[ Informação Projeto VD@Covid19 ]
Estudo VD@Covid19 – Violência nas relações de intimidade em tempos de Covid-19: desigualdades de género e (novos) contornos da violência doméstica?
Gostaríamos de poder contar com a sua colaboração no preenchimento e divulgação do questionário VD@Covid19 – Violência nas relações de intimidade em tempos de Covid-19: desigualdades de género e (novos) contornos da violência doméstica?, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Universidade NOVA de Lisboa e acessível em https://tiny.cc/ns3unz.
É essencial que o maior número possível de pessoas participe no estudo, independentemente de terem vivenciado ou não situações de violência, pelo que apelamos à sua participação. A participação no estudo não demora mais de 15 minutos.
—–
Mais sobre o Projeto VD@Covid19
O projeto VD@Covid19 – Violência nas relações de intimidade em tempos de Covid-19: desigualdades de género e (novos) contornos da violência doméstica? é um projeto coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Universidade NOVA de Lisboa em colaboração com a Universidade de Ghent, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA), Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e Associação Médicos de Saúde Pública, e financiado ao abrigo da linha Gender Research for Covid-19, promovido pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, SECI – Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (Ref.ª 619792108).
Com este estudo pretende-se avaliar os efeitos reais da pandemia ao nível da violência nas relações de intimidade, especialmente a exercida contra as mulheres e minorias de género, antes, durante e após a crise Covid-19, através de inquérito online à população em Portugal.
Considerando que em vários países onde a COVID-19 está presente foram adotadas medidas rigorosas de distanciamento social ou de permanência obrigatória em casa, tem sido crescente a preocupação com o aumento significativo da tensão e violência nos relacionamentos desde a implementação destas medidas. Por outro lado, as consequências da violência nos relacionamentos não se limitam ao período de confinamento e têm impacto na sociedade como um todo. É por isso importante conhecermos a dimensão deste fenómeno durante e após o período de confinamento.
Em última instância, é objetivo do projeto contribuir para identificar necessidades e melhorar as respostas preventivas e protetivas neste âmbito, o que será também possível dado o leque de especialistas nos vários domínios científicos que integram o corpo de peritos/as do projeto.