[ Informação International Sociological Association ]

isagram 166, october 2018. News from ISA

Link: https://www.isa-sociology.org/en/publications/isa-digital-publications/isagram-newsletter/

 


 

[ InformaçãoFPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem ]

FPCEUP: Estudo “Affective Faces” – Laboratório de Neuropsicofisiologia

O laboratório de Neuropsicofisiologia da FPCEUP está à procura de voluntários com o objetivo validar e perceber as opiniões das pessoas em relação a um novo conjunto de fotografias de expressões faciais para ser utilizado em investigação.

Qual o objetivo? Compreender a perceção em relação a um novo conjunto de fotografias de expressões faciais construído por uma equipa do Laboratório de Neuropsicofisiologia da FPCEUP que pretende revolucionar a investigação na área das expressões faciais.
Qual a tarefa? A tarefa dura cerca de 30/40 minutos e consiste em ver uma série de fotos num ecrã de computador e escolher as opções que melhor se adequam à imagem.

Para participar, basta enviar um email para prunemazer@fpce.up.pt

 


 

[ Informação Carla Calado, Rede Portuguesa Cidades Interculturais ]

Press Release: 1º Laboratório de Políticas de Integração em Portugal

Projeto do Conselho da Europa, lança o 1º Laboratório de Políticas de Integração em Portugal, nos dia 9 e 10 Outubro, em Lisboa

26/09/2018, Lisboa: A Rede Portuguesa das Cidades Interculturais (RPCI) – parte integrante da Rede Internacional das Cidades Interculturais – uma iniciativa do Conselho da Europa para promover a diversidade e inclusão, lança o 1º Laboratório de Políticas de Inclusão, numa conferência a realizar nos dia 9 e 10 Outubro, em Lisboa, destinada a decisores políticos, organismos do 3º setor e outros organismos públicos relevantes.

Objetivo
Com o evento, pretende-se criar um fórum de discussão para debater questões identificadas pelo Conselho da Europa e pelos municípios integrantes da Rede, como essenciais aos direitos humanos e que melhorarão a forma como o país acolhe e integra migrantes e refugiados. A curto-médio prazo, o objetivo é criar uma task force que mantenha este diálogo ativo e implemente medidas relevantes para uma sociedade mais solidária e uma referência nas questões da diversidade e da inclusão.

Contexto
Por toda a Europa, existe um variadíssimo leque de competências sobre políticas de imigração e integração, tanto a nível nacional, regional como local, que variam consideravelmente.
Este complexo cenário institucional reflete a natureza transversal e interdisciplinar do tema “integração” e, ao mesmo tempo, faz com que seja desafiante conceber e implementar medidas coerentes e coordenadas entre as diferentes áreas políticas e níveis de governança.
O Laboratório de Políticas de Integração surge então no sentido de promover a multi-governança nas áreas de competência partilhadas pelos diferentes níveis, com vista a implementar uma plataforma que promova o diálogo robusto e permanente entre os decisores políticos a nível nacional e local sobre o tema da integração de migrantes e refugiados.
O objetivo desta iniciativa passa por garantir a consistência e complementaridade de políticas e facilitar a transferência de inovações e boas práticas dos níveis locais para os níveis regionais e nacionais. Poderá também incentivar autoridades a nível nacional, e/ou regional, se aplicável, a adoptar uma abordagem intercultural em relação às políticas de integração de migrantes e refugiados como forma de construir sociedades mais inclusivas.
Nestes dois dias de conferências e workshops, iremos debruçar-nos essencialmente sobre os temas da Regularização, do Trabalho, Saúde, Educação, Habitação e Participação Cívica, no contexto da interculturalidade (programa em anexo).

Conclusão
Em suma, este encontro irá sentar à mesma mesa legisladores, governo e representantes das várias cidades da rede, de forma a debater a aplicação (e eventuais ajustes) da legislação referente à inclusão de pessoas migrantes, refugiadas e de minorias étnicas.

Rede Portuguesa das Cidades Interculturais
O Conselho da Europa analisou a experiência de várias cidades do continente que estão a gerir a diversidade cultural como uma mais-valia e não como uma ameaça.
A contribuição coletiva destas cidades deu forma a um conceito único no tema da integração de minorias étnicas/migrantes, a que chamamos Integração Intercultural. Este conceito é sustentado por estudos extensivos e um conjunto de instrumentos legais a nível internacional.
A Rede das Cidades Interculturais oferece apoio aos municípios numa perspectiva intercultural no sentido de rever as suas políticas e desenvolver estratégias interculturais para que consigam gerir as questões da diversidade de uma forma positiva e reconhecer as suas vantagens. Este programa propõe um conjunto de ferramentas práticas e analíticas para dar suporte a todas as partes envolvidas ao longo das várias fases do processo. Os representantes da Rede reúnem regularmente para partilhar experiências e práticas não só a nível nacional como também Internacional (RICI)
Incluindo 13 cidades no nosso país: Lisboa, Amadora, Cascais, Oeiras, Setúbal, Loures, Santa Maria da Feira, Viseu, Braga, Coimbra, Beja, Portimão e Albufeira, a rede portuguesa une-se a 126 cidades por toda a Europa (e não só), na missão de promover municípios mais inclusivos e acolhedores para todos e todas.

Para saber mais: https://www.coe.int/en/web/interculturalcities/

 


 

[ Informação SOCIUS ]

O SOCIUS divulga: CIÊNCIAVITAE & CIÊNCIA ID

– CIÊNCIAVITAE (Um só currículo, toda a informação) : https://www.cienciavitae.pt/

– CIÊNCIA ID (Uma única conta para acesso aos vários serviços de ciência): https://www.ciencia-id.pt/CienciaID/HomePage.aspx

 


 

[ Informação SPCE ]

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Informações Gerais

XIV Congresso SPCE: Ciências, Culturas e Cidadanias
O XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação vai realizar-se na Universidade de Coimbra, de 11 a 13 de outubro de 2018. Todas as informações em: https://congressospce2018.wixsite.com/spce2018-fpceuc

IV SLBEI & I CLABIE
O IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação terá lugar em Aveiro, em novembro 2018, sob o tema “Educação, Culturas e Cidadania das Crianças”. Saiba mais em: https://www.slbei.com/ivslbei-iclabie

ESE Castelo Branco: Mestrado em Educação Especial
A última fase de candidaturas a este mestrado decorre até ao dia 10 de outubro de 2018: https://www.ipcb.pt/esecb/ensino/mestrado-em-educacao-especial-dominio-cognitivo-e-motor

MDC Psicologia & Formação
Divulgamos as próximas ações de formação da MDC Psicologia & Formação: http://www.mdcpsicologia.pt/

Newsletter CeiED
Divulgamos a mais recente newsletter do CeiED: https://mailchi.mp/ulusofona/newsletter-ceied-hu3b3vzfva-2559061

CIDTFF flashnews #239 | semana 38
Divulgamos a mais recente newsletter do CIDTFF: http://cidtff.web.ua.pt/cidtff_flashnews/?wysija-page=1&controller=email&action=view&email_id=798&wysijap=subscriptions&user_id=468

 


 

[ Informação CES Informa ]

Agenda CES | 28/09/2018 a 11/10/2018

Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/27-09-2018_11:45:56.html