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Grupos de Interesse e Crise Económica em Portugal

Qual o papel e como condicionam os grupos de interesse o sistema político português? Como agiram e se movimentaram no período da crise económica?
Saiba quem são os grupos que condicionam a nossa vida coletiva e individual e como evoluiu o sistema de intermediação de interesses em Portugal: como se transformaram ao longo do período democrático, como atuaram e que estratégias utilizaram.
Pessoas interessadas em perceber a ação dos interesses organizados, as políticas públicas e o funcionamento da democracia representativa encontrarão neste livro um instrumento útil para compreender a interação entre atores políticos e a sociedade civil, processos de tomada de decisão e informar-se sobre a qualidade da democracia portuguesa.

Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/0303_PDF.pdf

Dados técnicos
Coordenador: Marco Lisi – Autores: Marco Lisi e Outros – PVP: 16,80 Euros – N.º de páginas: 296 – Formato: 16 x 23,5 cm – ISBN: 978-989-561-030-3 – EAN: 9789895610303

Desafios e Oportunidades na Governança da Zona Euro

O euro está em crise? Qual o seu futuro? O que poderá ser feito para assegurar a sua estabilidade e consolidação como instrumento de agregação da União Europeia?
Este livro, reunindo o contributo de eminentes economistas e cientistas políticos portugueses, parte da análise multidisciplinar dos impactos da crise económica e financeira de 2008 na União Monetária Europeia para diagnosticar as deficiências da arquitetura e da governação da moeda única. Colocando em evidência as lacunas estruturais deste modelo, os autores dão nota das falhas de coordenação das reações das instituições comunitárias que se revelaram incapazes de impedir o avolumar dos sinais de divergência económica e social entre os Estados-membros e a dificuldade em afirmar a credibilidade e sustentabilidade do euro.
As reações que começaram a surgir tardiamente a partir de 2012 por parte das instituições, em especial do Banco Central Europeu, permitiram corrigir falhas e restaurar alguma confiança. Mas muitos desafios persistem para consolidar uma União Económica e Monetária resiliente, em especial, completar a união bancária, aperfeiçoar o funcionamento dos mercados e melhorar a coordenação das políticas orçamentais dos Estados-membros.
Para além do diagnóstico, os autores, nos seus contributos, sugerem soluções para os desafios a ultrapassar para consolidar uma União Europeia em que os seus cidadãos encontrem motivos para com ela se quererem identificar. Decisores políticos, empresários, investidores, investigadores de ciência política e económica, e, em geral, leitores interessados nos temas da integração europeia encontrarão neste livro informação valiosa que lhes permitirá decidir de modo mais esclarecido e formar opiniões mais fundamentadas.

Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/0327_PDF.pdf

Dados técnicos
Editores: José Manuel Caetano, Miguel Rocha de Sousa – Autores: José Manuel Caetano, Miguel Rocha de Sousa e Outros – PVP: 21,90 Euros – N.º de páginas: 304 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-989-561-032-7 – EAN: 9789895610327

Liderança, Humildade e Soberba

Abundam na história casos de líderes e organizações que colapsam quando, aparentemente, se encontram no cume do sucesso. Este paradoxo acontece, frequentemente, quando a autoconfiança, o poder e o sucesso se transformam em arrogância e soberba. A tentação híper-narcísica transporta o líder para o centro de um mundo fictício à volta do qual tudo gira, assim perdendo contacto com as pessoas e as realidades que deveriam orientar a sua ação. Este perigo é potencialmente letal, quer para o próprio, quer para as organizações que lidera.
Estudioso e com vasta experiência na área da liderança, o autor, apoiando-se em muitos exemplos (nos campos empresarial, político, militar e desportivo) e ampla investigação, apresenta a humildade como o antídoto adequado para tais perigos e refuta a crença segundo a qual as duras realidades da liderança não se compaginam com as «fraquezas da humildade». A humildade não representa humilhação, fraqueza ou défice de autoestima, sendo antes a capacidade de «ter os pés assentes na terra» – estar ciente das forças e fraquezas próprias, reconhecer as qualidades e os contributos dos outros e ter vontade para aprender. A humildade dos líderes é, pois – desde que acompanhada de determinação, coragem e competência – uma força. Em oposição, a soberba pode ser uma doença perigosa para os líderes, as organizações e mesmo a comunidade.

Conciliando teoria e prática, e apresentando pistas para a ação, este livro responde a questões como:
• Porque é que a humildade nos líderes é importante para a eficácia da liderança, a inovação e o desempenho das equipas e das organizações?
• O que significa ser um líder humbicioso (humilde e ambicioso)?
• É possível ser-se um líder simultaneamente humilde e narcisista?
• O que acontece quando os líderes permanecem muito tempo no poder, são bem-sucedidos e se deixam contaminar pela soberba?
• Porque é que a soberba dos líderes pode conduzir a escândalos, bancarrotas e desastres?
• Como exercer o poder sem contrair a soberba?
• Porque é que os freios e contrapesos ajudam os líderes a «manter os pés na terra» e a evitar a soberba?
• A recomendação «Lembra-te que és mortal» continua válida?
• É arriscado ser excessivamente humilde?

Líderes e futuros líderes aprenderão muito com este livro. Sobretudo a tornarem-se (e a conservarem-se) líderes humildes, evitando o perigo da arrogância e soberba, preservando a sua autoestima e contribuindo para o sucesso dos liderados e das organizações.

Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/0358_PDF.pdf

Dados técnicos
Autor: Arménio Rego – PVP: 18,70 Euros – N.º de páginas: 264 – Formato: 16 x 23,5 cm – ISBN: 978-989-561-035-8 – EAN: 9789895610358

Mercados da Arte

Desde o início do novo milénio que o volume de negócios dos mercados da arte quase triplicou, movimentando anualmente cerca de 70 mil milhões de dólares em todo o mundo. Este crescimento, porém, tem-se baseado mais no aumento do preço de um número limitado de obras de arte, produzidas por um número ainda mais limitado de artistas, do que no alargamento da quantidade de obras transacionadas, evidenciando que os mercados da arte estão cada vez mais polarizados, e desproporcionais, entre o topo e a base. São questões como esta que se analisam neste livro, estudando os mercados da arte nos seus aspetos teóricos e práticos, explicando fenómenos como a concentração em artistas blue chips ou a relação entre os cânones artísticos e a arte do presente.
Este livro interessa a quem pretender conhecer a estrutura, a dinâmica e as principais tendências dos mercados da arte globais da atualidade, bem como a sua história. Destacando a relevância da dimensão económica do fenómeno artístico, os autores analisam o modo como questões de ordem material interagem com a dimensão estritamente cultural e artística das obras de arte. Os autores consideram, e assumem, que os aspetos económicos presentes nos processos de produção, promoção e comercialização das artes plásticas constituem uma variável tão relevante quanto outras para se compreenderem as condições que envolvem a criação artística, a sua validação e o seu consumo.
Esta obra destina-se a estudantes de história da arte, de belas artes e de outros cursos ligados às indústrias criativas. Mas é também um livro com muito interesse para todos aqueles que trabalham nos mercados da arte, para os colecionadores e para todas as pessoas que queiram aprender como funcionam os mercados da arte.

Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/0341_PDF.pdf

Dados técnicos
Autores: Luís Urbano Afonso, Alexandra Fernandes – PVP: 44,00 Euros – N.º de páginas: 770 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-989-561-034-1 – EAN: 9789895610341