A FCT abriu um concurso para atribuição de 50 bolsas de investigação para doutoramento, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.
Não negamos a urgência e a relevância do estudo das origens e impactos da COVID-19. Contudo, afastamo-nos de uma visão da ciência que continuadamente desconsidera o papel potenciador de um financiamento estratégico contínuo, da estabilização de recursos humanos e da relevância da investigação fundamental, privilegiando-se uma ciência imediatista e exclusivamente orientada por agendas temáticas fechadas.
Sublinhamos ainda que, perante uma pandemia que é, antes de mais, um desastre social, causado primordialmente por ações humanas e com consequências societais da maior profundidade, nomeadamente no agravamento das desigualdades sociais, a APS manifesta o mais vivo repúdio pela exclusão das ciências sociais dos temas propostos no presente concurso. Infelizmente, tal reproduz a miopia de um modelo reducionista que é incapaz de compreender a complexidade deste fenómeno e que, em boa medida, o potenciou.
Pela Direcção
João Teixeira Lopes
Presidente
Associação Portuguesa de Sociologia
Descarregue aqui este comunicado
Veja aqui o Concurso FCT DOCTORATES 4 COVID-19