[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, UMinho ]
V Encontro da rede REPORT(H)A | “Energia e desafios socioambientais”
Em 2023, o V Encontro da rede REPORT(H)A decorrerá de 19 a 21 de outubro na Universidade do Minho e terá como tema a “Energia e desafios socioambientais”. Pretende-se criar um amplo espaço de discussão em torno da relação entre fontes e recursos energéticos, por um lado, e as sociedades humanas e o ambiente, por outro, no passado e no presente.
Deste modo, convidam-se os/as investigadores/as, provindos/as das mais variadas áreas científicas e interessados/as na temática da História do Ambiente, a participar neste V Encontro, através do envio de propostas de comunicações ou de posters, contribuindo para o enriquecimento científico em torno da temática proposta.
São bem-vindos trabalhos em português, espanhol e inglês relacionados com os temas:
– Iniquidade ou injustiças no acesso à energia e a recursos energéticos;
– Alterações paisagísticas resultantes da exploração in situ;
– Poluição ambiental;
– Recursos energéticos disponíveis, entre a escassez e a abundância;
– Redes de abastecimento e transporte;
– Usos e conceitos de fontes renováveis e sustentáveis;
– Perceções e resistências à imposição de determinados modelos energéticos.
Simultaneamente, propostas sobre qualquer outro tema relacionado com História Ambiental serão igualmente aceites.
A call for papers encontrar-se-á aberta até ao dia 19 de maio de 2023 e a submissão de propostas deverá ser realizada aqui: https://reportha2023.wixsite.com/report-h-a…/callforpapers.
Informação adicional disponível em https://reportha2023.wixsite.com/report-h-a-2023.
[ Informação Donizete Rodrigues ]
Call for book chapters
Reis, Liliana; Rodrigues, Donizete; Pinto, Paulo Mendes (eds.) (2024). “European Union, Human Rights and Religion – between crises and war”. London: Routledge
Submission: 31 July 2023
Full Chapters: 30 October 2023
Recommended Topics (Europe): Conflicts, war and violations of Human Rights; Immigration, Multiculturalism, Religion and Human Rights; Secularization, Populism; Authoritarianism, Nationalism; Gender and LGBTQIA+ Rights.
[ Informação Revista Comunicação Pública ]
Call – Special Issues/ Dossiês Temáticos (2024-2025)
A Coordenação Editorial da revista Comunicação Pública, publicação da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, convida professores do ensino superior e investigadores com larga experiência a apresentarem propostas de dossiês temáticos a serem publicados no período entre 2024 e 2025. Prazo: 15 de junho de 2023.
1. Apresentação de propostas
A proposta de dossiês temáticos deverá conter os seguintes elementos:
1.1. Nome, grau académico e vínculo institucional do/a(s) organizadores(as);
1.2. Dados curriculares dos proponentes (máximo 100 palavras);
1.3. Resumo e abstract (até 600 caracteres);
1.4. Descrição e enquadramento da proposta (até 3500 caracteres), incluindo os seguintes elementos:
– título (português e inglês);
– objetivos e enfoques pretendidos;
– justificação da relevância;
– referências bibliográficas relevantes sobre o tema (não mais que 10);
– lista de subtemas a serem desenvolvidos.
As propostas deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx para cpublica@escs.ipl.pt (Assunto: Proposta de dossiê – seleção 2024-2025) até as 23h59min do dia 15 de junho de 2023.
2. Avaliação das propostas de dossiês temáticos
2.1. Os organizadores dos dossiês devem ter o grau de doutor e reconhecida liderança na sua área.
2.2. As propostas recebidas serão analisadas pela Comissão Editorial da Comunicação Pública tendo em conta os critérios do presente edital.
2.3. Serão considerados como critérios fundamentais da avaliação:
originalidade, principalmente em relação às temáticas de dossiês anteriormente publicados na Comunicação Pública;
relevância e atualidade;
clareza e coerência;
abrangência da temática, de modo a permitir, inclusive, a diversidade nacional e internacional dos artigos;
adequação ao projeto editorial da Comunicação Publica (https://journals.ipl.pt/cpublica/Projedit)
2.4. Serão excluídas as propostas que não atenderem aos critérios que regem as normas de publicação da Comunicação Pública (https://journals.ipl.pt/cpublica/about/submissions).
2.5. A Comissão e a Coordenação Editoriais ficarão responsáveis pela avaliação de dossiês e divulgação dos resultados até dia 15 de setembro de 2023.
