[ Informa CES Informa ]
Agenda CES | 13/11/2020 a 26/11/2020
Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/12-11-2020_10:48:27.html
[ Informação SPCE ]
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Informações Gerais
• 3ª Conferência da SPCE-SEC – online
No âmbito do 3º WCCES Symposium, a Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação organiza, conjuntamente, a sua 3.ª Conferência. O evento decorrerá online, de 25 a 27 de novembro de 2020 e é subordinado ao tema «Professores, Profissão Docente e Educação Comparada: Promover a Educação para os Valores e Fomentar a Liberdade Académica no contexto das Questões Emergentes relacionadas com a COVID-19». Saiba mais em: https://www.worldcces.org/3rd-wcces-symposium-virtually-through-zoom-25-27-nov-2020.html#
• III Congresso Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança
Este congresso, que se realizará com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, terá lugar nos dias 16 e 17 de abril de 2021, nas modalidades presencial e online. Saiba mais em: https://esec.ualg.pt/pt/content/iii-congresso-internacional-dhei-construir-equidade-em-tempos-mudanca
• XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação
Este congresso, que conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, terá lugar em Lisboa, de 20 a 23 de julho de 2021, e é subordinado ao tema «Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação». Saiba mais em: https://cihela2021.ie.ulisboa.pt/pt/
• Acontece Educação
Divulgamos a mais recente newsletter da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: https://tinyurl.com/yylx7ba6
• Career guidance and education in the upsidedown world
Divulgamos esta conferência, que decorrerá nos dias 20 e 21 de novembro: https://konferencekp.cz/en/general-information-2020/
• Responsible Research Assessment – a virtual conference from the Global Research Council
Divulgamos esta conferência, que decorrerá de 23 a 27 de novembro: https://web-eur.cvent.com/event/7ca86a3d-6e6f-4d11-98e9-f01fe69fdf46/summary
• Sisyphus
Divulgamos o mais recente número desta revista, subordinado ao tema «Old Masters, New Meanings: Is there a Need to Reconceptualize Emancipation?»: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/1071
• CeiED | Newsletter
Divulgamos a mais recente newsletter do CeiED: https://mailchi.mp/fb654c5ffff2/ceied_newsletter_189
• CIEd | Newsletter
Divulgamos a mais recente newsletter do CIEd: https://cied.uminho.pt/sites/default/files/2020-11/Newsletter%20100%C2%BA.pdf
• CIDTFF | Newsletter
Divulgamos a mais recente newsletter do CIDTFF: http://cidtff.web.ua.pt/cidtff_flashnews/?wysija-page=1&controller=email&action=view&email_id=1329&wysijap=subscriptions&user_id=468
[ Informação ISEG ]
OPINIÃO ISEG | Newsletter #27
Link: https://tinyurl.com/y48bzchz
[ Informação ICS Notícias ]
ICS NEWSLETTER_17.novembro.2020
Link: https://tinyurl.com/y3ayqskw
[ Informação CRIA Divulgação ]
Canal de Antropologia | GUESS WHO’S IN TOWN (1) – com Barbara-Kirshenblatt Gimblett e Pedro Antunes
Gravado a 4 de dezembro de 2019
Iscte – Instituto Universitário de Lisboa
Resumo
Como contar a história épica de uma civilização sem a presença dos seus vestígios materiais, usando o médium da exposição? O “teatro da historia” foi o dispositivo criado por Barbara Kirshenblatt-Gimblett para recuperar, encenar e transmitir os mil anos da história dos judeus polacos. Se o genocídio de 90% da população judaica da Polónia urgiu a criação deste projeto, na sua materialização os curadores procuraram emancipar esta história milenar da “teleologia do holocausto” – o sombreamento ou objetificação da história desta comunidade na referência atroz da sua dizimação.
Em conversa com Kirshenblatt-Gimblett, a Curadora-Geral da exposição permanente do POLIN Museu of the History of Polish Jews, em Varsóvia, a antropóloga apresenta-nos o trabalho realizado em torno dos ‘artefactos intangíveis’ na construção de um teatro de “still life” ou de “mise-en-scène”. Numa abordagem dramatúrgica ao património, o museu foi aqui usado como um instrumento cenográfico, em que é o próprio percurso do visitante que impulsiona o decurso da história, “por que é apenas à medida que o visitante avança que o enredo se desdobra”. Na curadoria das diferentes temporalidades que atravessam a história dos judeus polacos usaram-se diferentes estratégias narrativas, impelindo os visitantes a uma aproximação cognitiva da “consciência histórica” percecionada pelos seus próprios atores, no seu tempo. Através de técnicas de composição de narrativas (e.g. polifonias, cacafonia ou antifonia), citadas de fontes primárias, construi-se um play-scritpt em que os judeus são os agentes da sua própria história. Dada a ausência significativa de vestígios materiais que pudessem servir de testemunhos de elementos culturais relevantes para exibição da cultura dos judeus polacos – sobretudo devido à destruição massiva do seu mundo no holocausto – realizou-se um trabalho curatorial e técnico de recuperação de conhecimentos implicados na produção desses objetos. O contacto e manuseamento de materiais, ferramentas e processos técnicos tradicionais experienciados pelos curadores e técnicos nesse trabalho, traduziu-se em formas de conhecimento incorporado (repertórios culturais) posteriormente usado na materialização do próprio arquivo da exposição (cf. Taylor 2003).
O processo de construção do ‘teatro de história’ aqui apresentado por Kirshenblatt-Gimblett constitui assim um importante contraponto, pragmático e inspirador, às criticas colocadas pela própria antropóloga à conceção da UNESCO de Património Cultural Imaterial. Seguindo a linha teórica de observação e estudo de práticas sociais desenvolvida por Kirshenblatt-Gimblett será então possível “«desenvolver uma teoria da performance de museus»” (Dias 2019: 135), centrada no que a curadora designa por “cultura intangível”. Desta forma as ideias e práticas aqui discutidas são, também, um importante contributo para uma reflexão aprofundada sobre a reconceptualização de museus como performances e para a compreensão da performance como uma prática de curadoria.
Link: https://tinyurl.com/yxqudx2h
[ Informação CES Informa ]
Newsletter Especial: Dossier «Heranças coloniais em tempos de \’Black Lives Matter»
Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/17-11-2020_14:47:22.html
[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]
“Reconfinamento? Mais uma razão para internacionalizar” | NL#63 | Outubro – Novembro | 2020
Link: https://mailchi.mp/6f581ce0b5b5/newsletter-editorial-1781018?e=b045ed344f