3 a 6 Jun 2019 | 15h30 – 19h30 | Caleidoscópio e Auditório Sedas Nunes (ICS-ULISBOA)

Já se encontra aberto o período de inscrições para participar na Conferência Anual do ICS-ULisboa que, na edição de 2019, debaterá entre 03 e 06 de junho o tema «What urban futures? From crisis to hope», com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entre outros ilustres oradores.

Há algumas décadas atrás, a ascensão da globalização parecia sugerir que a entidade socioespacial a que chamamos de “cidade” seria progressivamente substituída por redes desterritoralizadas. No entanto, hoje é-nos dito que estamos a viver numa “era urbana”. O debate em torno do significado exato desse retorno ao “urbano” é uma linha importante no campo dos estudos urbanos. Embora as instituições internacionais, lideradas pelo programa UN-Habitat, defendam uma conceção do urbano como um lugar que atrai uma parcela crescente de pessoas das zonas rurais, as ciências sociais críticas concentraram-se no urbano como uma categoria processual e relacional: isto é, na urbanização e na sua atual escala planetária. Não obstante as diferentes perspetivas, a maioria concorda que os processos de urbanização merecem maior atenção em termos dos seus riscos e potencialidades.

O implacável processo de urbanização está a moldar e a reformular o nosso planeta e a contribuir para múltiplas crises (ambientais, económicas, sociais e políticas, para citar algumas) que estão profundamente interligadas com processos globais de acumulação financeira, transformação espacial e reprodução social. Nas discussões gerais, o urbano é concebido como o lugar onde a inovação, a acumulação e o consumo acontecem cada vez mais; onde a injustiça, a violência, a alienação e o distanciamento são mais visíveis, mas também onde a organização política e a solidariedade florescem. Consistente com esta perspetiva, múltiplas vozes pediram uma devolução de poder às cidades – incluindo inteletuais bem conhecidos como Richard Florida e Bruce Katz, bem como ainda a rede municipalista Fearless Cities, liderada pela edil de Barcelona, Ada Colau.

São necessárias novas sementes de esperança, se quisermos atravessar estes tempos voláteis e contribuir com elementos de uma nova visão para um futuro planetário urbano. Em consonância com as perspetivas críticas das Ciências Sociais, a edição de 2019 da Conferência Anual do ICS-ULisboa propõe uma reflexão sobre o futuro urbano e o seu futuro radicalmente aberto, concentrando-se nas dimensões processual e relacional de quatro tópicos: Política, Direitos, Natureza e Tecnologia. A Conferência reunirá pensadoresde renome e jovens académicos para discutir os desafios atuais e a esperança do nosso presente e futuros urbanizados. Ao longo de quatro tardes, a discussão ocorrerá em três tipos de sessões (consultar programa).

Organizado por Urban Transitions Hub – parte do GI Ambiente, Território e Sociedade, em cooperação com o H2020 project ROCK.

Comité Científico Olivia Bina (coordenadora), Alda Azevedo, Marco Allegra, Luís Balula, Roberto Falanga, Mariana Liz, João Mourato, Pedro Figueiredo Neto, Mafalda Nunes, Lavinia Pereira, and Simone Tulumello.

Programa

Entrada Livre (registo obrigatório)