3. Processo de avaliação das propostas de dossiês e respetivos artigos
3.1. Depois de aprovados os dossiês, a Comunicação Pública fará uma chamada pública para artigos referentes às temáticas dos dossiês aprovados.
3.2. A primeira etapa da avaliação, a escolha de artigos pertinentes a cada dossiê, ficará sob a responsabilidade do organizador com a supervisão da Coordenação Editorial.
3.3. A segunda etapa da avaliação do mérito dos artigos seguirá a mesma dinâmica dos artigos avulsos publicados pela Comunicação Pública (double blind refereeing).
3.4. A terceira etapa, sob a responsabilidade do organizador com a supervisão da Coordenação Editorial, constitui a organização do dossiê e a respetiva apresentação (introdução).
3.5. Depois de aprovados, todos os dossiês e artigos entrarão em fase de produção independentemente da ordem de publicação estabelecida na etapa anterior. Esta norma visa proteger a revista dos atrasos e cancelamento dos dossiês.
4. Atribuições dos organizadores dos dossiês aprovados para publicação
Compete ao(s) organizador(es) do dossiê:
4.1. divulgar o dossiê e incentivar o envio de artigos para a chamada pública;
4.2. participar, conjuntamente com a Coordenação Editorial da Comunicação Pública, na escolha dos artigos pertinentes a submeter a double blind refereeing;
4.3. preparar um texto de apresentação que problematize, sob o ponto de vista académico, o tema escolhido, e enquadre os artigos selecionados;
4.4. organizar a versão final do dossiê, com a supervisão da Coordenação Editorial;
4.5. informar os editores a respeito de eventuais imprevistos relativos à publicação.
5. Política editorial relativa aos dossiês
5.1. Os originais dos artigos integrantes dos dossiês serão submetidos a revisores (double blind peer review), obedecendo às mesmas regras dos artigos avulsos (https://journals.ipl.pt/cpublica/about/submissions).
5.2. Caberá à Coordenação Editorial escolher as datas de publicação dos dossiês dentro do biénio.
5.3. Só serão publicados dossiês que tiverem o mínimo de 3 (três) artigos com pareceres favoráveis.
5.4. Em caso de impossibilidade de publicação de algum dos dossiês aprovados, será convidado o próximo classificado e assim sucessivamente caso seja necessário.
5.5. Os artigos aprovados dos dossiês cancelados poderão ser publicados como artigos avulsos para atenuar os problemas advindos do cancelamento.
5.7. Os casos omissos serão analisados pela Coordenação Editorial.
[ Informação RICOT ]
Call de submissão de comunicações CICOT2023
6º Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho (5 a 7 de setembro, 2023)
A Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho (RICOT), iniciativa promovida pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto em parceria com uma rede de instituições, vai realizar no ano de 2023 a sexta edição do seu congresso (CICOT2023).
O CICOT2023 decorrerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2023 e será em modo híbrido, com sessões presenciais e outras online. A vertente presencial será realizada no edifício da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O congresso também contará com a organização da 1ª Escola de Verão sobre Condições de Trabalho, considerando a disponibilização de um conjunto de workshops de formação integrados na programação do congresso.
Podem ser submetidas propostas de comunicação em todas as áreas relacionadas com as condições de trabalho. As línguas oficiais do congresso são o português, espanhol e inglês. As comunicações aprovadas podem ser apresentadas no congresso de forma presencial ou à distância (online).
Veja todas as informações sobre o congresso e o processo de submissão de resumos em: https://ricot.com.pt/PT/congresso.php
Cronograma da Call de Comunicações
– Submissão de resumos (1000 a 100 palavras): Até 26 de junho de 2023
– Notificação com parecer: Até 17 de julho de 2023
Edições Especiais do Congresso
As/os autoras/es com propostas de comunicação aprovadas terão os seus resumos publicados no CICOT 2023 Proceedings Book (em suporte digital, com ISBN e DOI).
Após o congresso, as/os autoras/es serão convidadas/os a participar num dossiê temático no International Journal on Working Conditions (revista indexada e com revisão por pares).
Podem, ainda, ser considerados outros tipos de publicações, mediante o volume e temáticas dos artigos completos submetidos.
