Ciclo de Webinars
Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas da Associação Portuguesa de Sociologia
Caros/as Colegas,
Com o propósito de dignificar e, simultaneamente, ampliar e renovar o património desta área, a Secção Temática “Classes, Desigualdades e Políticas Públicas” da Associação Portuguesa de Sociologia organiza, em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o Observatório das Desigualdades, um Ciclo de Webinars dedicado a debates emergentes nestes âmbitos temáticos.
Com uma periodicidade mensal, e sessões de 90 minutos, divididas entre apresentações pelos/as convidados/as e discussão com os/as demais participantes, este ciclo de debates online, de acesso livre e aberto à comunidade sociológica e científica em geral, pretende configurar um espaço de apresentação de novas perspetivas, objetos e análises, mobilizando para tal as contribuições de investigações em curso ou recentemente concluídas e incidindo sobre a realidade portuguesa, com abertura a outros enquadramentos sociais e territoriais.
Poderão visitar o site da Secção em:
https://stnr.aps.pt/classes-desigualdades-politicas-publicas/inicio/
A Equipa Coordenadora,
João Queirós, Pedro Abrantes, Sara Franco da Silva
Parceiros: Instituto de Sociologia – UP e Observatório das Desigualdades
Realiza-se no dia 26 de junho, quarta-feira, pelas 13:00, via zoom, a 8ª Sessão do Ciclo de Webinars sobre “Classes, Desigualdades e Políticas Públicas: Debates Emergentes”, que esta Secção Temática da Associação Portuguesa de Sociologia vem organizando em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o Observatório das Desigualdades.
A oitava sessão deste Ciclo é dedicada à temática das políticas de rendimento mínimo. A dinamização estará a cargo de Bruno Miguel Oliveira, A comunicação inicial intitula-se “Inovação nas políticas de rendimento mínimo: exemplos de Barcelona e Utrecht”.
Tendo como foco de análise os esquemas de mínimos sociais na Europa, procurou-se compreender os fatores que levaram ao surgimento da política inovadora no contexto de política social em dois estudos de caso – Barcelona e Utrecht. Através de uma metodologia qualitativa, inspirada no método de process-tracing e com recurso a entrevistas, focus groups e análise documental,
pretende-se fomentar um debate sobre o futuro dos regimes de proteção mínima no quadro dos Estados-providência e a ideia de rendimento básico.
Bruno Miguel Oliveira é Licenciado em Sociologia, Mestre em Gestão e Políticas de Recursos Humanos, Pós-graduado em Análise de Dados e Doutorado em Políticas Públicas (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa). Investigador integrado no DINÂMIA’CET-Iscte.
A esta comunicação segue-se um período de debate com os/as participantes no Webinar.
Cartaz da sessão AQUI!
Online – ZOOM | ID da Sessão: 943 2687 3059| Senha: 862975
Realizou-se no dia 22 de maio, quarta-feira, pelas 13:00, via zoom, a 7ª Sessão do Ciclo de Webinars sobre “Classes, Desigualdades e Políticas Públicas: Debates Emergentes”, que esta Secção Temática da Associação Portuguesa de Sociologia vem organizando em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o Observatório das Desigualdades.
A sétima sessão deste Ciclo foi dedicada à temática do consumo e das práticas alimentares. A dinamização esteve a cargo de Vasco Ramos, A comunicação inicial intitulou-se “Classe social, consumo e gosto no Portugal Contemporâneo: resultados e pistas para Investigação futura sobre práticas alimentares”.
Esta comunicação parte de um estudo que aferiu a validade da hipótese Bourdieusiana de homologia entre o espaço social e o espaço do consumo alimentar, contrastando-a com outras que enfatizam a homogeneização e a individualização dos padrões de consumo. Discutem-se os desafios e limitações a este tipo de abordagem e o significado dos resultados para a compreensão das tendências das práticas alimentares na sociedade portuguesa.
Vasco Ramos é Doutorado em Sociologia pela Universidade de Lisboa Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente coordena o projeto de investigação FoodHabCrisis que examina o impacto das recentes crises nas práticas alimentares em Portugal.
A esta comunicação seguiu-se um período de debate com os/as participantes no Webinar.
Cartaz da sessão AQUI!
Online – ZOOM | ID da Sessão: 916 3373 8413 | Senha: 938364
Realizou-se no dia 17 de abril, quarta-feira, pelas 13:00, via zoom, a 6ª Sessão do Ciclo de Webinars sobre “Classes, Desigualdades e Políticas Públicas: Debates Emergentes”, que esta Secção Temática da Associação Portuguesa de Sociologia vem organizando em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o Observatório das Desigualdades.
A sexta sessão deste Ciclo foi dedicada à temática da regulação dos acidentes de trabalho. A dinamização estará a cargo de Vanessa Rodrigues, socióloga, investigadora do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. A comunicação inicial intitula-se “Trajetórias pós-acidente de trabalho em Portugal: notas de pesquisa sobre uma política pública suportada num regime de responsabilidade privada”.
A esta comunicação seguiu-se um período de debate com os/as participantes no Webinar.
Cartaz da sessão AQUI!
Online – ZOOM | ID da Sessão: 916 3373 8413 | Senha: 938364
A próxima sessão deste Ciclo terá lugar a 22 de fevereiro de 2024, quinta-feira, pelas 13:00, via Zoom, e será dedicada “A invocação e a regulação do assédio: notas sobre o poder (de) disciplinar”.
