Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, resistência e ação
Gender, Feminist and Women’s Studies: Reflexivity, resistance and action
Lisboa – 24, 25 e 26 de Julho de 2019 – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa)
Pode ser consultado, abaixo, o programa geral e de sessões paralelas do II Congresso Internacional do CIEG, Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, resistência e ação, que irá realizar-se de 24 a 26 de julho de 2019 no ISCSP-ULisboa, situado no Campus Universitário do Alto da Ajuda em Lisboa.
Esperamos que muitos/as de vós queiram juntar-se a nós neste evento!
▬ ▬ ▬
Please see, below, the general and parallel sessions programme of CIEG’s II International Congress – Gender, Feminist and Women’s Studies: Reflexivity, resistance and action, which will be held from 24th July to 26th July, at ISCSP-ULisboa, located at the University Campus of Alto da Ajuda in Lisbon.
We welcome all that wish to join us!
Relembramos que a data limite para o envio das propostas de comunicações para o II Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, intitulado Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, resistência e ação, que decorrerá em Lisboa, nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2019, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), é o próximo dia (15) 20 de fevereiro.
Clique aqui para aceder à plataforma.
Podem encontrar informações adicionais em anexo ou no site do CIEG. Questões adicionais podem ser enviadas para ciegcongress2019@leading.pt.
********
We remind you that the deadline for submitting abstract proposals for the Interdisciplinary Centre for Gender Studies’ II International Congress. Under the title Gender, Feminist and Women’s Studies: Reflexivity, resistance and action, the Congress will take place on 24, 25 and 26 July 2019, in Lisbon, at the Institute for Social and Political Sciences (ISCSP-ULisboa), is February 15.
Click here to access the platform.
Additional information can be found attached or on CIEG’s website. You can also send your queries to ciegcongress2019@leading.pt.
Ao longo da última década, as questões de género têm sido tema de acesos debates. A crise financeira, económica e migratória que tem acentuado a precariedade nas condições de vida das populações fazendo emergir receios e sentimentos de insegurança, tem-se constituído como terreno fértil para o surgimento de lideranças autoritárias e ditatoriais que recorrem ao sexismo, à homofobia e à xenofobia, atacando diretamente a igualdade de género, quando não defendendo abertamente o uso da violência.
Se é certo que reações a estas políticas não se têm feito esperar – grandes manifestações nas ruas ou nas redes sociais, em que muitas e muitos ativistas se têm também destacado – a verdade é que tais reações não têm sido suficientes para impedir estes movimentos de continuarem a crescer. E se sabemos que poderosos interesses económicos e militares sustentam estas lideranças, o facto é que os mais pobres e vulneráveis, que infelizmente acreditam que estes líderes são a solução para os seus problemas, também os apoiam.
Mas por que é que a igualdade de género está sob ataque? Por que razão os novos líderes autoritários usam o sexismo e a homofobia como armas nos seus discursos políticos? Por que é que, mesmo em países onde estas políticas não são tão expressivas, estamos também a assistir a uma espécie de backlash, ou ao que alguns autores e autoras apelidam de anti-genderism? Por outro lado, ainda, importa perceber como é que estas mudanças estão a afetar a vida académica e os estudos de género, feministas e sobre as mulheres? E que estratégias estão a ser desenvolvidas, a partir deste lugar, para fazer frente a tentativas de extinção, marginalização ou silenciamento do campo?
Procurando estimular diálogos entre investigadoras e investigadores de diferentes regiões do mundo, o II Congresso Internacional do CIEG, o Centro Interdisciplinar de Estudos do Género da Universidade de Lisboa debaterá estas questões, procurando comunicações que visem:
1) Discutir as controvérsias de género da atualidade, nomeadamente os ataques à igualdade de género enquadrados pelo conceito de ‘ideologia de género’, a partir das perspetivas feministas e dos contributos antropológicos, sociológicos, psicológicos, históricos, políticos, do direito, linguísticos, artísticos e/ou espaciais
2) Compreender os processos de discriminação, estigmatização e exclusão com base no género e na orientação sexual, construídos nos media tradicionais e/ou digitais e em várias esferas da vida social aos níveis local, regional e global;
3) Identificar e analisar as estratégias de resistência que têm emergido para fazer face ao sexismo e à homofobia, numa diversidade de contextos – educação, trabalho, família, vida política, direito e academia – e os obstáculos e barreiras que enfrentam;
4) Refletir sobre o papel do direito, das políticas públicas e das instituições nacionais e internacionais na promoção da igualdade de género.
Datas relevantes:
15 de fevereiro de 2019 – Data limite para o envio das propostas de comunicação, com um máximo de 300 palavras. Plataforma de submissão de propostas disponível a partir do dia 9 de janeiro (link disponível no website e facebook do CIEG).
15 de março de 2019 – Data limite para o envio das notificações de aceitação/ rejeição das propostas.
15 de maio de 2019 – Data limite para inscrições com valor reduzido (early bird)
31 de maio de 2019 – Data limite para o registo de participantes com propostas aceites (participantes não registados/as nesta data serão retirados/as do programa do Congresso).
Local do evento:
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), Lisboa.
Submeta o seu abstract aqui.
Mais informações no site do CIEG