[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]
Call for Papers – Colonial and Post-Colonial Landscapes – II International Congress
The aim of this congress is to extend the debate on the repercussions of the decisions aken by the colonial states in the area of territorial infrastructures – in particular through the disciplines of architecture and urbanism – in post-independence development models and the formation of new countries with a colonial past.
More information at https://dinamiacetiul.wixsite.com/congress-archwar/sessions-1
[ Informação Observatorio Crises ]
Chamada para apresentação de comunicações 30 SET | COLÓQUIO “Planeamento Público e Democrático”
(16 e 17 janeiro de 2023 – Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian)
O Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra convida-o/a todos/as os interessados/as a enviar propostas de comunicação para o COLÓQUIO Planeamento Público e Democrático que terá lugar nos dias 16 e 17 de janeiro de 2023, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Apresentação
As profundas transformações vividas pela sociedade portuguesa ao longo das últimas duas décadas colocam hoje um conjunto de desafios relevantes à decisão pública, seja no domínio da economia e da inserção institucional no contexto europeu, seja ainda em matéria de provisão de bem-estar ou dos novos desafios perante os riscos ambientais e sanitários. Em boa verdade, os impactos múltiplos e diferenciados da pandemia na sociedade portuguesa, nos últimos dois anos, parecem ter tornado mais percetível a imbricação entre novas e velhas vulnerabilidades, que importa encarar e a que urge responder.
Nesse sentido, torna-se hoje clara a necessidade de retomar a discussão e reflexão em torno dos processos de produção de escolhas políticas estruturantes e democraticamente sustentados, capazes de desenhar um horizonte estratégico de desenvolvimento em face desses múltiplos desafios. Para os enfrentar, as questões do planeamento ganham uma nova urgência e centralidade nas sociedades democráticas.
Assim, pretende-se convocar a sociedade portuguesa para um debate sobre o planeamento público e democrático enquanto processo participado de capacitação da decisão pública. O objetivo é discutir e compreender o que significa planear; quais os atores pertinentes; as escalas envolvidas; a natureza do processo e os problemas de cada tempo; os resultados a alcançar; os custos da ausência de planeamento; a relação entre as deliberações e a sua execução; a relação com as dinâmicas privadas e com políticas públicas; a forma de tratar as grandes urgências que resultam das alterações climáticas e da insustentabilidade ambiental e os modos como os ciclos políticos acolhem as lógicas de médio e longo prazo e a participação democrática inerentes ao planeamento.
Esta iniciativa é o culminar de um ciclo de seminários que pretenderam ir construindo uma reflexão sustentada sobre as questões do planeamento. Assume a forma de um Colóquio Planeamento Público e Democrático que reúna todas as pessoas interessadas neste tema e vai ter lugar, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2023, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Proposta de comunicações
Devem incidir sobre as várias dimensões convocadas pelos debates e processos de planeamento, e que se relacionem com:
• Desenvolvimento económico
• Sustentabilidade ambiental
• Provisão de bem-estar e serviços públicos
• Território e infraestruturas
• Capacitação da administração pública
• Debates teóricos, abordagens históricas ou comparativas
Não devem exceder as 500 palavras e devem ser enviadas por email para coloq.plan@ces.uc.pt até 30 de setembro.
Algumas das comunicações poderão vir a ser selecionadas para serem desenvolvidas em capítulos e publicadas em livro em 2023.
Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2023/planeamento-publico-e-democratico
Contactos: coloq.plan@ces.uc.pt | Tel +351 211 353 775
[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, UMinho ]
Revista Configurações N.º 30 | Dossiê temático “Conflito, Negociação e Mediação” – Apelo a contributos / Prorrogação do prazo
Coordenação
Pedro Cunha (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa) e Ana Paula Monteiro (Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).