A dinamização estará a cargo de Ana Oliveira, Socióloga. Investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES), Doutorada em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra.
A esta comunicação seguir-se-á um período de debate com os/as participantes na sessão.
Neste seminário, pretende-se explorar algumas características, manifestações e dilemas que acompanham a formação de um domínio de saber em torno do assédio e o expansionismo do poder disciplinar, partindo de uma análise sociojurídica ao universo judicial e ao governo de diferentes contextos institucionais.
Cartaz da sessão AQUI!
Online – ZOOM
ID: 984 0232 2453 | Senha: 380033
A quarta sessão deste Ciclo aconteceu no dia 17 de janeiro de 2024, quarta-feira, pelas 13:00, via Zoom, e foi dedicada ao tema da relação entre desigualdades e educação. A dinamização esteve a cargo de Inês Tavares, Licenciada, Mestre e Doutoranda em Sociologia (ISCTE-IUL), membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e investigadora do Observatório das Desigualdades.. A comunicação inicial intitulou-se “Escola e reprodução das desigualdades sociais em Portugal: uma abordagem empírica, multidimensional”; a esta comunicação seguiu-se um período de debate com os/as participantes na sessão.
Partindo de uma análise extensiva aos estudantes matriculados no ensino básico e secundário em Portugal, pretende-se explorar empiricamente a reprodução das desigualdades por via da escola, abordando diversas dimensões sociais, das escolas e do sucesso escolar.
Cartaz da sessão AQUI!
Licenciada, Mestre e Doutoranda em Sociologia (ISCTE-IUL). Membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e investigadora do Observatório das Desigualdades.
A terceira sessão deste Ciclo aconteceu no dia 13 de dezembro, quarta-feira, pelas 13:00, via Zoom, e será dedicada ao tema da “Habitação”.
A dinamização esteve a cargo de Sónia Alves, doutorada em sociologia e investigadora Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL). A comunicação inicial intitula-se “A desigualdade como um produto intencional das políticas de habitação”; a esta comunicação seguiu-se um período de debate com os/as participantes na sessão.
Esta comunicação reflete sobre o papel dos estudos de análise comparada internacional para problematizar os mecanismos da (re)produção das desigualdades. Oferece recomendações para a adoção de princípios de não discriminação e de não segregação, bem como para a proteção dos mercados de habitação locais/regionais.
Cartaz da sessão AQUI!
Investigadora do Instituto de Ciências Sociais (ICS/UL) Doutorada em Sociologia (ISCTE-IUL); Mestre em Planeamento Urbano (FEUP/FAUP); Licenciada em Geografia (FLUP). Nos últimos anos tem investigado as políticas de habitação e de planeamento urbano, buscando contribuir para o combate à segregação.
A segunda sessão deste Ciclo aconteceu no dia 15 de novembro de 2023, quarta-feira, pelas 13:00, via Zoom, e foi dedicada ao tema das “Mobilidades e Desigualdades”.
A dinamização esteve a cargo de Catarina Sales Oliveira, socióloga, professora da Universidade da Beira Interior e investigadora do CIES/ISCTE-IUL.
Apresentação e debate em torno de teorias e metodologias para a investigação sociológica e a intervenção social em torno
das mobilidades e a sua relação com as desigualdades sociais.
cartaz da sessão AQUI!
Professora de Sociologia e Diretora do Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social na Universidade da Beira Interior (UBI). Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ISCTE-IUL).
A primeira sessão teve lugar no dia 13 de outubro de 2023, pelas 13 horas, em formato online (via Zoom).
Foi dedicada ao tema das desigualdades sociais de saúde e foi dinamizada pela professora e investigadora Sara Conceição, tendo como título: Desigualdades sociais de saúde – O que são, como se manifestam, como podem ser estudadas?.
As desigualdades sociais de saúde podem ser definidas como disparidades sistemáticas observadas no estado de saúde de indivíduos, ligadas a critérios de diferenciação social (Aïach, 1996; Whitehead e Dahlgren, 2007), que se manifestam através de um padrão estável e duradouro. Documentadas desde o final do século XIX, estas desigualdades não só perduram como, em diversos contextos, se intensificaram. Apesar disto, elas continuam a constituir-se frequentemente como um ponto cego do espaço social (Fassin, Aïach, Philippe, 1997), sustentado por representações amplamente partilhadas que, iludindo os processos sociais inscritos nos corpos (Fassin, 2005), identificam a saúde e a doença como fenómenos eminentemente naturais. Em Portugal, elas permanecem amplamente sub-investigadas. Mobilizando diversos estudos, nacionais e internacionais, esta comunicação procurará fazer uma pequena introdução ao tema.
Consulte o cartaz aqui.
Sara Conceição é professora de sociologia na Universidade Sorbonne Paris Norte e doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde foi bolseira da FCT. Também na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é investigadora do Instituto de Sociologia. Antes disto, trabalhou, em Paris, como gestora de projetos pedagógicos, coordenadora associativa e professora de ciências económicas e sociais. Foi Assistente do Programa Europeu Grundtvig. Em Portugal, trabalhou como formadora e mediadora social, no âmbito de projetos financiados pelo FSE/POPH. Publicou diversas traduções científicas em sociologia (Fr-Pt-Fr) e artigos em revistas especializadas. Foi avaliadora para o Collège universitaire de Sciences Po e integra, desde 2021, o comité pedagógico de Arte Éducation.