Em 2019 a APS e a APSIOT promoveram a aplicação de um inquérito por questionário dirigido a diplomados em Sociologia acerca das suas competências e práticas profissionais bem como relativamente à sua atividade associativa.
Os primeiros resultados deste levantamento seriam apresentados num encontro subordinado ao tema “A Sociologia dentro e fora da academia” que chegou a estar agendado para 26 de março de 2020 e que não se concretizou devido ao confinamento decretado por motivos do COVID-19. Foram posteriormente apresentados no Congresso da APS ocorrido já em 2021.
É reconhecido que os sociólogos trabalham dentro e fora da academia em múltiplas áreas e desempenham funções desde o nível mais elevado das organizações até às mais operacionais.
Mas quais são as funções mais detalhadas que desempenham?
O seu exercício tem uma marca de especificidade face às de profissionais de outras áreas formativas? Identificam-se profissionalmente como sociólogos? O que significa para cada um ser sociólogo?
E como veem as associações que os representam? A Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e a Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT) procuraram dar resposta a estas questões, através da aplicação de um inquérito por questionário aos diplomados em sociologia portugueses.
Os resultados apurados permitiram um mapeamento destes diplomados, relativamente à sua condição profissional e às representações que têm dela, bem como relativamente à vida associativa.
Veja AQUI o relatório.