20 de novembro de 2021, 17h30
Sala 1, CES | Alta – Sessão Cinematográfica + Debate
Apresentação
Em celebração ao dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Programa de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global do CES, em parceria com o Instituto Taturana, promovem o cinedebate “Gênero e combate ao racismo estrutural no Brasil contemporâneo”.
Após a exibição dos filmes IPA | IPÁ e SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER, haverá uma roda de conversa, contando com Angela Domingos Peres, Apolo de Carvalho e Jéssica Bruno (doutorandxs em Pós-Colonialismos e Cidadania Global no CES). Mediação: Livia Almendary (doutoranda em Pós-Colonialismos e Cidadania Global no CES).
A atividade faz parte da itinerância da 2.a Mostra Taturana de Cinema: Democracia e Antirracismo, realizada em setembro último, e que agora circula por diversos lugares no Brasil e em Portugal, até dezembro. A Mostra é uma realização do Instituto Taturana e organizações parceiras: no Brasil, com a Coalizão Negra por Direitos e Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), e em Portugal, com a produtora Wonder Maria Filmes, SOS Racismo, Plataforma Buala e Instituto da Mulher Negra (INMUNE).
O Instituto Taturana Mobilização Social é uma distribuidora de filmes com foco em impacto social. Atua em circuitos comerciais e não comerciais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e potencializá-lo como ferramenta de construção de pensamento crítico e engajamento. Fundada em 2013, mobiliza parceiros e articula redes culturais que ampliam a difusão de obras audiovisuais e debates urgentes em espaços como centros culturais, cineclubes, escolas, organizações e instituições sociais, pontos de cultura, universidades, coletivos, praças e equipamentos públicos.