16 de Janeiro, 2024 | 14:00 às 18:30

Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide

No dia 16 de janeiro, entre as 14h e as 18h30, a Universidade NOVA de Lisboa organiza a conferência “Sociedade e Território: Dinâmicas colaborativas para a Inovação Sustentada“, que parte da questão: como é que a universidade pode contribuir para apoiar e encontrar soluções que respondam de forma sustentável aos problemas da comunidade em que está inserida?

Na sociedade portuguesa existe hoje um número relevante de necessidades, vulnerabilidades e potencialidades sociais e territoriais que carecem de um novo tipo de interpretações e de respostas. Respostas tão urgentes como fundamentadas, tão essenciais como transformadoras, em áreas como a habitação, a inclusão comunitária, a coesão social, o empreendedorismo local, a mobilidade urbana ou a saúde pública.

Empenhada na sua missão de criação de valor, a NOVA assume o seu compromisso com os desafios da sociedade atual. Para tal, estruturou um conjunto de estratégias para estes campos.

Comprometendo-se a que as visões e ações definidas se reflitam nas atividades científico-pedagógicas, a aposta deverá, desde logo, conduzir para o bem-estar das comunidades académicas. Mas não só. Contando que os múltiplos projetos tenham um impacto duradouro na sociedade e no seu território, será igualmente expectável – e desejável – que fomentem novas dinâmicas de colaboração e de compromisso entre os diversos agentes da sociedade.

O evento conta com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o Reitor da NOVA, João Sáàgua, e vários outros/as oradores/as e especialistas na área de diversas instituições, associações e empresas. Ana Sofia Paiva, investigadora do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) modera a apresentação de “Projetos e Iniciativas de Inovação Social e Territorial na NOVA”, na qual Cecília Delgado, investigadora do Centro Insterdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), apresenta a comunicação “Sensibilização dos Ecossistemas Alimentares nas Autarquias”. O programa completo pode ser consultado aqui.

A participação é livre mas requere inscrição aqui.