17 de novembro, pelas 18h, na Escola Superior de Educação de Lisboa
Joana Filipe – Professora do ensino básico e secundário, mestre em psicologia educacional
Jorge Sarmento Morais – Inspetor, Inspeção Geral da Educação
A moderar: Adelino Calado
Iremos abordar este tão complexo tema, há tanto tempo identificado como um dos menos bem resolvidos no sistema educativo português:
– Começar por identificar três princípios essenciais que devem presidir à tão necessária e ambicionada alteração: os princípios da diversidade, da estabilidade e da simplicidade.
– Prosseguir começando pelo que se vive e se sente nas escolas e, sobretudo, como o vivem e sobrevivem os professores que não querem prescindir da função educativa que também lhes compete de, pela sua ação docente, contribuir para o “desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância, de compreensão mútua, de solidariedade e de responsabilidade.
(Ler os artigos, no JL de 2 de novembro de 2022, de Jorge Sarmento Morais e de Joana Filipe)