15 de Dezembro de 2022 | Lisboa, Iscte (Audidório J.J. Laginha)
“Caros colegas, amigos, estudantes, sociólogos,
Durante quase quatro anos tivemos nas mãos um projecto sobre histórias de família.
Um projecto movido pela curiosidade científica sobre as dinâmicas relacionais entre os familiares; sobre a transmissão oral das vidas dos familiares mais antigos; sobre os sonhos, as desventuras e as trajectórias de vida das pessoas, ao longo do tempo, com os outros, aqueles tão próximos com quem vivemos.
Um projecto montado com desinibição metodológica, desembaraçado das alegadas divisões quantitativo-qualitativo e que usou histórias de família, entrevistas biográficas, calendários de vida, escalas do curso de vida, fotografias, questionários qualitativos, e alguns outros, variavelmente ao longo do tempo: antes, durante, ou depois dos confinamentos.
Um projecto que (con)viveu com a pandemia, sobrevivendo-lhe, adaptando-se, aproximando-se e deixando-se acompanhar, ao longo do tempo, das famílias e pessoas que generosamente nos presentearam com o seu tempo e a sua própria sabedoria de vida.
Um projecto que tentou lutar contra a pressa e tentou tomar o seu tempo.
Com calma, devagar, mas com inquietação sociológica.
Dia 15 de Dezembro de 2022 vamos interromper formalmente este projecto longitudinal, partilhando alguns dos resultados e bastidores da investigação levada a cabo.
Contamos com a Laura Bernardi, da Universidade de Lausanne, e Directora do NCCR LIVES, Docente de Sociologia e Demografia do Curso de vida, que se dedica nas suas investigações aos temas da família, do curso de vida, e dos métodos mistos. Falar-nos-á de Tempo e o Curso de Vida.
Estão tod@s convidad@s a juntar-se às conversas que teremos, ao longo do dia, em torno dos temas dos impactos inter-pessoais, segredos de família; e pandemia e bem-estar.
Será um gosto muito grande poder partilhar estes resultados e reflexões com tod@s vocês.
Podem consultar o programa AQUI.
Até lá!
A vossa equipa do Linked Lives,
Magda Nico, Helena Carvalho, Maria Silva, Diana Carvalho, Ana Caetano, Nuno de Almeida Alves, Ana Rita Monteiro”