O conflito é um fenómeno transversal a todas as dimensões da vida humana. Preocupações com a guerra e a paz estão, assim, na obra de psicólogos/as e sociólogos/as desde o início das suas ciências. Entendido paradoxalmente quer como acionador de desenvolvimento pessoal e societal (e.g., promove mudanças sociais, estimula novos pensamentos, ajuda a formar o sentido de identidade pessoal e social), quer como propulsor do rompimento das relações interpessoais a todos os níveis (e.g., horrores da guerra, violência entre países, inimizades em famílias), o conceito de conflito tem vindo a ser cada vez mais abrangente e considerado estruturante no sentido de incluir toda a diversidade de processos que integra o ser humano (sentir, pensar e agir). As noções teóricas sobre o conflito e as perspetivas de análise do mesmo evoluíram progressivamente de um conceito circunscrito a meras ações adversas com base na inevitável perceção de escassez de recursos para abordagens mais integradoras, da Psicologia, da Sociologia e de outras Ciências Sociais, que incluem, além da análise de estados psicológicos antagónicos dos/as protagonistas, os processos comportamentais, cognitivos e emocionais que ocorrem, simultaneamente, em situações conflituais. O facto de existir algum consenso sobre os conflitos funcionarem com base na escalada irracional tem alavancado, científica e tecnicamente, grandes avanços no sentido de o foco não estar apenas na sua resolução, mas também na sua gestão construtiva aos mais diferentes níveis da realidade (e. g., escola, família, organizações, política, justiça e saúde, entre outras). Nesse sentido, entendemos que será útil debater, neste vasto campo, questões relacionadas com as diferentes metodologias de gestão construtiva de conflitos, a importância da negociação como pilar essencial das democracias, a utilidade da mediação em diferentes âmbitos de aplicação, a relevância da arbitragem e da conciliação como meios alternativos de justiça e a construção de uma cultura de paz.
Para este número/ dossiê temático, são bem-vindos manuscritos que versem, entre outros, sobre:
• Conflitos em diferentes contextos (escolar, familiar, justiça, comunitário, organizacional, saúde, entre outros) e seus impactos;
• Processos de negociação, mediação, arbitragem e conciliação em diferentes âmbitos (familiar, ambiental, escolar, comunitária, justiça, entre outros);
• Desafios da construção de uma cultura de paz e justiça social.
Dando-se especial destaque a artigos assentes em investigação empírica, serão consideradas, igualmente, revisões da literatura relativa a assuntos de manifesto interesse para o desenvolvimento desta área temática, artigos com descrição e análise de projetos no âmbito da gestão construtiva de conflitos, reflexões com base em relatos de experiências profissionais em contexto de negociação e/ou mediação e recensões críticas de obras relevantes para a análise psicossocial das áreas do conflito, negociação e mediação.
As propostas devem ser endereçadas à Direção da Revista, através do e-mail configuracoes_cics@ics.uminho.pt, até ao dia 30 de junho de 2022.
Recomenda-se aos/às autores/as a leitura das normas de publicação, disponíveis em https://journals.openedition.org/configuracoes/14779.
+ info em https://journals.openedition.org/configuracoes/14810
[ Informação Historia de los sistemas informativos ]
Convocatoria / Call for papers. Congreso Internacional LATINA (no presencial)
El próximo mes de noviembre celebramos el XIV CONGRESO INTERNACIONAL LATINA DE COMUNICACIÓN SOCIAL 2022 (CILCS) en modalidad virtual y en línea (no presencial) http://www.congresolatina.net
Los idiomas del congreso son: español, italiano, portugués, inglés y francés.
Los espacios de trabajo propuestos son actuales, interesantes e imprescindibles en una sociedad que cambia cada día y cada vez a mayor velocidad.
Espacios temáticos:
1. Educando en comunicación: competencias comunicativas en la Educación Superior
2. Comunicación digital
3. Nuevas tendencias e investigación en la comunicación
4. Comunicación persuasiva
5. Comunicación empresarial
6. Comunicación especializada
7. Límites de la comunicación
8. Enseñanza de la comunicación
9. Propuestas de comunicaciones libres
10. Paneles
+info: https://www.campaign-index.com/view.php?J=OhOFjKmrEYQRuB7D547ktg&C=vDREfR5cGU5HEh4f6QtBVQ
[ Informação Roberto Cipriani ]
Call for papers rivista Visioni LatinoAmericane (Issn 2035-6633)
Latin America between socio-environmental, health and conflict emergencies.
