[ Informação Direção de Serviços de Organização Planeamento e Relações Externas do Ministério da Justiça ]
Revista “Sombras e Luzes”
Edição digital disponível em https://justica.gov.pt/Portals/16/Publicacoes/Sombras_e_Luzes/Sombras_e_Luzes_n1.pdf?ver=2018-10-11-105321-147
[ Informação Edições Sílabo ]
Novidade Edições Sílabo
Água e Saúde Pública
A água é o composto mais abundante do corpo humano. Elemento essencial para a vida, a sua importância dramática revela-se em períodos em que escasseia, não existe ou não tem qualidade.
Pelas suas caraterísticas muito especiais, a água (solvente universal) constitui-se como veículo preferencial para a transmissão de doenças para o homem, quer pelo consumo de água contaminada quer por deficientes sistemas de saneamento e higiene. Com os avanços científicos nos domínios da medicina e da microbiologia, principalmente a partir de meados do século XIX, tem sido possível identificar microrganismos patogénicos, substâncias químicas e elementos radiológicos, bem como determinar os seus efeitos na saúde humana, o que tem proporcionado o desenvolvimento e implementação de inovações tecnológicas e infraestruturais cada vez mais eficazes no enfrentamento destas ameaças.
O autor, com vasta experiência universitária no ensino da Engenharia Sanitária e Ambiental, apresenta, com rigor científico e de uma forma simples e pedagógica, uma visão holística sobre os mais recentes e relevantes desenvolvimentos relacionados com a qualidade da água destinada ao consumo humano e as metodologias para o seu controlo, componente fundamental para qualquer política pública de saúde.
Pelo seu conteúdo, pretende-se que o livro tenha uma audiência alargada não só a estudantes e a profissionais, mas também a outros leitores interessados na «umbilical ligação» entre a água e a saúde pública.
Em seis capítulos são apresentadas implicações técnicas, socioculturais e de saúde pública relacionadas com a natureza dos serviços urbanos de abastecimento de água e de saneamento. Neste contexto, faz-se uma breve resenha histórica dos avanços verificados na Medicina, na Microbiologia e na Engenharia ao longo dos tempos. Apresenta-se informação sobre doenças relacionadas com a água causadas tanto por microrganismos patogénicos como pela presença de contaminantes inorgânicos, radiológicos e orgânicos. É dada informação sobre incidência de casos de doenças de notificação obrigatória em Portugal e sobre qualidade química da água consumida em Portugal. São, ainda, apresentadas normas legais e metodologias de controlo da qualidade da água, bem como o enquadramento conceptual, metodológico e de desenvolvimento de planos de segurança da água, tal como proposto pela Organização Mundial da Saúde.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9695_PDF.pdf
Dados técnicos
Autor: José Manuel Pereira Vieira – PVP: 28,80 Euros – N.º de páginas: 460 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-969-5 – EAN: 9789726189695
Economia, com Destaque para a Microeconomia
Uma Visão Crítica
«Este livro, sendo o fruto de maturação e discussão de vários anos, deu-nos a oportunidade de alterarmos as ênfases e interpretações que tínhamos por adquiridas, relembrando que o conhecimento científico é provisório, sempre em mutação, pois tudo está em constante movimento e transformação no âmbito do relativo, numa dinâmica dialética.
Ao longo deste livro procuramos apresentar os modelos da Economia de acordo com a teoria dominante, a teoria neoclássica, mas fazendo uma crítica a esses mesmos modelos de acordo com outras teorias e com a nossa própria visão. Na maioria dos textos a economia é apresentada como sendo uma ciência neutra, livre de juízos de valor, um pouco como semelhante às ciências naturais, como a física e a química, com modelos matemáticos que dão a ilusão de que as conclusões são exatas.
Mas basta ler um dos muitos manuais de economia para verificar que os juízos de valor impregnam esses manuais de forma evidente.
A apresentação dominante considera que os mercados são suficientemente competitivos e que, na maioria dos casos, levam a resultados eficientes, sem qualquer intervenção do Estado. Segundo a teoria neoclássica, a intervenção do Estado ou é ineficaz ou gera ineficiência, pelo que essa intervenção é social-mente danosa. O ser humano desenvolve-se em duas grandes dimensões, a individual e a coletiva. O indivíduo realiza-se fora daquilo que não é. Se a dimensão individual se impõe ao indivíduo como uma verdade insofismável, concretizada pela sua dependência relativamente aos vários subsistemas que compõem o seu próprio corpo, nomeadamente, o anatómico, o circulatório, o nervoso, etc., já a dimensão coletiva impõe-se-lhe através de uma verdade cosmológica, pois este pertence a uma natureza que lhe impõe a cooperação como forma de sobreviver e de se realizar. Neste sentido, a cooperação é-lhe inata a começar pela própria relação que o bem supremo, a vida, tem com a natureza, em particular o oxigénio. O oxigénio é o primeiro combustível para que a vida humana se possa efetivar e, por conseguinte, os órgãos do corpo funcionem. A cooperação continua intrínseca ao indivíduo dada a necessidade, desde tempos imemoriais, de este se juntar em grupos para poder efetuar tarefas e alcançar objetivos que sozinho não seria possível, nomeadamente, no âmbito da segurança.
Com o desenrolar da história, o Homem tem vindo a especializar-se cada vez mais, levando assim, a uma cada vez maior necessidade de cooperação entre os seres humanos. No entanto, essa cooperação tem vindo a ser consubstanciada na moeda, ficando os indivíduos dependentes de a possuírem para poderem prover as suas necessidades e desejos.
Estas duas dimensões são, de facto, antagónicas, na justa medida em que individualmente o ser humano é intrinsecamente egoísta, mas por outro lado, necessita dos demais indivíduos para se realizar e prover às suas necessidades e desejos…»
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9718_PDF.pdf
Dados técnicos
Autores: Arlindo Alegre Donário, Ricardo Borges dos Santos – PVP: 27,70 Euros – N.º de páginas: 420 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-971-8 – EAN: 9789726189718
Terrorismo Religioso
A Realidade no Feminino
Uma temática que nos toca a todos numa conjuntura em que o mundo vive sob a ameaça do terrorismo global que invoca motivações religiosas. A mulher como personagem central. Uma realidade tridimensional: a terrorista, a vítima do terrorismo e a agente contraterrorista.
O que é o terrorismo religioso global? O que leva a mulher a tornar-se terrorista? Quais os papéis que a mulher desempenha no terrorismo? Poderá a mulher ser uma mais-valia para controlar o fenómeno terrorista? Estas são algumas das questões que este livro aborda e a que procura responder.
Uma leitura necessária. Para perceber o fenómeno. Evitar alarmismos e ultrapassar preconceitos.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9671_PDF.pdf
Dados técnicos
Autor: José Filipe Pinto – PVP: 14,90 Euros – N.º de páginas: 204 – Formato: 16 x 23,5 cm – ISBN: 978-972-618-967-1 – EAN: 9789726189671