[ Informação Eduardo Cintra Torres ]
Apresentação do livro “A Greve Geral de 1903 no Porto”, de Eduardo Cintra Torres
31 de outubro – 18h15 – Lisboa, FNAC do Chiado
Apresentação por José Pacheco Pereira e Manuel Villaverde Cabral.
[ Informação Instituto de Sociologia – UPorto ]
Apresentação do livro “A vaca que não ri”, de Rui Pedro Fonseca
12 de novembro – 10h30 / 11h30 – Porto, Sala 310 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Entrada livre.
[ Informação Edições Sílabo ]
Novidades Edições Sílabo
Lei das Finanças Locais
Comentada e Anotada – 2019
A Lei das Finanças Locais, ou o Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Intermunicipais, cujas alterações entram em vigor em 1 de janeiro de 2019, é um importante instrumento jurídico regulador das finanças subnacionais. Estabelece as normas disciplinadoras dos atos financeiros das autarquias locais, áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais.
Destina-se este livro aos alunos de administração pública, finanças, gestão e direito, enquanto ferramenta e instrumento de estudo para uma melhor compreensão do regime financeiro local; e aos eleitos locais que têm de apresentar, discutir e aprovar os documentos previsionais e de prestação de contas das suas autarquias ou entidades.
As novas receitas: o FFD (Fundo de Financiamento da Descentralização), que constitui uma transferência financeira do Orçamento do Estado com vista ao financiamento das novas competências decorrentes da nova Lei-quadro da Descentralização, e os 7,5% do IVA liquidado na respetiva circunscrição territorial relativo às atividades económicas de alojamento, restauração, comunicações, eletricidade, água e gás, apontam o caminho para um estádio de autonomia financeira apreciável e crescente.
Importantes alterações também ao nível da responsabilidade financeira, que passará a recair sobre os eleitos, apenas quando estes não tenham ouvido os serviços competentes para informar ou, quando esclarecidos por estes em conformidade com as leis, tomaram decisão diferente; ou recairá sobre os trabalhadores ou agentes que, nas suas informações para o órgão executivo, seus membros ou dirigentes, não esclareçam os assuntos da sua competência de harmonia com a lei.
São significativas as alterações que a nova lei introduz (em 70 artigos), que no seu conjunto reforçam a autonomia financeira das freguesias, dos municípios, áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais e que aqui se comentam.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9749_PDF.pdf
Dados técnicos
Autor: António Edmundo Freire Ribeiro – PVP: 17,90 Euros – N.º de páginas: 216 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-974-9 – EAN: 9789726189749
Estatística Descritiva – Manual de Auto-Aprendizagem
3ª Edição – Revista e Aumentada
Os conceitos e a prática da Estatística Descritiva estruturados e apresentados de forma clara e simples, permitindo que qualquer pessoa, mesmo em auto-aprendizagem e independentemente da sua formação académica, possa compreender e utilizar a Estatística. Sendo os conceitos apresentados num encadeamento intuitivo que facilita a sua absorção e ilustrados com aplicações e exemplos retiradas do dia-a-dia, esta obra, para além de constituir uma excelente ferramenta de apoio para profissionais das mais diferentes áreas (gestão, medicina, engenharia, ciências sociais ou quaisquer outras que tenham necessidade de utilizar a estatística na sua actividade profissional) poderá servir como manual de suporte em disciplinas cujo programa aborde a Estatística Descritiva. Alguns dos exercícios apresentados, para além da sua resolução clássica, são resolvidos recorrendo ao programa estatístico SPSS.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9688_PDF.pdf
Dados técnicos
Autora: Carla Maria Lopes da Silva Afonso dos Santos – PVP: 18,70 Euros – N.º de páginas: 300 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-968-8 – EAN: 9789726189688
Dicionário de Termos e Expressões de Fiscalidade e Direito Fiscal
2ª Edição – Revista
Em boa hora a Sílabo publica este Dicionário de Termos e Expressões de Fiscalidade e Direito Fiscal, português-inglês e inglês-português, da autoria de Hélder Fanha Martins, com a colaboração de Ana Cristina Balsas Mendes Rodrigues.