Risks, strategic and geopolitical choices, socio-economic repercussions, shortage of raw materials and food.
Reality and perspectives
Deadline: 20 October, 2022
The international magazine Visioni LatinoAmericane (University of Trieste Editions) invites you to send original and unpublished works that propose a critical and reasoned reflection on Latin America between socio-environmental, health and conflict emergencies. Risks, strategic and geopolitical choices, socio-economic repercussions, shortage of raw materials and food. Reality and perspectives.
It is argued from many that the world will no longer be as we used to see it. Conflicts, eco-environmental disasters caused by man and by current development models (neoliberal, sovereign, oligarchic, communist, etc.), disinterest in participation to the management of the res publica, they all leave an increasing and unstoppable space for lobbies of power (economic, business, political, religious, technological, communication / information, etc.) that undermine trust in democracy and its own institutions. A mistrust aggravated by worsen problems which, instead of favoring an equitable and eco-sustainable redistribution of the Earth’s (increasingly limited) resources, lead to a greater and greater concentration of wealth, in an unrestrainable crescendo, in the hands of few people and to an exponential increase in socio-economic inequalities and access opportunities to educational and socio-health services both in so-called developed countries and in developing countries. Wealth most often accumulated by processes of financialization of the economy, by speculation, by new technologies that do not free up work but alienate it, by an economic-productive globalization, now in crisis, which does not correspond to a globalization of the rights of the person, of work, of well-being, of the welfare state.
In such a scenario characterized by fluidity / liquidity and sudden changes, politics seems incapable of giving adequate answers or chases, as happens in some countries, increasing democratic restrictions, sovereign / security policies, fueled by apparently anti-corruption movements, creating / using ambiguity and confusion between religious dictates and social (in) justice, between religion and politics. Is a example perhaps represented by the Apostolic, Pentecostal and Evangelical churches also as the mainmise of the North American vision on Latin American societies?
Democracy, with its formal institutions scarcely revived by citizen participation, is weakened and mostly chases opinion polls. It does not know how to identify projects and strategies that have the common wellness, the person, their own and others’ well-being at the center. Very often elected presidents, in Africa as in Europe, the Americas or Asia, turn into tyrants and / or autocrats.
What reflections and answers can be offered also with the help of the exact, natural, social and human sciences? What contribution can Latin America make starting from its presence in the institutions of regional, international and intergovernmental cooperation?
Essays on free topics are also welcome. The text to be proposed must be drawn up strictly following the editorial rules (For authors), reported on the magazine website (http://www.visionilatinoamericane.com/it; http://www.openstarts.units.it/handle/10077/4947), and using as a cage editorial the template (Template vl). See also the journal policy (Policies).
All articles, which the author declares to be original and unpublished by sending the release, will be subjected to plagiarism check and a double-blind international peer review.
Languages: Spanish, Portuguese, English and Italian.
The delivery date of the articles, between 6,000 and 7,000 words, is October 20, 2022, in Word format (Body 12). A summary, of no more than 50 words, in Italian, English and Spanish, and 5 keywords in Italian, English and Spanish must be included. The essay must be sent to the address: info@visionilatinoamericane.com.
[ Informação XXXIV SIPS Congress & 10th MIIS Conference ]
Social Pedagogy and Intercultural Mediation: Theory and Practice in Social Educational Intervention
Deadline for Abstract Submissions: July 31st!
Themes
1 Theory and Practice in:
– Communities (“real” or “imagined”)
– Family contexts
– Educational territories in public and private spaces (schools, associations, municipalities, institutions)
2 Epistemological conceptions about social pedagogy and intercultural mediation
+info: https://conferencia-miis.eventqualia.net/pt/2022/inicio/