20, 21 e 22 de junho de 2022 | Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Integrado no âmbito do Projeto de Investigação intitulado Trabalho (no) Feminino (1850-1926) – Histórias dos Açores (Ref.ª M1.1.C/C.S./022/2019/01), financiado pelo programa PRO-SCIENTIA, do Governo Regional dos Açores, o evento científico Trabalho (no) feminino: percursos e geografias, de caráter multidisciplinar, tem por objetivo principal debater e analisar o papel da mulher no mundo profissional, em contexto urbano, desde o século XIX até meados do século XX. Destacar figuras, identificar profissões e contributos económico-sociais femininos, bem como os seus ecos na cultura e nas mentalidades, é o foco central deste encontro que se associa aos Estudos de Género e pretende ser um contributo para a sensibilização para as questões de desigualdade de género e de oportunidades, transversais a diferentes geografias e épocas.
Irá realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2022 em Ponta Delgada (São Miguel, Açores), em modelo misto (online e presencial), com uma grande diversidade de painéis: Mulheres nas Letras e nas Artes; Mulheres na Saúde e no Ensino; Empreendedoras, Empresárias e Cientistas; Operárias e Artesãs; Trabalho e Empoderamento Feminino; Educação, Emancipação e Feminismo; Percursos Femininos Singulares.
Encontra-se aberto o call for papers, sendo que as propostas deverão ser entregues até o dia 16 de Março e enviadas para o e-mail trabalhonofeminino@gmail.com. Devem incluir: o título, nome do autor e filiação institucional, resumo (até 350 palavras), palavras (máximo 6), indicação do painel em que pretende participar e CV abreviado do proponente.
Mais informações sobre o Colóquio e o projeto podem ser encontradas no site https://trabalhonofeminino.uac.pt/.