Neste mês de outubro, milhares de cidadãos participam numa consulta pública realizada em mais de 70 países, fazendo com que esta seja uma das maiores iniciativas participativas posta em prática. Esta consulta tem por objetivo iniciar um processo de deliberação cidadã à escala transnacional, com vista a dar voz aos cidadãos num tópico fundamental das sociedades de hoje: o futuro da Internet.
A organização global é da responsabilidade da Missions Publiques, uma organização francesa especializada em debates públicos. Do Benim às Fiji, Índia, Iémen, Perú, ou Canadá, 78 países já responderam à chamada da Missions Publiques para implementar este diálogo a nível local.
Cerca de 100 cidadãos em cada país irão discutir e partilhar as suas opiniões sobre temas relacionados com o futuro da Internet: identidade digital, esfera pública digital, inclusão digital e inteligência artificial.
Em Portugal, a organização do diálogo está a cargo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Lisboa.
Face ao atual contexto da COVID-19, o evento foi adaptado e será realizado online. O diálogo terá dois grupos participante: o primeiro irá debater nos dias 7 e 8 de outubro (14.30-17.00h) e o segundo no dia 10 de outubro (das 10h às 12h30 e das 15h às 17h30). Para Ana Delicado, coordenadora nacional da consulta, “a relevância deste tema é inegável na atualidade, num contexto das transições digitais em curso, e vai permitir aos cidadãos exprimirem as suas opiniões e contribuirem para dar resposta a alguns dos maiores desafios políticos e sociais da década”.
Os resultados desta deliberação global vão servir de base para recomendações a fazer aos decisores políticos a nível nacional e internacional, incluindo o Painel de Alto Nível para a Cooperação Digital das Nações Unidas, sendo ainda divulgados no Internet Governance Forum 2020. Este projeto conta com um conjunto de parceiros estratégicos globais que lideram a iniciativa, desde instituições europeias (Comissão e Conselho), UNESCO, Internet Society, Wikimedia Foundation, World Wide Web Foundation, World Economic Forum, os governos da Suíça e da Alemanha, bem como atores do setor privado, como a Google e o Facebook.
Junte-se ao Diálogo Global de Cidadãos.
Divulgue e participe! Para inscrição no evento: https://forms.gle/1qFUHVGSKk3YdJv17
Mais informações sobre o projeto: https://wetheinternet.org/
Contacto: Ana Delicado, coordenadora da consulta nacional (ana.delicado@ics.ulisboa.pt)