo pré-formatado para submissão de artigos à Comunicação Pública (https://static.escs.ipl.pt/old/pdfs/investigacao/comunicacao_publica/CPublica-ESCS-Modelo.docx). Para mais informações sobre a submissão consultar Informação para Autores (https://journals.ipl.pt/cpublica/information/authors) e Instruções para Autores (https://journals.ipl.pt/cpublica/about/submissions).

 


[ Informação ERAS Editorial Team ]

Call for Papers European Review of Applied Sociology

European Review of Applied Sociology is a double-blind peer-reviewed scholarly journal that publishes scientific articles, research reports, teaching notes, essays and book reviews. The Journal consistently covers an array of subject areas including social change and social structures, globalization, social networks, communication, law and politics, labor market, migration, ageing, social work, community research, family, social statistics and other topics from applied sociology.

The Editors of European Review of Applied Sociology invite authors to contribute with articles to issue no. 24/2022. Manuscripts are expected to be submitted at eras@e-uvt.ro. The deadline for submission is April 1st. For guidelines on manuscript preparation, please visit the Author Guidelines (https://sciendo-parsed-data-feed.s3.eu-central-1.amazonaws.com/ERAS/Author_Guidelines.pdf).

Contact:
Website: https://sciendo.com/journal/ERAS
e-mail: eras@e-uvt.ro

 


[ Informação Ivone Jacob, Eventqualia ]

Alargamento do prazo de submissão Congresso SPCE

Divulgação do alargamento do prazo para submissão de resumos deste congresso até ao dia 18 de março.

Mais informações em https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/

 


[ Informação Karl van Meter ]

Call – Session Organizers for 3rd RC33 Regional Conference Asia: India & 3rd Interna & Interdisciplinary Conf on Spatial Methods (20-26 Feb, Roorkee, India)

Deadline: 25 March 2022

We are happy to announce that the Global Center of Spatial Methods for Urban Sustainability (GCSMUS or SMUS) together with the Research Committee on “Logic and Methodology in Sociology” (RC33) of the International Sociology Association (ISA) and the Research Network “Quantitative Methods” (RN21) of the European Sociology Association
(ESA) will organize the 3rd International and Interdisciplinary Conference on Spatial Methods for Urban Sustainability (“SMUS Conference”), which will simultaneously be the “3rd RC33 Regional Conference Asia: India”, and take place on site at the Indian Institute for Technology Roorkee (IIT Roorkee, India) from Monday, February 20th, to Sunday, February 26th, 2023. The conference programme will include keynotes, sessions, advanced methodological training courses, Ph.D.
workshops and a social programme. The main conference days will be 23.02. – 25.02.2023. There will be travel grants SMUS members and Indian scholars can apply for.

The six-day conference aims at continuing a global dialogue on methods and should attract methodologists from all over the world and all social and spatial sciences (e. g. anthropology, area studies, architecture, urban design, urban planning, traffic planning and environmental planning, communication studies, computational sciences, digital humanities, educational sciences, geography, historical sciences, humanities, landscape planning, philosophy, psychology, sociology,).
With this intention, we invite scholars from diverse disciplines including social and spatial sciences, architecture and planning, design and environmental behaviour and other scholars who are interested in methodological discussions to suggest a session topic. Conference sessions should mainly address a methodological problem. All sessions on general issues of social science methodology and epistemology as well as on qualitative, quantitative and mixed methods approaches are equally welcome. In addition, we especially invite scholars to suggest session topics on one of the following issues:

1. Spatial methods
2. Architectural research methods
3. Mobile, arts- and/or design-based methods 4. Interdisciplinary and/or transdisciplinary, participatory and/or collaborative research methods 5. Applied research methods for urban design, urban planning, traffic planning and environmental planning 6. Decolonizing social science methodology and overcoming methodological nationalism 7. Methods from, by and/or for the Global South 8. Cross-cultural methods, transnational research and issues of comparability 9. Quantitative methods 10. Qualitative methods 11. Mixed methods 12. Visual research methods 13. Strategies of data collection, storage and access 14. Digital methods, big data and digital humanities 15. Process-oriented, longitudinal and historical methods 16. Evaluation methods and methods of scientific validation 17. Research ethics 18. Methodological issues relevant for specific research topics (for example, urban research, sustainability research, social housing, crime and public safety, or spatial inequalities concerning gender, race and/or ethnicity)

If you are interested in organizing a session, please submit an English-language proposal containing the following information to SMUS India 2023 via
email: smus2023.iitroorkee@gmail.com by 25.03.2022:

* Session Title
* Session Organizer(s) (= name(s), email address(es), institutional
affiliation(s))
* 500-2,000 Word Abstract (= short description of the proposed session and the kind of expected papers)

If you do not receive an acknowledgement of submission within three working days, please resend your submission. The conference organizers will inform you by 15.04.2022 if your session has been accepted. Please note that all sessions must adhere to the rules of session organization as in the RC33 statutes and GCSMUS Objectives (see below).

Please find more information on the above institutions on the following websites:

* Global Center of Spatial Methods for Urban Sustainability (GCSMUS): https://gcsmus.org/
* Subscription to the GCSMUS Newsletter: https://lists.tu-berlin.de/mailman/listinfo/mes-smusnews
* ISA RC33: http://rc33.org/
* ESA RN21: http://www.europeansociology.org/research-networks/rn21-quantitative-methods
* IIT Roorkee: https://www.iitr.ac.in/

 


[ Informação Coordenadação da ST FCV ]

Chamada para comunicações até 18/03/2022 | Painel “Observando o Familiar: dilemas éticos, experiências reflexivas e estratégias metodológicas na pesquisa etnográfica” | Congresso APA

No âmbito do VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), que se realizará na Universidade de Évora de 6 a 9 de setembro de 2022, chamamos a vossa atenção para a chamada de comunicações para o Painel «Observando o Familiar: dilemas éticos, experiências reflexivas e estratégias metodológicas na pesquisa etnográfica» (Painel 101).

Este painel pretende focar especialmente questões metodológicas (dilemas éticos, experiências reflexivas e estratégias diante de dificuldades quando se está a investigar um universo familiar) e aceitará propostas da sociologia, antropologia, ciência política e outras ciências sociais.

As propostas de comunicação podem ser enviadas até 18 de março para o e-mail do coordenador do referido Painel (Rodrigo Vieira de Assis, do CIES-Iscte): rodrigo.assis@iscte-iul.pt.

As propostas deverão ser acompanhadas da seguinte informação: Nome do(s)/da(s) proponente(s), Filiação institucional e endereço de e-mail, Título, Resumo curto (máx. 50 palavras), Resumo longo (máx. 200 palavras).

Mais informações sobre o Congresso, a chamada para comunicações e as regras de submissão poderão ser consultadas aqui: https://apa2022.apantropologia.org/chamada-comunicacoes/

Também poderão conhecer a lista de painéis disponíveis aqui: https://apa2022.apantropologia.org/paineis-aprovados/