[ Informação ESEIS ]
Call for Papers | I INTERNATIONAL WORKSHOP ON CONSPIRACY THEORIES AND HATE SPEECH ONLINE
(Universidad de Huelva – Online, 12-14 de julio de 2023)
El Workshop es organizado por el equipo del proyecto PID2021-123983OB-I00 que está integrado por el Centro de Investigación en Pensamiento Contemporáneo e Innovación para el Desarrollo Social (COIDESO), el grupo de investigación Estudios Sociales E Intervención Social (ESEIS), el grupo de investigación Ingeniería de la Información y el Conocimiento (I2C), el Centro de Investigación en Tecnología, Energía y Sostenibilidad (CITES) y el Laboratorio de Ciencias Sociales Computacionales Aplicadas (CISCOA-Lab), todos ellos pertenecientes a la Universidad de Huelva. Otras entidades europeas implicadas en la organización son el grupo internacional de Narratives & Social Changes – International Research Group (Universidad de Salerno, Italia), el Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs, Universidad del Algarve, Portugal), el Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora, Portugal) y el Internacional Lab for Innovative Social Research (Universidad de Salerno, Italia). En Latinoamérica forman parte de la organización el Instituto de Humanidades y Ciencias Sociales (INHUS), unidad dependiente del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y de la Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) en Argentina y la Facultad de Ciencias Sociales, Artes y Educación de la Universidad Técnica de Cotopaxi en Ecuador (UTC).
Durante estos días pretendemos trabajar en torno a los grandes ejes temáticos de las teorías de la conspiración y los discursos de odio en línea, sin descartar otros aspectos que conectan con ellos como la desinformación o las noticias falsas, así como con la idea de recabar y analizar estrategias para la detección automática y el análisis de narrativas y redes sociales. De forma más concreta, en el Workshop se pretende examinar y comparar los avances de investigación en estos grandes ejes de forma general, y particularmente en relación con la pandemia de COVID-19, y en conexión con la experiencia de inmigrantes, refugiados y personas LGTBIQ+, considerando el género de manera transversal.
Call for Papers detallado:
[ Informação Ana Delicado, ICS-ULisboa ]
Call for Abstracts: SSTNET Virtual Workshop 2023
(11-15 September, online)
It is a truth universally acknowledged that we live in troubled times. Some call this policrisis, with so many threats and disasters engulfing humanity at the same time. Many look to science and technology as a potential solution to many of these threats. And it is true that science brought us an effective vaccine for SARS-COV2 in record time and that innovative technologies are a key resource for indispensable Food-Energy-Mobility-Digital transitions. But at the same time, science and technology also generate new problems and challenges. From robots that can take our jobs to AI that can be used to make life and death decisions, from genetic manipulations that can have unforeseen consequences to geoengineering experiments that can change the world. And the fabric of science itself seems to be unraveling, with millions of scientific papers being published each year, accompanied by a decreasing ability to perform sound peer review, a mounting replication crisis and an accumulation of cases of downright scientific fraud.
In the interim year before the next ESA Congress, the SSTNET – ESA RN24 Science and Technology Board thinks it is suitable that we create a space of discussion for research on some of these challenges. We therefore invite all network members and STS scholars to take part in a virtual workshop that will take place over five afternoons in mid-September. The workshop will comprise five thematic strands:
· Trust in Health Data: representations, reflections and diffractions, conveners Paraskevas Vezyridis (Nottingham University Business School, UK) and Aaro Tupasela (University of Helsinki, Finland)
· Building ‘trustworthy’ AI for public sector, conveners Marta Choroszewicz (University of Eastern Finland, Finland) and Heta Tarkkala (University of Helsinki, Finland)
· Publish, or Perish. Is that the question?, conveners Paolo Parra Saiani (University of Genoa, Italy) and Luís Junqueira (ISCTE-IUL, Portugal)
· Surviving in academia: is temporary employment compromising scientific progress? convenors: Ana Ferreira (CICS.NOVA, Universidade Nova de Lisboa, Portugal) and Asli Vatansever (Bard College Berli, Germany)
· PhD research in STS, convenors: Melissa Sessa (Sapienza University of Rome) and Ana Delicado (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
Full cal: https://sstnetvirtualworkshop2023.wordpress.com/
Please send abstract proposals to the conveners of the thematic strands (300 words max.).
Deadline: 31st of May 2023
[ Informação Fórum XXI ]
Extensão da data de submissão dos resumos ao CUICIID 2023 (não presencial) organizado pela editora suíça PETER LANG e Fórum XXI
A data para submissão de RESUMOS foi prorrogada até 16 de maio.
Mais informações em https://www.campaign-index.com/view.php?J=mQTuaDA2z7892ralKfQzqR3w&C=qxyjyK9ViN763Bf0YEnL0Kag