Procurando fortalecer a articulação entre a investigação produzida em contextos de investigação ação e em contextos de investigação “pura”, e indo ao encontro da matriz subjacente à criação da Revista, a SOCIOLOGIA ON LINE, considera que deve acomodar diferente tipos de textos que deem conta da diversidade de atuação dos sociólogos.
Assim, encontra-se aberta em permanência a chamada para o envio de textos que resultem de contextos de investigação aplicada, investigação-ação.
Estes textos, como todos os outros, serão sujeitos a uma avaliação independente de, pelo menos, dois especialistas, sob condição de duplo anonimato.
A SOCIOLOGIA ON LINE é uma revista científica eletrónica da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). A revista tem uma política de acesso livre ficando todos os artigos imediatamente disponíveis e sem custos para os utilizadores/leitores e suas instituições. Os seus autores e respetivas instituições de pertença não incorrem em qualquer custo associado à submissão, edição, revisão e/ou publicação dos artigos.
Nesta revista publicam-se artigos originais incluindo trabalhos de investigação assim como textos de reflexão sobre a formação em Sociologia. Investigação, formação e profissionalização serão, assim, três dimensões que se cruzam e que conferem especificidade à SOCIOLOGIA ON LINE.
A revista pretende ter uma circulação de âmbito internacional. Por esta razão, na SOCIOLOGIA ON LINE aceitam-se propostas para publicação de artigos em Português, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês.
Os artigos serão sujeitos a avaliação independente de pelo menos dois especialistas, sob condições de duplo anonimato.
A revista é publicada ininterruptamente desde a data da sua fundação, 2010, apresentando desde 2016, três números por ano e está indexada na Latindex, ERIH PLUS, DRJI e OAJI.net, e está classificada na Qualis-Capes (Brasil). Além disso, está sob avaliação na SHERPA/RoMEO, The Publication Forum (Finlândia) e SciELO Portugal.