Num mundo cada vez mais globalizado, a fiscalidade há muito que ultrapassou fronteiras, tornando-se numa linguagem universal onde a língua inglesa impera. No dia-a-dia de um fiscalista são inúmeros os termos utilizados em língua inglesa, não se encontrando, em muitos casos, uma exacta correspondência na língua portuguesa. Actualmente é impossível a qualquer fiscalista lidar adequadamente com a matéria fiscal sem ter uma compreensão mínima da língua inglesa e das expressões nela utilizadas para designar as diversas realidades fiscais. A fiscalidade, cada vez mais, é uma realidade que ultrapassa as fronteiras internas, as fronteiras da União Europeia, internacionalizando-se e existindo uma clara tendência para a utilização de uma linguagem comum.
Nesta obra os autores percorrem os termos fundamentais utilizados na linguagem fiscal interna e internacional, abrangendo os mais diversos tributos e realidades conexas, sem as quais é impossível a compreensão da fiscalidade. Este dicionário é pois um elemento muito valioso para todos aqueles que estudam, trabalham ou pensam vir a trabalhar com estas matérias, ou que, simplesmente, as têm que abordar pontualmente.
Clotilde Celorico Palma
In Prefácio
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9664_PDF.pdf
Dados técnicos
Autores: Hélder Fanha Martins, Ana Cristina Rodrigues – PVP: 8,80 Euros – N.º de páginas: 76 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-966-4 – EAN: 9789726189664
Globalização e Gestão das Diferenças Culturais
2ª Edição – Revista e atualizada
Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de 12 anos e a internet 7 anos. O Facebook precisou de 4 anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de 19 dias para alcançar o mesmo número. Em Portugal, em 1997 havia 88 670 assinantes da internet; em 2016 esse número já era de 3 190 251. Como começou este processo de planetarização a que chamamos globalização? Quais as forças, o sentido e as suas tendências? E qual o papel da diversidade cultural na gestão internacional das pessoas? Como gerir o choque cultural? Eis algumas das questões aqui tratadas. Porque a globalização representa não apenas uma mudança gradual nas nossas formas de vida mas também nas suas próprias circunstâncias, este é um livro que se dirige aos gestores, quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e o seu impacto na gestão e também para todos aqueles que se preocupam com um mundo em constante transformação. Uma obra importante e aconselhável no estudo da globalização e da gestão do fator humano no plano internacional e intercultural.
Aceda a parte da obra : http://www.silabo.pt/Conteudos/9657_PDF.pdf
Dados técnicos
Autor: Paulo Finuras – PVP: 12,80 Euros – N.º de páginas: 158 – Formato: 16 x 23,5 cm – ISBN: 978-972-618-965-7 – EAN: 9789726189657
Sistemas de Planeamento
e Controlo de Gestão
Numa economia competitiva e globalizada, o domínio de ferramentas de planeamento e controlo de gestão é crucial para assegurar a pilotagem das organizações, conduzindo-as ao sucesso.
Planear é garantir empenho e alinhar esforços no presente para ajudar a construir o futuro. Controlar é alcançar a segurança de que esse empenho é justificado e produz resultados. O controlo é indissociável da segurança e acarreta a minimização do risco. Assim, o planeamento e controlo de gestão não se dissociam da eficiência e da eficácia no alcance dos objetivos da gestão.
Este livro acentua a necessidade de se adotar uma perspetiva sistémica, holística, multidimensional e consistente no uso de ferramentas de planeamento e controlo. Evidencia o trabalho necessário e indissociável a uma gestão moderna e que se pretenda preparada para enfrentar o futuro.
Assumindo que os sistemas de planeamento e controlo de gestão não se compram, constroem-se, o autor carateriza ferramentas de suporte à construção desses sistemas e destaca fatores críticos de sucesso na implementação e potenciação do uso de tais ferramentas.
A partir de um périplo que passa pelas checklists 5W2H, Plano de Atividades, Relatório de Gestão, Controlo Interno, NP EN ISO 9001: 2015, ABC/M, Controlo Orçamental, Tableau de Bord, Balanced Scorecard e Performance Prism, entre outras, este livro apresenta os atributos, estimula a reflexão e discute o potencial, bem como as limitações associadas às ferramentas colocadas à disposição dos gestores. Ferramentas que, quando corretamente usadas, podem suportar o controlo de gestão.
No final do livro, para uma consolidação das matérias expostas, é apresentado um conjunto de questões e casos de aplicação.
Poderão ler com vantagens, este livro, todos os profissionais e estudantes que desenvolvam as suas atividades e estudos nas áreas das ciências económicas e empresariais.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9756_PDF.pdf
Dados técnicos
Autor: Carlos Borralho – PVP: 16,50 Euros – N.º de páginas: 236 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-975-6 – EAN: 9789726189756