[ Informação Fernanda Maia, Edições Afrontamento ]

Lançamento do livro “O PROCESSO”, de Gualberto Freitas
(12 de julho – 21h30 – Porto, Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto [Rua Rodrigues Sampaio, 140])
Apresentação por Alberto Martins.

 


 

[ Informação ICS Divulgação ]

ICS Boletim Bibliográfico – Junho de 2019

Link: http://www.37.kmitd2.com/vl/c-7277dce67c81203c2431d40d6-3667321237-d0eF9efu5ceWNHeb71-9741b5

 


 

[ Informação Revista Comunicação Pública – ESCS-IPL ]

Revista Comunicação Pública, vol. 14, n.º 26

É com muita satisfação que anunciamos que já se encontra online o vol. 14, n.º 26, da revista Comunicação Pública, que está disponível e pode ser consultado em https://journals.openedition.org/cp/2997

Índice deste número:

Vol.14 nº 26 | 2019
Número não temático

Artigos

“Free to Play“: a comunicação de marketing dos videojogos gratuitos.
https://journals.openedition.org/cp/4115
Marcos Bilro, Raquel Barbosa Ribeiro e Alice Trindade, Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa (CAPP-ISCSP).

Mediatização de políticas de aprendizagem ao longo da vida: a Iniciativa Novas Oportunidades na imprensa escrita.
https://journals.openedition.org/cp/4134
Ana Paula Natal, Agrupamento de Escolas da Cidadela; Mariana Gaio Alves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL)

Porque é que as fake news se transformaram em protagonistas do jornalismo contemporâneo?
https://journals.openedition.org/cp/4139
Andreia Fernandes Silva, Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVouga)

Discurso da eficiência: narrativas da comunicação pública na implementação de uma política de saúde.
https://journals.openedition.org/cp/4197
Andréia Poerschke Sarmanho e Caroline da Costa Duschitz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS-UERGS)

Recensões

Fisham, J. M. (2018). Death makes the news. How the media censor and display the dead. Nova Iorque: New York University Press. (278 páginas).
https://journals.openedition.org/cp/4230
Carla Baptista, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA).

Silva, T., Buckstegge, J. & Rogedo, P. (orgs.). (2018). Estudando cultura e comunicação com mídias sociais. Brasília: IBPAD. (400 páginas).
https://journals.openedition.org/cp/4072
Ramsés Albertoni Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mortensen, M., Neumayer, C. & Poell, T. (eds.). (2019). Social media materialities and protest: Critical reflections. Oxon & Nova Iorque: Routledge. (164 páginas).
https://journals.openedition.org/cp/4236
Filipe Montargil, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL).

Figueira, R. (2019). O efeito Marcelo. O comentário político na televisão. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. (100 páginas).
https://journals.openedition.org/cp/3836
Carla Martins, Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA).

 


 

[ Informação Clara Cabral, ICS-ULisboa ]

Imprensa de Ciências Sociais: Novidades editoriais

Alexandra Santos
Angola Imaginada
Nação, Guerra e Utopia Na Ficção de Pepetela
(1971-1996)

Além da ampla documentação, conseguiu integrar o estudo das obras de Pepetela com as circunstâncias históricas de uma maneira muito feliz e mesmo exemplar. […] É dos estudos mais equilibrados e ponderados sobre estes assuntos que conheço, além da sofisticação académica.
Hermínio Martins
Em Angola Imaginada: Nação, Guerra e Utopia na Ficção de Pepetela (1971-1996), deparamo-nos com o cruzamento entre literatura e sociedade enquanto pressuposto. É um trabalho no âmbito das possíveis correspondências entre a trama literária e o político, indagando como o trabalho literário é infundido pelo político, e como o político é infundido pela literatura. Há, ainda, o labor de captar os símbolos, as imagens, os mitos e as crenças, enquanto veículos de poderes anímicos e de efervescências, neste caso a paixão pela nação que toma forma no momento em que está a ser constituída.
José Luís Garcia

 

Mariana Reis Castro
Contrabando e Contrabandistas
Elvas na Primeira Guerra Mundial

A preocupação com o contrabando, atividade comercial ilícita, adquiriu importância crescente ao longo do século XIX, acentuando-se nas décadas seguintes e especialmente durante a conjuntura da Grande Guerra, constituindo uma das principais preocupações dos países aliados. O conceito foi objeto de discussão nas Conferências da Haia (1899 e 1907) e de Londres (1908-1909). Durante a Primeira Guerra Mundial é criado o bloqueio económico com o intuito de reprimir o contrabando e a circulação de mercadorias com destino ao inimigo e, no contexto português, são implementadas medidas restritivas, principalmente, na intensificação da vigilância na fronteira com a Espanha.
Este livro teve como principal intuito compreender o significado, a importância e o impacto do contrabando, no concelho de Elvas, entre a Primeira Guerra Mundial e o período do pós-guerra (1919-1922). Destacando os atores, as dinâmicas de resistência e repressão, assim como as relações entre o poder central, poder local e contrabandistas, o tema abordado enquadra-se ainda noutra linha temática ligada à ação do corpo da Guarda Fiscal, como entidade responsável pelo controlo e repressão de formas de contrabando, descaminho e transgressões fiscais.
É neste diálogo entre discursos e práticas que a presente obra pretende ser um contributo para a história do contrabando em Portugal durante o século XX e promover a reflexão em torno das lógicas das economias ilegais realizadas em espaços de fronteira., se autodefiniam enquanto definiam os territórios das suas comunidades.

 

Pedro Cerdeira
A Sociedade Propaganda
de Portugal e a Construção do Turismo Moderno
(1888-1911)

A Sociedade Propaganda de Portugal, fundada em 1906 por um grupo da burguesia lisboeta, foi um organismo pioneiro na história do turismo português. Esta associação delineou um ambicioso projeto de modernização do país através da promoção da atividade turística, criando inúmeros planos relativos a transportes, urbanismo, melhorias na hotelaria e serviços, conservação de monumentos e uma persistente divulgação do país. Apesar destes esforços, a sua ação foi fortemente limitada pela sua condição de organismo privado que carecia de parceiros nos poderes públicos. Este livro analisa a fundação e os primeiros anos de atividade da Sociedade em prol da promoção de Portugal como destino turístico, ao mesmo tempo que recupera o percurso do seu fundador, Leonildo de Mendonça e Costa.

Os livros poderão ser encomendados através do e-mail imprensa@ics.ul.pt no caso das livrarias e através da nossa loja online em: https://www.imprensa.ics.ul.pt/ caso se trate de compradores individuais.

 


 

[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]

Issue 38 of CIDADES, Comunidades e Territórios is now Available

Issue 38 of CIDADES, Comunidades e Territórios (Cities, Communities and Territories), DINÂMIA’CET-IUL’s journal in Urban Studies, is now available online.

This issue includes a special dossier “O estado da habitação”, featuring articles, essays, testimonials and interviews with stakeholders on this subject.

Submissions are continually available online and conducted upon registration on the website. All items should be the product of original scientific work, in different languages, whose results are relevant to the journal’s scope.

Please check our author guidelines for directions regarding format and presentation standards, and refer to our editorial policies for details on the peer-review process. Published materials are covered by a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported licence. Authors will be duly notified of acceptance/revisions required and encouraged to keep in contact with the editorial team should any unforeseen situation occur.

Link: https://revistas.rcaap.pt/cct/issue/view/974