O evento terá lugar no dia 15 de fevereiro, no Cinema S. Jorge, em Lisboa e disponibilizará a possibilidade de assistir online, via streaming.
A 4ª edição deste Simpósio terá como tema “Envelhecer nas Grandes Cidades”, visando por um lado, tratar de questões teóricas e conceptuais inerentes ao envelhecimento em contexto urbano, e, por outro lado, abordar os desafios que se colocam à operacionalização de “programas cidade” na área da longevidade e envelhecimento, procurando ilustrar estes desafios com algumas experiências práticas, entre as quais o Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”.
Deste modo, na parte da manhã, a par de uma conferência inicial que será proferida por um reconhecido investigador do Urban Ageing Research Group da cidade de Manchester, serão abordadas por académicos/especialistas algumas das dimensões-chave relacionadas com os desafios do envelhecimento nas grandes cidades. Estes temas passam pelos fenómenos de exclusão, desigualdades sociais e diversidade de modos de vida; pelo impacto da regeneração urbana, da habitação e da gentrificação na ecologia social das cidades; pelos fenómenos de isolamento e solidão não-desejada e formas de participação e de cidadania ativa ao longo da vida; da importância das redes de vizinhança e cuidadores formais e informais; e da segurança em contexto urbano.
As duas sessões da parte da tarde cumprem o objetivo de tratar dos desafios que se colocam à operacionalização de projetos/programas na área da longevidade e envelhecimento nas Grandes Cidades. Assim, na primeira sessão, com a participação do Diretor Executivo da Rede Social Europeia e de um representante da Organização Mundial de Saúde, serão abordados os facilitadores e obstáculos; seguindo-se uma segunda sessão em que serão apresentadas três experiências práticas de operacionalização de Planos Cidade: Lisboa, Barcelona e Porto.